Impressões:
2023 é o 150° aniversário de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, um verdadeiro herói brasileiro, que ganhou notoriedade através das suas ousadas invenções que desafiavam o perigo, até mesmo a morte.
Nascido em Minas Gerais, o jovem Santos Dumont partiu em viagem para Paris, para prosseguir com os seus estudos, e óbvio, com suas inúmeras ideias e centenas de invenções que aos poucos estavam saindo do papel e ganhando vida, mais especificamente, nos céus de Paris.
Paul Hoffmann, jornalista americano premiado, traz uma biografia completa e ao mesmo tempo instigante da vida complexa de Santos Dumont, detalhes da sua personalidade e até mesmo da vida íntima do pai da aviação, deixa claro que é um livro sem amarras.
O autor segue uma linha do tempo, mostrando toda infância e juventude de Santos Dumont no Brasil, logo após embarcar para Paris e fazer prodígios com suas invenções.
Um dos pontos positivos da obra é sua visão ímpar do protagonista, deixando assim uma leitura rica e dinâmica, com inúmeros fatos e acontecimentos na vida de Santos Dumont.
Alberto Santos Dumont foi ousado ao desafiar inúmeros perigos por um único ideal para humanidade: cada pessoa no futuro, poderia ter a sua própria máquina de voar para quebrar distâncias ao redor do Mundo. Sua loucura deu resultados substanciais, conseguindo de forma magistral voar nos céus de Paris pilotando um balão.
O leitor vai acompanhar toda evolução dos aparelhos voadores e como isso foi capaz de revolucionar de forma rápida o conceito de viagens. Porém, Os sonhos de Alberto Santos Dumont foram destroçados no momento exato pelo qual o homem de forma inescrupulosa transformou os aviões da época para serem usados na Guerra, transformando em uma máquina de matar.
“Asas da Loucura – A Extraordinária Vida de Santos Dumont” é uma obra que precisa ser lida por todos nós brasileiros, afinal, devemos nos orgulhar daquele que realizou diversos sonhos para, de uma forma ou de outra, mudar o mundo.
Viva Alberto Santos Dumont!