
Pioneira no Brasil no tratamento de pessoas que vivem com HIV, a médica Marcia Rachid aborda em “Vidas marcadas” uma das doenças sociais mais devastadoras da atualidade: a epidemia do preconceito. Em textos curtos e impactantes, ela junta neste novo livro informação e emoção, que nos levam a uma reflexão profunda sobre um mal que atinge a vida de milhões de pessoas. As histórias narradas são todas reais: o funcionário impedido de entrar no banheiro da empresa por ter HIV, o adolescente tímido que se tornou um grande artista transformista, o jovem desenganado pelo médico em 1989 e que segue vivo 35 anos depois. Todas elas embaladas pela sensibilidade lapidada por Marcia na prática médica e em seu ativismo. Cofundadora do Grupo Pela Vidda-RJ, ao lado de Herbert Daniel, ela recorda momentos de dor, mas também celebra relatos de luta e superação, especialmente no contexto LGBTI+. |
“Nesses 40 anos de profissão, escutei histórias de desamor, expulsão de casa, desrespeito, violências físicas e verbais, assédio moral, abusos, estupros. Engasguei-me em vários momentos, com nó na garganta”, diz Marcia, que, no entanto, nunca se entregou diante de desafios. “Em momentos cruciais, segurar a mão ou dar um abraço resulta em serenidade, gera conexão e conforta. Transmite amor e solidariedade. A medicina não necessariamente permite curar, mas cuidar significa aliviar dor do corpo e da alma.”
Assim como em seu livro anterior, “Sentença de vida” (adaptado com enorme sucesso para o teatro pelo diretor Gilberto Gawronski), ela traz para o debate a importância dos vínculos afetivos. E desta vez com partilha informações e dados essenciais para promover a convivência com a diversidade. O novo livro de Marcia Rachid é uma cruzada por um mundo mais justo, onde todos possam ter a liberdade de ser quem realmente são.

“As minorias são assim chamadas por serem excluídas socialmente, intimidadas ou invisibilizadas, e não exatamente pela quantidade”, comenta.
Publicado pela Editora Máquina de Livros, “Vidas marcadas” chega às livrarias e às principais plataformas digitais em dezembro, mês da conscientização e combate ao HIV e à Aids.
LANÇAMENTO RIO DE JANEIRO
Terça-feira, 3 de dezembro, às 18h, na Livraria Casa 11 (Rua das Laranjeiras, 371 – Loja 11)
FICHA TÉCNICA
Título: Vidas marcadas – Histórias de sofrimento e coragem de quem enfrenta uma epidemia de preconceito
Autora: Marcia Rachid
Editora: Máquina de Livros
Páginas: 128
Preços: R$ 59 (impresso) e R$ 39 (e-book)
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com