Sobre Patricia Tenório
Escritora premiada, possui 30 livros publicados, incluindo “O major – eterno é o espírito”, “Samanta”, “Breves estórias do tempo”, “Prosa reunida”, “Poesia reunida” e “Os livros”. Premiada no Brasil e no exterior, é criadora do Projeto Literário On-Line Estudos em Escrita Criativa. Graduada em Ciências da Computação (Unicap), mestre em Teoria da Literatura (UFPE), doutora em Escrita Criativa (PUCRS), ministrou, de 2016 a 2021, cursos on-line e presenciais do grupo de Estudos em Escrita Criativa, uma das idealizadoras, coordenadoras e professoras da primeira turma (2019) de especialização lato sensu em Escrita Criativa (Unicap/PUCRS) e coordenadora geral dos Estudos em Escrita Criativa Social 2024.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Patricia Tenório: Comecei há 20 anos, quando fechei a Livraria Domenico, especializada em artes no bairro do Pina, em Recife-PE. Havia uma oficina literária que eu gostaria muito de participar, mas o trabalho na livraria não permitia o tempo necessário para eu me dedicar ao aprendizado da escrita, pois sou de outra área de formação. Quando fechei a livraria, em março de 2004, me dediquei ao estudo para me tornar uma escritora, com oficinas no Brasil e no exterior, entre elas, uma na Sorbonne (Paris, 2006), culminando com o doutorado em Escrita Criativa na PUCRS (2016-2018).
Conexão Literatura: Você é autora de trinta livros, entre eles Samanta, Breves estórias do tempo, Prosa reunida, Poesia reunida e Os livros (coleção Trinta Livros, 2023). Poderia comentar?
Patricia Tenório: Considero que iniciei tardiamente a minha carreira, aos 34 anos. Por isso, tentei recuperar o tempo perdido com uma produção intensa, tanto em quantidade quanto em profundidade. Sinto que todos os meus livros são uma forma de crescimento cada vez maior, quer seja no autoconhecimento, quer seja nas técnicas mais apuradas de escrita.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Patricia Tenório: Cada livro é provocado de uma maneira diferente. Tento usar alguma dor, algum vazio, alguma falta para ser preenchido/a e/ou elaborado/a com a criação. Normalmente as histórias ou os poemas partem de uma imagem, quer seja uma cena do cotidiano, quer seja um quadro em um museu ou uma fotografia antiga. O que importa é que me toque profundamente ou esteja relacionado com o que desejo expressar naquele momento.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho de um dos seus livros especialmente para os nossos leitores?
Patricia Tenório: Gosto muito do início de um poema (“Um presente de rei ou O lobo da estepe”) que se encontra no meu livro 14, de 2019, e que penso resumir o amor que sinto pela literatura:
“Dizem que o amor / É para os loucos / É para os poucos / É para os bons”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir os seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Patricia Tenório: Todos os meus livros podem ser baixados gratuitamente no meu blog: www.patriciatenorio.com.br
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Patricia Tenório: Não desista, insista, acredite no seu potencial. Todas as histórias já foram escritas, mas não sob a sua subjetividade, sua leitura de mundo e de livros.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Patricia Tenório: Sim, estou com o projeto Estudos em Escrita Criativa Social que está acontecendo na Casa Zero em 2024 e pretendo dar continuidade em 2025, o lançamento de uma novela em novembro de 2024, Recife é o meu nome, e a escrita de um livro de contos-crônicas em parceria com as amigas, escritoras e poetisas Bernadete Bruto e Elba Lins.
Perguntas rápidas:
Um livro: Cem anos de solidão, de Gabriel García Marquez, último livro lido
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: Fahrenheit 451
Um hobby: Assistir filmes com meus filhos
Um dia especial: O nascimento de cada um deles, filhos e livros
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Patricia Tenório: A arte, de uma maneira geral, e a escrita, de uma maneira particular, é o que nos salva, nos faz ter sentido de vida e querer continuar, mais um passo, “um passo de cada vez” (As joaninhas não mentem, 2006), até cumprirmos a nossa caminhada aqui na Terra. Obrigada pelo carinho e pelo espaço concedido por vocês da Conexão Literatura.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com