Nara Vidal e Fernanda Ávila comandam a Sala de Escrita; escritoras convidam nomes relevantes da literatura para eventos online ao vivo
CURITIBA, 27/09/2023 – As vozes mais relevantes da literatura e língua portuguesa no mundo se reúnem para um projeto inédito. A Sala de Escrita é a mais nova empreitada das escritoras Nara Vidal e Fernanda Ávila, que receberão outras figuras brasileiras e internacionais que movimentam a cadeia produtiva do livro em países como Inglaterra, Portugal e Angola. Workshops, cursos, debates e eventos online fazem parte do projeto, que celebra a presença ao vivo dos convidados e maior interação com o público. Já comandaram workshops a própria Nara, um dos nomes mais destacados da literatura em língua portuguesa contemporânea, e a dramaturga portuguesa Sara Carinhas.
A pluralidade de vozes que fazem a literatura contemporânea de língua portuguesa é um destaque da Sala de Escrita. “Nossos encontros serão online, geograficamente generosos e amplos, mas também presenciais. Nossos pés estão em Portugal, na Inglaterra e no Brasil”, confirma Nara Vidal. Por não ser um curso único, longo e monotemático, a Sala de Escrita privilegia a diversidade temática e celebra artistas que produzem em português nas mais diferentes localidades – valorizando, também, alunos que estejam em qualquer parte do globo. “Acreditamos que a leitura é um direito de todos e que a escrita deve ser acessível como expressão artística a quem se interessar por ela como tal”, completa Fernanda.
As escritoras que desenvolveram o projeto já trazem uma relevância no cenário da literatura em língua portuguesa para a Sala de Escrita. Fernanda Avila é jornalista, sócia da Pulp Edições e fundadora da Amora Livros, clube dedicado a celebrar mulheres escritoras. Já editou mais de 20 livros e é autora do “Guia Nova York com Crianças”, e vive hoje em Lisboa. Nara Vidal já foi premiada pelo Oceanos em 2019 e finalista do Jabuti, teve o livro “Sorte” traduzido para o holandês e o espanhol, ganhando reconhecimento internacional. Hoje, morando no Reino Unido, dá aulas de escrita, é colunista e tradutora.
Workshops
A estreia da Sala da Escrita aconteceu com a própria Nara Vidal, com a aula “Katherine & Virginia”. Ela discutiu a troca de cartas e a amizade, por vezes conturbada, das escritoras Katherine Mansfield e Virginia Woolf. O fato de ter aulas online ao vivo favorece a interação com o público, dando dinamismo aos encontros.
Em outubro, acontece pela Sala de Escrita o encontro “Diante da Escrita”, comandado pela premiada escritora paulista Andréa Del Fuego. A ministrante discute construção de personagem, abordagens e aproximações, seu contorno e voz, por meio de exercícios e leitura dos textos, além da parte teórica. O workshop acontecerá no dia 07/10, às 10h horas de Brasília e 14h de Portugal e Reino Unido. Inscrições já estão abertas e podem ser acessadas no Instagram @saladeescrita.
Vencedora do Prêmio Literário José Saramago em 2011, Andréa Del Fuego se destacou internacionalmente em mais de dez anos de carreira. O romance vencedor daquele ano, “Os Malaquias”, foi publicado na França, Alemanha, Israel, Romênia, Suécia, Kuwait, Itália, Portugal e Argentina. Depois, lançou “As Miniaturas”, outro destaque internacional disponível na França, Argentina e Portugal. Seu mais recente romance, “A Pediatra”, foi finalista do Prêmio Jabuti do ano passado e teve direitos vendidos para produções audiovisuais. Autora também de livros infanto-juvenis e de livros de contos, ministra oficinas de escrita literária há mais de dez anos.
Mais informações sobre a Sala de Escrita no Instagram @saladeescrita. A aula “Diante da Escrita”, com Andréa Del Fuego, acontecerá no dia 07 de outubro, sábado, no formato online. O evento tem início às 10h horas de Brasília e 14h de Portugal e Reino Unido. Inscrições estão abertas no site, a R$ 150.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com