
Com narrativa divertida, “Desconectados?” mostra que é possível usar a tecnologia sem abrir mão de experiências offline
A complexa relação entre crianças, adolescentes e o uso consciente das telas é o tema da nova HQ Desconectados?, da Turma da Mônica Jovem. O projeto é uma iniciativa da Redes Cordiais, em parceria com o YouTube e a MSP Estúdios, e será lançado no dia 29 de outubro, às 10h30, na Gibiteca Henfil, em São Paulo, nas versões impressa e digital. A revistinha, roteirizada pela própria MSP Estúdios, convida jovens leitores a refletirem sobre hábitos digitais e a valorizar a leitura.
Com o carisma da Turma da Mônica Jovem e uma narrativa divertida, a publicação mergulha no cotidiano escolar para mostrar que é possível usar a tecnologia de forma inteligente, sem abrir mão de experiências offline.
O lançamento integra a programação da Semana Brasileira de Educação Midiática, parte da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week), evento anual da UNESCO para promover a conscientização e celebrar os progressos na área.
Diálogo sem proibições
A HQ inédita será inicialmente distribuída para uma turma de alunos da escola municipal EMEF Brig. Faria Lima (SP) durante o lançamento. Após isso, a revista será compartilhada com outras escolas públicas e privadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Outras cidades interessadas podem ser contempladas por meio de parcerias locais.
Em “Desconectados?”, os personagens se deparam com a notícia de que farão um passeio escolar no qual o uso dos celulares não é permitido. De início, a decisão causa resistência, mas a história mostra como atividades longe das telas podem ser surpreendentes e enriquecedoras.
“A revista é uma oportunidade de dialogar com os estudantes sobre o uso equilibrado dos dispositivos digitais para além da simples proibição. Queremos incentivar escolhas conscientes e saudáveis, que promovam a leitura crítica do contexto em que vivemos e a reflexão sobre o que é ser um cidadão digital atuante e responsável”, afirma Januária Cristina Alves, coordenadora do Pequenos Cordiais, núcleo do Redes Cordiais voltado ao público infantojuvenil.
Para a MSP Estúdios, a ação conecta os personagens com um debate urgente. “Nossos personagens da Turma da Mônica Jovem emprestam seu carisma para um desafio importante, que é estimular a leitura em tempos de intensa conexão digital”, enfatiza a diretora executiva da MSP Estúdios, Marina Sousa.
O YouTube, que apoia financeiramente o projeto, destaca o propósito da parceria: “Integrado à nossa abordagem responsável no ecossistema, o YouTube apoia diversas iniciativas de educação midiática. Essa atuação reflete a nossa preocupação constante em incentivar o uso equilibrado das telas por crianças e adolescentes”, informa a gerente de parcerias do YouTube para conteúdos infantojuvenil, Luana Nazareth.
Clique aqui para acessar o conteúdo da revista Desconectados?
SERVIÇO
Lançamento da HQ Turma da Mônica Jovem em “Desconectados?”
Dia: 29/10/2025
Horário: 10h30
Local: Gibiteca Henfil (Centro Cultural Vergueiro)
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo
*Evento apenas para imprensa e convidados.
Participação da Imprensa Jovem da Escola EMEF Brigadeiro Faria Lima
Sobre o Redes Cordiais: Organização sem fins lucrativos, dedicada à educação midiática, o Redes já treinou, em sete anos, mais de 300 influenciadores, que somam 140 milhões de seguidores, publicou guias e e-books sobre desinformação e segurança digital e treinou centenas de jornalistas em temas como IA e saúde mental. Citada no mapa da Unesco sobre educação midiática, como uma das principais iniciativas brasileiras na área.
Saiba mais em: www.redescordiais.org.br | Instagram: @redescordiais
Sobre a MSP Estúdios: A MSP Estúdios é uma das maiores e mais inovadoras empresas do setor de entretenimento, dona das principais propriedades intelectuais brasileiras, como Turma da Mônica e Chico Bento. Pioneira no ramo de licenciamento de personagens no Brasil, destaca-se em três segmentos de negócios principais: audiovisual, experiências e entretenimento, sendo responsável pela produção de histórias em quadrinhos, livros, animações, games, entre outros conteúdos que aliam criatividade e inovação a narrativas originais. Sua missão é divertir, inspirar e fomentar a cultura por meio de histórias que abordam temas universais, como a valorização da amizade, sempre mantendo seu compromisso com o estímulo à diversidade e à inclusão. Com um portfólio crescente de produções de sucesso em diversos meios e plataformas digitais, a MSP explora novas fronteiras do entretenimento, não apenas na adaptação de seus personagens a formatos inovadores, mas, também, na criação de projetos que dialogam de maneira única com o público contemporâneo de todas as idades. Empresa signatária dos WEPS (Princípios de Empoderamento da Mulher), plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global, é parceira do UNICEF e do WWF-Brasil, entre outras entidades reconhecidas internacionalmente.
Instagram: @turmadamonicajovem
Sobre o YouTube: O YouTube desenvolve e apoia projetos focados em educação midiática, colaborando para a formação do pensamento crítico na hora de consumir, analisar e produzir conteúdos na internet. A plataforma também contribui para fomentar a produção de conteúdo de qualidade de diferentes formas, no intuito de qualificar o debate político e social, colaborando para a manutenção de um ecossistema midiático inovador, equilibrado e plural.
O YouTube possui bilhões de usuários mensais em todo o mundo, e por isso, tem o compromisso de investir em produtos, proteções e ferramentas para tornar a Internet mais segura para pessoas de todas as idades. Entre as iniciativas recentes do YouTube no Brasil sobre Educação Midiática, destacam-se: a campanha global de alfabetização midiática Aperte o Pause; a realização do evento YouTube Conexões – um debate sobre a educação digital, em parceria com a UNESCO, o Prêmio YouTube Educação Digital e o patrocínio ao Congresso de Educação Midiática, realizado pelo Instituto Palavra Aberta.
Sobre Januária Cristina Alves: Mestre em Comunicação Social pela ECA/USP, jornalista, educomunicadora, autora de mais de 50 livros infantojuvenis, duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira. É coordenadora do Pequenos Cordiais, colunista do Nexo Jornal, membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação e do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados da USP, além da Mil Alliance, a Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco.
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com

