Em “O dia em que o mundo mudou”, publicado em 2023, Geny Vilas-Novas incorpora o papel investigativo de uma jornalista ao analisar os acontecimentos à sua volta, escrevendo um romance dentro de outro romance.
Em uma mistura de ficção e realidade de uma escrita poética e contemporânea, a autora traduz a vivência de dois mundos em momentos incertos, como o da pandemia do Covid-19. Em meio a essa narrativa, em que tudo e nada acontecem ao mesmo tempo, a escritora apresenta seu romance “Fazenda da Chuva”, intercalando outros personagens, histórias e reminiscências ao fluxo dos acontecimentos.
Editora 7Letras
Romance
ISBN 978-6559056156
120 páginas
R$ 54,00 (impresso)
https://genyvilasnovas.com.br
Fortuna crítica:
“Ela escreve como quem chora baixinho, para que a gente não perceba a extensão do seu sofrer. E ela escreve como quem respira; não grita, tem a aceitação de uma grandeza secular. Seu texto, sua composição (…) me fazem lembrar outro mineiro que eu amava: Oswaldo França Junior. Que eu dizia ter uma escrita que podia ser sentida por um monte de rimas de ades: simplicidade, honestidade, objetividade e uma intensa humanidade.”
Ziraldo, na apresentação do romance “Adeus, Rio Doce” (Bom Texto, 2006)
“Geny desenvolve uma constante de significados, seus desdobramentos, sutis ou não,
visitando o confessional e o intimismo em, não raro, rudeza que camufla sensibilidade e
leveza diante do outro.”
Ivan Cavalcanti Proença, doutor em literatura, professor da Oficina Literária OLIP, que
Geny Vilas-Novas frequenta há mais de 30 anos, a respeito de sua escrita
“Em Todo dia é domingo, Geny Vilas-Novas nos devolve um Brasil que era nosso e não
sabíamos, num retrato do interior que se mostra por inteiro (…) tal como fizera Guimarães
Rosa em Grande Sertão: Veredas.”
Antônio Olinto, escritor ABL, na apresentação do romance “Todo dia é domingo” (7Letras, 2022)
Sobre a autora:
Geny Vilas-Novas tem 75 anos, é escritora mineira de contos e romances e mora no Rio de Janeiro. Frequenta, desde 1988, a Oficina Literária do Prof. Ivan Cavalcanti Proença (OLIP). Tem sete romances publicados, com destaque para os premiados “Fazendas Ásperas” (7Letras, 2018) e “Uma História dentro da Outra – Lendas do Rio Doce” (Zit, 2017).
Em 2023, passou a investir de forma mais estratégica na divulgação de sua carreira e de seus livros, através de um trabalho digital profissional e consistente, presença em eventos e participação em concursos.
Seu site (https://genyvilasnovas.com.br), recém-lançado, foi desenvolvido para marcar esta nova etapa, costurando de forma lúdica sua vida e obra, conhecida por conduzir, com a sensibilidade da prosa poética, temas intensos e atuais – entre os quais a fragilidade da vida, a instabilidade política e ambiental, seu Rio Doce e Minas Gerais.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com