A quinta edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino acontece no Brasil entre os dias 04 a 10 de outubro de 2024. A programação, pensada para os públicos adulto e infantil – contempla criações femininas em música, teatro, dança, circo e literatura. O acesso a todos os eventos é gratuito.
Uma Sessão de Autógrafos foi programada para o dia 05/10, às 17h30, no Teatro Paulo Eiró, que fica na Av. Adolfo Pinheiro, 765, na zona sul de São Paulo. O evento conta com presença das escritoras Denise Mello, autora de A Mulher na Canção: a Composição Feminina na Era do Rádio, Paloma Franca Amorim, autora de Eu Preferia Ter Perdido Um Olho e O Oito, e de Vanessa Passos, que autografa A Filha Primitiva e A Mulher Mais Amada do Mundo. A Livraria Africanidades,representada por sua idealizadora Ketty Valencio, também participa com títulos que trazem narrativas pretas.
Denise Mello apresenta A Mulher na Canção: a Composição Feminina na Era do Rádio (Machine Editora, 2022), que descreve a trajetória composicional de 18 compositoras brasileiras, 15 delas da Era de Ouro do Rádio, e três com produção a partir do final do século XIX. A autora inclui compositoras como Dolores Duran e Maysa, e outras que, mesmo fazendo sucesso em sua época, como Carolina Cardoso de Menezes e Marília Batista, ficaram à margem da nossa história. Denise traz fatos marcantes de suas carreiras, com a transcrição de cerca de240 trechos de letras e links para ouvir suas canções. Denise Mello – pós-graduada em Canção Popular na Faculdade Santa Marcelina – é cantora, compositora, violonista, professora de canto popular e musicalização para bebês e locutora. Gravou os álbuns Nada que se Sente É em Vão (2011), do qual a canção “Fica em Segredo” (Alexandre Leão, Manuca Almeida e Carlos Colla) fez parte da trilha da novela Cúmplices de Um Resgate (SBT). Nas redes: @denisemellovoz.
Paloma Franca Amorim nasceu em Belém do Pará. É escritora, dramaturga e ilustradora. Em 2017, lançou seu primeiro livro de contos, Eu Preferia Ter Perdido Um Olho, pela Alameda Casa Editorial. Em 2021, seu primeiro romance, O Oito, foi publicado pela mesma editora. Além disso, integrou antologias literárias como O Amanhã Cheio de Histórias (FTD) e Abrindo a Boca, Mostrando Línguas (Editora Paralelo13s). No campo da dramaturgia, é autora da peça 7PISOS, apresentada pelo grupo paulistano Folias d’Arte, em 2022. Atualmente, integra a equipe de coordenação da Escola Livre de Teatro de Santo André. Nas redes @palomafrancaamorim
Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS). É idealizadora do Programa 321escreva, do Método Mais Vendidos, do Encontro Nacional de Escritoras e da Mentoria Voz Empreendedora. Lidera a maior comunidade de escritoras que têm voz em mais de 10 países, orientando centenas de mulheres a escrever, publicar e divulgar seus livros. Seu romance de estreia, A Filha Primitiva, venceu os prêmios Kindle de Literatura (2021), Jacarandá (2022) e Mozart Pereira Soares de Literatura (2023), e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções. É colunista do PublishNews. O livro de contos A Mulher Mais Amada do Mundo (2020) aborda as diversas personagens femininas. A morte, a solidão, o prazer, o amor, o ódio estão no cotidiano dessas mulheres que vivem, morrem e renascem para si mesmas, seus desejos e suas pequenas vinganças. Nas redes: @vanessapassos.voz.
A Livraria Africanidades é um empreendimento de pequeno porte, idealizado por Ketty Valencio,localizado na zona norte de São Paulo, cujo acervo é especializado em narrativas pretas, principalmente produzidas por mulheres pretas. Sua missão é “promover o resgate e a valorização das identidades negras brasileiras e africanas por meio do universo dos livros e da cultura”, para assim ser uma ferramenta facilitadora do processo de emancipação coletiva. Nas redes: @clubenegrita.
O Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino, passando a ocorrer no Brasil em 2020, com direção geral de Adriana Belic (Belic Arte.Cultura) e curadorias convidadas a cada edição. Com foco na valorização da criação artística feminina, sua programação multidisciplinar gira em torno de criações e de temas que abordam o feminino. Concebido sob os pilares das ODSs 5 e 16 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Igualdade de Gênero e Cultura de Paz), a edição brasileira é encerrada em 10 de outubro por ser o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 2024, o Festival das Marias no Brasil tem idealização e organização das portuguesas CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pela brasileira Belic Arte.Cultura, contando com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Esta edição foi contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo 21/2023 – Difusão Cultural, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
FICHA TÉCNICA – Direção geral: Adriana Belic. Direção artística: Bel Toledo. Consultoria internacional: Antônio Revez. Curadoria/Música: Sergio Mendonça – Pôr do Som. Curadoria/Literatura: Raquel Oliveira. Coordenação de produção: Mili Slikta. Produção: Arthur Maia, Hugo Belo, Mari Campos, William Ramos. Operação de som: Danilo Iwakura. Operação de luz: Igor Sully. Filmagem e fotos: Leticia Aoki. Supervisão de vídeos: Ledok. Site – criação: Agência Maria. Site/manutenção: Oré Design Studio. Concepção gráfica: Ana Rodrigues – Workhouse Design. Artes digitais:Alexandre Caetano – Oré Design Studio. Assessoria em mídias: Platea Comunicação e Arte. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Idealização e organização: CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar, Belic Arte.Cultura. Apoio institucional: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Realização: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo do Estado de São Paulo.
SERVIÇO | PROGRAMAÇÃO
Evento: Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino 2024
Data: 04 a 10 de outubro de 2024
Acesso gratuito em toda a programação.
Programação e informações: www.festivaldasmarias.com.br e @marias.festival.
04 e 05/10 – São Paulo/SP
Local: Teatro Paulo Eiró
Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro.
Tel.: (11) 5546-0449. Capacidade: 467 lugares.
04/10 (sexta)
19h30 – Cortejo de Preciosidades, Lindezas e Belezuras, com Naiara Perez, Jennifer Martins, Luana Pereira, Camila Midori, Neryssa Sayuri e Isis Talismã (circense-musical)
20h – Orquestra Sanfônica de São Paulo (música)
05/10 (sábado)
16h – Alice no Seu Pequeno Grande Quarto das Maravilhas, com Grupo Arte Simples de Teatro (teatro infantil)
17h30 – Sessão de Autógrafos, com Denise Mello, Paloma Franca Amorim, Vanessa Passos e títulos daLivraria Africanidades, com Ketty Valencio (literatura)
19h – O Nome Mais Belo do Medo, com Sofia Ó (dança)
20h30 – Cortejo de Preciosidades, Lindezas e Belezuras, com Naiara Perez, Jennifer Martins, Luana Pereira, Camila Midori, Neryssa Sayuri e Isis Talismã (circense-musical)
21h – Cantares, com Cida Moreira (música)
06/10 – São José do Rio Preto/SP
Local: Cristiana de Freitas Ateliê de Arte e Restauro
Rua Teixeira de Freitas, nº 255 – Vila Ercília.
17h às 19h – Ateliê Aberto (artes visuais, roda de conversa)
04 a 10/10 – Online
Local: YouTube/@FestivaldasMarias
19h: Série Vozes Negras
04/10 – Josyara convida Luê (show)
05 a 09/10 – videoclipes: A Quatro Vozes (Amor Não se Compra), Luana Bayô (Senhora das Ventanias), Adriana Moreira (Inaê), Fanta Konatê (Malouyamé), Ana Maria Carvalho (Ciranda Pequena), Kennya Macedo (Viva São Jorge Guerreiro) e Raquel Tobias (Flor Misteriosa)
10/10 – Clarianas – em Xirê (show)
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com