‘Antes que o Mar Silencie’ será lançado dia 17 de setembro,
às 19h, na Livraria LDM do Shopping Bela Vista
Quem gosta de poesia vai pôr na agenda: o escritor Lucas de Matos lança ‘Antes que o Mar Silencie’ em Salvador, no dia 17 de setembro (terça) às 19h, na Livraria LDM do Shopping Bela Vista. O segundo livro do poeta alcançou a 12º posição da lista de mais vendidos da Amazon na categoria de temática em literatura e ficção, e é uma publicação do Selo Principis, Ciranda Cultural.
No evento, Lucas vai recitar e conversar com o público sobre curiosidades da obra, que já tem data de lançamento em outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. “Vai ser uma noite de encontros, comemoração e celebração da palavra”, festeja o poeta que prepara intervenções poéticas com textos do livro, com temas sobre sustentabilidade, desequilíbrio ambiental e autoconhecimento.
A mesa crítica conta com Rita Pinheiro, escritora e garimpeira da cultura, responsável por assinar a orelha da obra. Anielle Sol, poeta, professora e Doutora em Língua e Cultura, também se junta para analisar a poética de Matos. Além da mesa, o poeta realiza uma sessão de autógrafos para o público. “LDM pode ser uma sigla para Lucas de Matos, e é uma alegria estar na casa dos livros para falar do meu”, celebra a parceria com a Livraria.
Sobre o livro
Nascido em Salvador, o escritor possui uma profunda conexão com o mar. “O título é uma grande metáfora que abarca muitos significados. Escutar a música do mar é um lembrete de estar vivo para mim, e não mais ouvir esse som simboliza o fim do ciclo da vida. Assim, o que nós podemos fazer da nossa existência antes desse silêncio?”, reflete Lucas. Poemas como ‘Batismo’, ‘Água de Cachoeira’ e ‘Maleme’ fazem uma ode às águas.
O poeta também traz alertas sobre a poluição dos oceanos e o desequilíbrio ambiental. “O mar também pode silenciar enquanto estamos vivos, dado o cenário de degradação ambiental do ecossistema marinho. É urgente nos enxergarmos como parte da Natureza, e não à parte dela”, destaca. Lucas ainda enfatiza que “estamos na década do oceano, uma iniciativa da Unesco com ações para conscientizar a população global sobre a importância das águas”, defende.
“Criei um alfabeto inteiro para compor o livro, ao invés de utilizar uma fonte digital, porque acredito que a criação faz parte do brado da poesia de Lucas”, comenta Natália Calamari, ilustradora da obra. “O mar quase abstrato representado em ondas que vão rareando é como uma metáfora do título. Ao mesmo tempo em que a onda chega na praia, ela retorna para o oceano, o som e o silêncio que fazem parte do ciclo da vida”, explica.
O quê: Lançamento do livro ‘Antes que o Mar Silencie’ de Lucas de Matos
Quando: 17 de setembro (terça) às 19h
Onde: Livraria LDM do Shopping Bela Vista
Antes Que o Mar Silencie
Lucas de Matos
Selo Principis, Ciranda Cultural, 2024
96p.
R$34,90
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com