4º Encontro Virtual convida centenas de voluntários que atuam na Amazônia e transmite, ao vivo, painel com autores premiados internacionalmente

O sonho que se sonha junto é realidade. Apostar na educação como ferramenta de empoderamento e cidadania de crianças e adolescentes do Brasil profundo é o propósito que há 22 anos guia centenas de voluntários que são parceiros da Associação Vaga Lume, responsável pela implantação de 89 bibliotecas comunitárias em todos os estados da Amazônia Legal. São ribeirinhos, quilombolas, indígenas, todos unidos na construção de um país com mais justiça social por meio do estímulo à leitura e à valorização da diversidade cultural e identitária dos povos da maior floresta tropical do mundo.


 E no mês em que se comemora o Dia da Literatura Infantil, a Vaga Lume reúne todo esse time no próximo dia 11 de abril, no 4º Encontro Virtual que traz autores infantojuvenis premiados mundialmente para a imersão. O evento, realizado anualmente para os voluntários da Associação, será transmitido pelo YouTube a partir das 15h, e é aberto ao público interessado em acompanhar o debate sobre a ONG, uma das mais importantes e reconhecidas do país. No centro da programação, o painel da edição traz o tema “Primeira Infância e o Papel da Literatura”, que terá a participação da ilustradora Luci Sacoleira, do artista plástico e escritor Renato Moriconi, e da autora Bruna Lubambo.
 

O encontro com os autores faz parte das atividades de formação e gestão comunitária incentivados pela Vaga Lume, com o intuito de estimular o senso de pertencimento e identificação com o projeto, para que as bibliotecas sejam, de fato, da comunidade e um instrumento de empoderamento da criança. A proposta é explorar a relevância da leitura durante a primeira infância e o processo de criação de livros destinados a essa faixa etária, incluindo os diálogos construídos tanto pelas imagens quanto pelas narrativas. Além disso, a conversa abordará as preocupações dos autores ao desenvolverem suas obras e as emoções que elas despertam.
 

Convidados

Renato Moriconi é um dos maiores nomes da literatura para infância na contemporaneidade. Artista plástico, tem se dedicado a criar livros há mais de 20 anos e tem mais de 40 obras publicadas no Brasil, Argentina, México, França, Itália, Coréia do Sul, EUA e China. Foi três vezes premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (2011, 2012 e 2014), e também o troféu Monteiro Lobato e o Jabuti de “ilustração infantil” em 2014. Em 2016 foi contemplado com o Premio Fundación Cuatrogatos (EUA). Em 2018, sua obra figurou na lista do The Boston Globe dos melhores livros infantis publicados nos EUA e figurou também em “The Most Astonishingly Unconventional Children’s Books” feita pela School Library Journal dos EUA. Em 2024 recebeu o Bologna Ragazzi Awards, da Feira do livro de Bolonha, na categoria “toddler” por seu livro Dia de Lua.
 

De Minas Gerais, Bruna Lubambo conheceu as linguagens da gravura, serigrafia, desenho e pintura em cursos de extensão e oficinas livres pelo Brasil. Ora ela ilustra, ora escreve, ora escreve e ilustra. Em 2020 publicou seu primeiro livro como autora de texto e imagem, o “Dentro de Casa” (Ed. Aletria), livro que ganhou o Selo Cátedra Unesco PUC Rio e foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Livro Infantil. Bruna já teve seu trabalho reconhecido em várias importantes premiações nacionais. Entre outros prêmios, a ilustradora já recebeu o Prêmio FNLIJ na categoria “Melhor Livro para Crianças” e na categoria “Melhor Ilustração”. Em 2020, 2021, 2022 e 2023 foi finalista do Prêmio Jabuti. Em 2021, 2022 e 2023 recebeu o selo Cátedra Unesco Puc-Rio.
 

Luci Sacoleira é formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, e atua como artista visual desde 2011, principalmente como ilustradora. Participou de projetos de animação como o Animascópio, Um Conto em Cada Canto e Todo Mundo já foi pra Marte e de festivais de arte urbana como: o Concreto e o Além da Rua. Ilustrou dentre outros livros: Antonino Peregrino (Editora Solisluna); Pedra, Drama de um Refugiado e As Sutis Camadas do Pensamento de Nestor (Editora Ciranda Cultural); Menina Mandioca (Pallas Mini) e Noite de Brinquedo (Editora Peirópolis). Em 2021 seu livro Lengalenga foi publicado pela Editora Ameli.
 

Serviço: 4° Encontro Virtual Vaga Lume – Literatura que percorre as Amazônias
Painel com autores, aberto ao público: 11 de abril, das 15h às 17h
Transmissão: o painel com autores será transmitido pelo Youtube da Vaga Lume
 

Sobre a Vaga Lume

Criada há 22 anos, a Vaga Lume está presente em 22 municípios da Amazônia Legal com 89 bibliotecas comunitárias. Desde 2001 já doou 163 mil livros e formou mais de 5 mil mediadores de leitura, voluntários que leem para as crianças, trabalho esse que já impactou a vida de 109 mil crianças e jovens. O seu propósito é empoderar crianças e jovens de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias, promovendo intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades.
 

Em 2023, a Associação Vaga Lume foi eleita pela terceira vez, sendo duas consecutivas, a Melhor ONG de Educação do Brasil pelo Prêmio Melhores ONGs do Instituto Doar. No mesmo ano foi contemplada pelo novo prêmio United Earth Amazônia, na categoria ESG, da sigla em inglês Environmental, Social, and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança) e, também, foi uma das organizações selecionadas em todo o mundo para receber uma doação da filantropa MacKenzie Scott. Em 2022 foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Conheça o mini documentário Vaga Lume no YouTube e acesse o site da associação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *