Todos conhecemos os nem-nem, aquele grupo de jovens (às vezes nem tanto) que nem estudam, nem trabalham. Se você pensou em dizer “nem estudam e nem trabalham”, atenção! A locução conjuncional “nem…nem” tem valor aditivo negativo, pois soma duas negações, dispensando o conectivo “e”. O uso de “e nem” somente é admitido nas sentenças formadas por uma oração inicial afirmativa, à qual se opõe uma segunda de sentido negativo, em que se poderia utilizar a conjunção adversativa “mas”. Por exemplo: “Vestiu o blusão e nem estava frio”, substituível por “Vestiu o blusão, mas não estava frio”. Outro exemplo: “Seus amigos deram uma festa e nem o convidaram”, equivalente a “Seus amigos deram uma festa, mas não o convidaram”. Ou ainda: “Fez a prova correndo e nem se deu ao trabalho de revisá-la”, intercambiável com “Fez a prova correndo, mas não se deu ao trabalho de revisá-la”.
Portanto, estudantes, cuidem-se: erros no uso de “e nem” poderão tirar pontos no Enem.
A versatilidade da conjunção “nem” é fantástica e bem ilustra a plasticidade da língua portuguesa, que nem desserviu Fernando Pessoa, nem Guimarães Rosa. Entretanto, essa mesma plasticidade não implica que se possa fazer o que quiser com o idioma. Trata-se de uma falsa impressão, assim como pensar que todos os nem-nem se comprazem em não fazer o que se esperaria que fizessem. Claro que há aqueles que não estão nem aí.
Mãe: – Não vai estudar nem um pouco hoje, filho?
Filho: – Nem a pau! Tô cansado da página de ontem.
Pai: Nem leu um parágrafo, já quer descanso; trabalho, nem vai procurar…
Filho: Pra quê? Nem que a vaca tussa alguém me contrataria.
Correção: “Nem que a vaca tossisse alguém me contrataria”. Convenhamos: a versão correta soa um tanto pernóstica. Talvez o melhor, nesse caso, seja tolerar a fala do nem-nem, mas corrigi-lo na redação (no dia em que essa se materializar…).

SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *