ENTREVISTA:

Revista Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Luciana Simon de Paula Leite: Na verdade, eu sempre escrevi e meu trabalho no meio jurídico está entremeado com a redação de decisões e sentenças. Em 2021 publiquei o Para Nossas Meninas com escopo de auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar a compreenderem suas vivências e buscarem auxílio, a partir de um texto singelo onde foram expostas emoções dos personagens.

Revista Conexão Literatura: Você é autora do livro “Para nossas meninas”. Poderia comentar?

Luciana Simon de Paula Leite: Sim, meu primeiro livro publicado, como dito. Tentei aliar com simplicidade a exposição dos sentimentos e pensamentos das mulheres que percebem violência doméstica com, a partir de dados da realidade, a apresentação de informações basilares sobre normas jurídicas incidentes e meios de se buscar ajuda. Enviei o pdf do livro a várias ongs de defesa dos direitos das mulheres, encontrando-se à venda no site da amazon e da editora Autografia, também em e-book.

Revista Conexão Literatura: Para quem você indica a leitura do seu livro?

Luciana Simon de Paula Leite: Às mulheres que não percebem o quão são afetadas pelo machismo estrutural e aos homens que buscam auto aprimoramento e compreensão do gênero feminino.

Revista Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

Luciana Simon de Paula Leite: Minha realidade subjetiva, como todo escritor, bem como tudo o que me circunda, inclusive escuta de muitas mulheres em trabalho voluntário.

Revista Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores? 

Luciana Simon de Paula Leite:

“…Eu tenho medo e hoje eu consigo verbalizar para você, minha amiga, eu realmente tenho medo dele. Acho que sempre tive medo de ficar sozinha com as crianças. De ser abandonada por ele. Porque eu sempre atribui a Fábio as melhores qualidades e lhe devotei sentimentos coerentes com essa visão. Mas finalmente entendi que sempre estive solitária ao lado dele. Certamente, muito mais do que se estivesse só de verdade” (págs 141/142).

Revista Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Luciana Simon de Paula Leite: Pelo site da amazon, da Editora Autografia e instagram (@l.sleite);

Revista Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Luciana Simon de Paula Leite: Sim. Publicarei em breve, ainda em 2024, dois romances: o primeiro sobre adoção tardia de uma criança negra por casal homoafetivo, contendo orientações jurídicas e o segundo, ainda segredo, meu primeiro romance sem o formato de inclusão em notas de rodapé de informações jurídicas, versando sobre desigualdade, preservação ambiental, aquecimento global, violência sexual contra incapazes e muitas coisas boas, inúmeras na verdade, com inspiração na obra de um personagem real, um homem ético e religioso que fez diferença na vida de muitas pessoas do belo lugar em que viveu.

Perguntas rápidas:

Um livro: O Avesso da Pele, Jeferson Tenório.

Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro.

Um filme: Sob o sol da Toscana.

Um hobby: Me aventurar na cozinha. Nem sempre dá certo, mas tento…

Um dia especial: caminhar à beira mar, descalça, sem muita gente.

Revista Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Luciana Simon de Paula Leite:  Quando ofertamos o nosso melhor, podemos impactar positivamente o próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *