Título Original: All That Is Solid Melts Into Air
Autor: Darragh McKeon
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 392
Ano Lançamento: 2023
Em um prédio decrépito em Moscou, Ievguiéni, de nove anos, toca piano baixinho para não incomodar os vizinhos. Sua afinidade com a música, porém, não o protege do bullying que sofre dos meninos mais velhos que estudam com ele. Sua mãe, Alina, sente que o filho anda mentindo para ela, mas não tem tempo de confrontá-lo, pois está compensando com dois empregos a ausência do marido morto.
Mária, irmã de Alina, é uma ex-dissidente que trabalha numa fábrica de autopeças. Além disso, ela vai a Lomonosov duas vezes por semana para dar aula de inglês. Nas horas vagas, tenta superar os fantasmas do passado que um terceiro emprego lhe trouxe e que a assombram até hoje.
A duzentos quilômetros dali, em Pripyat, o reator 4 da usina nuclear de Chernobyl explode.
Em um hospital, também em Moscou, o cirurgião Grígori dedica todas as horas do seu dia ao trabalho, para passar menos tempo pensando em seu casamento fracassado. Ao ser convocado a ir a Chernobyl, terá de pôr outras habilidades à prova para lidar com o negacionismo que vai encontrar lá.
Em uma vila em Gomel, na Bielorrússia, Artiom, de treze anos, acorda de manhã e vê que o céu está diferente. Está escuro. Seu pai, um homem descrente, brinca e diz que é o mesmo céu de sempre, só está de mau humor. Mas dois dias depois um soldado bate à sua porta, ordenando que sua família evacue a casa onde mora.
E a vida de todos eles nunca mais será a mesma.
Impressões:
“Tudo Que É Sólido Desmancha No Ar” é o romance de estreia do autor Darragh McKeon, que trás toda tragédia de Chernobyl como pano de fundo para os personagens criados pelo o autor.
O leitor vai acompanhar a vida de quatro personagens através da perspectiva de cada um, mostrando todo o caos e consequências do acidente de Chernobyl para cada um deles, seja direta ou indiretamente.
A trama apresenta logo no início o pequeno Ievguiéni, com apenas nove anos, ele é uma promessa da música clássica, sendo um pianista de enorme talento e dedicação com aquilo que ele faz de melhor. É a partir daí que tem o início (ponto de partida), para os outros personagens que vão aparecendo durante os capítulos.
O autor entrega uma história bem densa, do qual o leitor precisa de atenção total da leitura, os personagens são bem construídos, cada um com sua personalidade e vida, ponto positivo! O livro traz um dinamismo único que prende o leitor logo de cara.
Toda ambientação gira em torno da tragédia de Chernobyl, os personagens vivem nas regiões próximas do acontecimento, é a partir daí que vai evoluindo cada um dos protagonistas.
Colocando em ênfase: o autor tem destreza em ligar os pontos e deixar uma leitura instigante conforme vai ocorrendo os fatos. Mais um ponto positivo!
⠀
É uma obra instigante, que deixa um ponto de reflexão para os leitores, afinal, estamos falando de uma tragédia devastadora, pela qual inúmeras pessoas pagaram um preço altíssimo pela negligência de outras pessoas.
O autor cumpre o seu papel, levando uma leitura que aproxima os personagens dos leitores, deixando uma obra instigante do começo ao fim.
⠀
Obra mais do que recomendada! Já conheciam o livro? Gostam de leituras com essa temática?