ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Cristiane Henriques: A Coletânea: Catita, Chica e Boneca foi minha estreia oficial como escrita em 2013 enquanto aguardava minha filha fazer a aula de Ginastica Olímpica, e infelizmente tive que arquivar esse sonho de lançar livros para crianças, quando minha filha foi diagnosticada com câncer Hodgkin Lymphoma aos 12 anos. Hoje curada e fora de tratamento ela segue sendo minha grande motivadora a continuar a escrever. A coletânea foi lançada em agosto de 2023 pelo Selo Asinha da Editora Ases da Literatura. Porém, já escrevia diários e desenhava desde criança, meu primeiro desenho foi escolhido para ser o símbolo para a feira de ciências da escola. Naquela época como as meninas da coletânea e também as da minha avó e da minha mãe e que não puderam frequentar a escola. Eu não tive muito acesso a papéis, materiais escolares ou de arte como nos dias atuais, então eu desenhava no papel que a mercearia embrulhava o pão. Em 2023 Tive a oportunidade de participar da Antologia do Selo Off Flip 2023: Nós – Textos de Autoria Feminina, com uma das poesias que integra o meu livro de poesia Desatinada a ser lançado em 2024.
Conexão Literatura: Você é autora e ilustradora do livro “Coletânea: Catita, Chica e Boneca”. Poderia comentar?
Cristiane Henriques: Durante essa tempestade eu terminei toda a escrita e ainda consegui desenhar os personagens. Destinada em lançar o livro, os desenhos iniciais dos personagens levou a personagem Catita a ser premiada em segundo lugar na Feira de Arte de Delmar em San Diego Community College em 2018. Outras pedras encontrei no caminho e fui guardando para pintá-las (ate pintei algumas ), sabendo que um dia iria realizar este sonho de Lançar o “livro das meninas” como dizia uma grande amiga jornalista que apoiou o projeto logo assim que leu e viu os primeiros rascunhos dos desenhos.
Nesta coletânea temos 4 histórias onde ressalto o resgate dessas vivências, como poder correr de pés no chão, subir no pé de goiaba, brincar nas jangadas dos pescadores sem ser pegos, e o contato com a natureza e suas preciosidades, desenhar o sol no chão para parar de chover, ter contato com os animais como cabritos, porcos e galinhas. Levar um pouco desse universo para outras crianças através da leitura foi uma grande alegria para mim e espero que as crianças possam sorrir durante a leitura da Coletânea: Catita, Chica e Boneca da mesma maneira que eu sorria quando lia a serie vaga-lumes, Monteiro Lobato entre outros.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Cristiane Henriques: Meu processo de criação para a ilustração da coletânea teve início com uma grande pesquisa nos livros infantis, com muitas visitas à biblioteca. Tenho o meu momento de criação, me alimento visualmente de arte, vejo arte e possibilidade em tudo, desde um passeio entre as arvores, vendo as borboletas, flores e suas cores, nos livros e na contemplação do trabalho de outros artistas ilustradores.
Os desenhos foram feitos a mão e pintei em aquarela, foi um grande desafio pois nunca havia pintado um livro. Eu tive a opção de fazer em meio digital, mas achei que esta edição deveria ter um toque mais simples, mesmo apreciando a arte digital. Durante a ilustração foquei nos traços infantis para transmitir uma maior identificação do leitor infantil com a delicadeza das cores, em harmonia com o teor da história.
Minha inspiração para a coletânea veio em grande parte das minhas memórias de quando eu era criança e tínhamos toda a liberdade para aprender brincando. As personagens eu inspirei-me A Inspiração para as personagens foram três irmãs que nos anos 80 já deviam ter seus 80 anos e viviam no interior da Região dos Lagos quando eu e minha família grande de 12 irmãos nos mudamos para crescer com mais liberdade do que tínhamos no Rio de Janeiro. Queria recontar como teria sido a infância delas e permear nesse universo da imaginação e sensibilidade infantil.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do livro especialmente para os nossos leitores?
Cristiane Henriques: Destaco alguns trechos como os que falam sobre fantasia e união. Acredito que devemos criar em nossas crianças a empatia pelo outro, a preocupação com o meio que nos cerca.
… cada joaninha foi dando sua patinha à outra e fizeram uma corrente no ar… felizes juntas conseguiram salvar a amiga…
…Boneca ficou triste, tomou coragem enquanto o pescador jogava a rede de novo e ria de sua pescaria, e pegou um peixe bem pequenino. Olhou nos olhos dele, deu um beijinho e o colocou calmamente de volta à água…
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Cristiane Henriques: O livro pode ser adquirido através deste link https://linktr.ee/cristianehenriques ou pela editora Ases da Literatura. Os leitores poderão conhecer um pouco do meu trabalho no
site https://cristianehenriquesautora.wordpress.com/ e instagram : @crih.illustration
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Cristiane Henriques: Desenvolver uma rotina de escrita e leitura, participar de encontros literários e nunca desistir de seus sonhos.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Cristiane Henriques: Tenho trabalhado no planejamento deste importante projeto social onde levaremos a coletânea: Catita, Chica e Boneca para alunos de escolas públicas e também para professores que trabalham em casa preparando crianças para ir para a escola.
Durante a pandemia escrevi um livro de Poesia chamado ” Desatinada” destinado ao leitor(a) adulto (a) que sera lançado em breve , uma poesia deste livro integra a Antologia do Selo Off Flip 2023: Nós – Textos de Autoria Feminina.
Em breve estarei lançando mais dois títulos – Tito quer ir para a escola e Tito faz novos amigos que já estão sendo analisados por editoras. Para 2024 tenho um projeto sobre ancestralidade indígena tendo como base o resgate das memórias da minha avó materna.
PERGUNTAS RÁPIDAS:
Um livro: Pluft – O fantasminha – Maria Clara Machado
Um ator ou atriz: Wendell Bendelack
Um filme: Série Sítio do Pica-pau-amarelo
Um hobby: desenhar
Um dia especial: O lançamento da Coletânea Catita Chica e Boneca.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Cristiane Henriques: Eu gostaria de através das aventuras de cada uma das personagens apresentar este mundo mágico e fantástico que é ser criança. No mundo atual temos que priorizar nossas crianças independente da condição social, racial ou econômica para que elas possam ter direito à educação, acesso à leitura, brincar e ser criança.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com
Cris parabéns muito orgulhosa de vc menina mulher talvez não se lembre de mim ,mais lembro bem de vc meu amor ,gostaria de poder comprar seu livro ,e vou comprar pros meus netos lê obrigada