Influenciadora literária americana, que viralizou nas redes sociais falando sobre o universo de Machado de Assis, está de passagem pelo país e conferiu de perto o que chegará ao palco paulistano em breve.
A influenciadora literária americana Courtney Henning Novak, que ganhou destaque nas redes sociais ao viralizar com suas análises sobre obras de Machado de Assis, incluindo o debate sobre a suposta traição de Capitu, esteve presente em um dos primeiros ensaios do musical “Dom Casmurro”, produzido pela A Casa Que Fala e Tomate Produções, que fará sua estreia ainda este ano em São Paulo.
Convidada pela produção do musical, Courtney aproveitou sua passagem pelo Brasil para assistir ao primeiro ensaio musical da peça, que conta com Luci Salutes no papel de Capitu e Rodrigo Mercadante como Bentinho. A obra, dirigida por Zé Henrique de Paula, com letras e músicas de Guilherme Gila e texto de Davi Novaes, traz uma nova perspectiva ao icônico romance, valorizando também o ponto de vista de Capitu, o que chamou a atenção da influenciadora.
O contato inicial com Courtney ocorreu em agosto, logo após ela viralizar com vídeos sobre “Dom Casmurro”. Ao perceber a afinidade entre a visão do espetáculo e as postagens de Courtney, que enfatizavam a defesa de Capitu, a equipe da produção entrou em contato com a influenciadora via Instagram. Guilherme Gila enviou a ela uma das músicas do musical, gravada por ele próprio, e Courtney ficou encantada com a composição, expressando seu desejo de assistir à estreia. “Ela adorou a música e nos disse que gostaria muito de estar presente na estreia”, conta Gila.
Por coincidência, Courtney mencionou que estaria em São Paulo em setembro para compromissos literários, o que proporcionou uma oportunidade única. Ao saber que os ensaios começariam próximo à sua chegada, foi prontamente convidada a acompanhar uma das primeiras sessões. “Quando ela disse que estaria em São Paulo, nós a convidamos para assistir ao nosso ensaio musical, e ela aceitou. Foi um momento muito especial.”, conta Gila.
Durante o ensaio, Courtney, que se declarou “100% do Time Capitu”, compartilhou suas impressões: “Eu amei! Estava um pouco nervosa, pensando ‘E se eu não gostar?’, mas fiquei arrepiada. Eles cantam muito bem, e as músicas são lindas. A Capitu é perfeita e ela definitivamente tem os ‘olhos de ressaca’.”
Emocionada com a experiência, Courtney destacou a conexão que sentiu com a adaptação, mesmo não falando português: “Estou muito feliz de ter vindo. Amo Machado de Assis e amo musicais, então isso faz tanto sentido. Fiquei pensando ‘Como ninguém fez isso antes?’.”
“Dom Casmurro” tem estreia prevista para este ano em São Paulo, prometendo encantar o público ao apresentar uma nova abordagem sobre o clássico de Machado de Assis, com uma trilha sonora original e um elenco talentoso.
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com