Celebrando 50 anos de carreira, atriz e escritora fala sobre questões que atravessam a experiência de ser humano, como sentimentos, escolhas, maternidade e morte
Beth Goulart lança seu novo livro, o segundo escrito pela atriz e diretora, O que transforma a gente? – Breves reflexões para mudanças profundas, publicado pela Editora Planeta. Por meio de pequenos textos, Beth reflete sobre questões que atravessam a experiência de ser humano, quando fala que a vida é uma grande história a ser escrita por cada um de nós, quando partilha sobre espiritualidade, filosofia, literatura, transcendência, maternidade, ciclos, tempo e a expansão da consciência, a morte, e as diversas perdas que vivenciamos ao longo do caminho.
Na obra, a escritora percorre todas as conotações da palavra “transformação”, entendendo que a mudança é um fator inevitável da humanidade. A partir das próprias vivências e aprendizados, Beth explora a capacidade de adaptação e transformação do ser humano e reflete que estar no mundo é viver em metamorfose. Para a autora, “vida é movimento” e garante que o oposto dela não é a morte e, sim, a impossibilidade de segui-la constantemente se transformando. Também destaca a arte e a literatura como grandes portais de conhecimento, quando faz referência no livro a cinco autores que a transformaram ao longo de 50 anos de carreira e 63 anos de vida: Rumi, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Cora Coralina.
Nas 160 páginas do livro, a autora reflete sobre as transformações da existência, como pessoas únicas que somos, que vivenciam o amor, que escutam com o coração, que possuem esperança, permeadas pelo tempo. Em uma edição ilustrada e com projeto gráfico arejado a partir das imagens de Fer Rodrigues, O que transforma a gente? – Breves reflexões para mudanças profundas é uma linha que nos conecta à vida que se desenrola pelos capítulos ao longo do livro, e, que, ao findar segue para um novo começo.
De maneira leve e acolhedora, Beth Goulart compartilha pensamentos e a própria leitura de mundo e da vida em O que transforma a gente?, quando as reflexões da autora também são um convite para uma leitura livre da cronologia e linearidade. A professora Marcella Abboud, declara: “somos a areia da ampulheta que Beth entorna, enquanto nos sussurra em prosa: está tudo bem mudar! Talvez seja mesmo isto: um convite a reencontrarmos, guiados por ela, o melhor de nós.”.
FRASES DO LIVRO:
“Ao nascer para este mundo, vivemos vários ciclos de nascimentos e mortes desde o útero de nossa mãe até retornarmos ao útero da Terra. Recebemos um corpo e seremos responsáveis por ele; aprenderemos lições e cada uma delas será repetida até que seja aprendida por nós.”
“O amor nos inspira em todos os momentos, principalmente no “agora”, em que tudo se constrói. É no agora que as atitudes se concretizam, que as vontades se manifestam, que as mudanças se tornam reais.”
“O coração é a porta de entrada para nossa alma. É por intermédio dele que nos conectamos com os sentimentos, e os sentimentos são a manifestação do que somos. É por eles que nos reconhecemos e nos transformamos.”
“Que possamos sempre brindar ao tempo, reconhecendo sua marca em nossa vida, sua sabedoria, sua resiliência, valorizando cada momento como único e passageiro.”
“Quando colocamos nossa esperança em ação, provocamos uma reação em cadeia que vai gerar mais movimento. É como andar de bicicleta: quanto mais pedalamos, mais velocidade ganhamos. O mais difícil é sair da inércia e criar a dinâmica do movimento.”
“De todos os movimentos de transformação pelos quais passamos na vida, o mais importante é o despertar de nossa consciência, e ele pode vir a qualquer momento, mesmo os mais simples em que sentimos à presença em nós: olhando uma planta que nasce, o voo de um pássaro, as ondas no mar, o horizonte à nossa frente; quando saímos da ilusão egoica das formas e nos conectamos com a consciência pura e iluminada da essência divina, a consciência cósmica.”
FICHA TÉCNICA
Título: O que transforma a gente? – Breves reflexões para mudanças profundas
Autora: Beth Goulart
ISBN: 978-85-422-2908-0
Páginas: 160 p.
Preço livro físico: R$59,90
Editora Planeta
EVENTOS DE LANÇAMENTO
São Paulo: Dia 27 de novembro de 2024 | Quarta-feira | às 19h
Livraria da Travessa – Pinheiros.
R. dos Pinheiros, 513 – Pinheiros, São Paulo – SP.
Com bate-papo sobre as reflexões sobre o livro, com Beth Goulart e Alexandre Kalache com mediação da jornalista Petria Chaves
Rio de Janeiro: Dia 3 de dezembro de 2024 | Terça-feira | às 19h
Livraria da Travessa – Leblon.
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Store 205 A – Leblon, Rio de Janeiro – RJ.
Com bate-papo sobre as reflexões sobre o livro, com Beth Goulart e Alexandre Kalache com mediação da jornalista Melina Dalbone.
Beth Goulart é dramaturga, diretora, cantora, palestrante, escritora e atriz brasileira de teatro, cinema e televisão. Premiada na televisão e no teatro, transitou em diversos papéis e postos, atuando, produzindo e dirigindo ao longo da sua carreira de cinco décadas. Como atriz, deu vida para muitas personagens literárias, como a inesquecível Clarice Lispector – uma atuação amplamente premiada – e, mais recentemente, a Simone de Beauvoir. Em 2022, fez sua estreia como escritora fora da dramaturgia, ao lançar seu primeiro livro, Viver é uma arte: transformando a dor em palavras. É membro da Academia Brasileira de Cultura e ocupa a cadeira número 22, cujo patronesse é sua mãe, Nicette Bruno.
SOBRE A EDITORA
Fundado há 75 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com
Linda.
Quero ler teu livro.
Te admiro muito.
Assim como admiro teus pais.