Na 40ª Feira do Livro de Gotemburgo, o projeto Brazilian Publishers estará em destaque com um estande dedicado à literatura brasileira. Este espaço, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), servirá como um ponto de encontro central para evidenciar a diversidade e a riqueza das publicações brasileiras.


Entre os participantes brasileiros estão o escritor, pesquisador e ativista Edson Krenak, bem como os autores Tiago Ferro e Itamar Vieira Jr. A representação brasileira será reforçada por Rayanna Pereira, Coordenadora de Relações Internacionais da entidade, que irá liderar as atividades e a representação do estande durante o evento.


“A Feira do Livro de Gotemburgo é uma oportunidade muito interessante para levar a literatura brasileira para além das feiras já tradicionais no calendário internacional”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL. “Este evento oferece a possibilidade de compartilhar a riqueza e a diversidade da nossa cultura literária para um público distinto. É um momento crucial para mostrar a vitalidade e a inovação da literatura brasileira, contribuindo para a construção de pontes e novas oportunidades para escritores e editores.”


“Este ano, estamos especialmente entusiasmados em destacar autores como Edson Krenak, Tiago Ferro e Itamar Vieira Jr., cujas obras oferecem uma visão rica e diversificada da literatura brasileira”, afirma Rayanna Pereira, que também é coordenadora do projeto Brazilian Publishers. “A participação desses renomados escritores é uma chance valiosa para demonstrar a profundidade e a relevância das nossas vozes literárias no cenário global.”


A agenda dos autores brasileiros em Gotemburgo incluirá diversas atividades, como entrevistas, seminários e muito mais. Confira a seguir os detalhes da programação.


Quarta-feira, 25 de setembro

17:00 Entrevista com Edson Krenak e exibição de filme sobre a filosofia de Ailton Krenak.


Quinta-feira, 26 de setembro

11:00 – 11:45 Lançamento de “Estorvo”, no pavilhão da Lusima Books.

14:30 – 14:50 Entrevista com Itamar Vieira Jr. no Pavilhão do Brasil.

16:00 – 16:45 Seminário oficial com Tiago Ferro.


Sexta-feira, 27 de setembro

12:45 – 13:45 Mesa-redonda com Lídia Jorge, Tiago Ferro, Itamar Vieira e Edson Krenak.

14:00 – 14:45 Seminário oficial com Itamar Vieira Jr.

15:05 – 15:25 Entrevista com Itamar Vieira Jr. no Palco Borniers.


Sábado, 28 de setembro

14:00 – 14:45 Seminário oficial com Edson Krenak.

15:30 – 17:00 Lançamento da versão sueca de “Estorvo” de Chico Buarque, no estande brasileiro.


Domingo, 29 de setembro

11:00 – 12:00 Edson palestra sobre os rios como símbolos para os povos indígenas.

13:30 – 14:00 Lançamento do livro de Ailton Krenak “Om drömmen, om Jorden” no Pavilhão do Brasil.


Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial. Tem interesse em participar do Brazilian Publishers? Então entre em contato com a Ana Claudia Paiva por meio do e-mail: anaclaudia@cbl.org.br e realize a adesão ao Programa.


Sobre a CBL

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as ações da entidade são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.


Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Conheça: https://apexbrasil.com.br/.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *