Um dos grandes desafios para nós, escritores iniciantes, é justamente conseguir visibilidade. Eu, particularmente, sei muito bem o que é isso. Sendo assim, quero compartilhar com os leitores da revista Conexão Literatura a minha experiência pessoal com o trabalho da escritora e podcaster Monique Machado, criadora do podcast literário DO LIVRO NÃO ME LIVRO e fundadora do projeto LIVE LITERÁRIA – BATENDO PAPO COM O ESCRITOR.
Para início de conversa, Monique me cativou de imediato por sua imensa simpatia e alto-astral. Explicou sobre o funcionamento do podcast e me convidou a participar. Eu topei na hora. Meu episódio acabou de estrear (dia 23/03) e encontra-se disponível em diversas plataformas, sendo as principais: Spotify e Anchor. Modéstia à parte, adorei o resultado (rsrsrs). Para ouvi-lo na íntegra, segue o link:
Podcast Literário “Do Livro Não Me Livro”
Vale lembrar que o podcast literário DO LIVRO NÃO ME LIVRO é vinculado em diversos países. Dentre eles: Brasil, com 82% dos ouvintes e EUA, 14%. O público é bem diversificado e, atualmente, as mulheres lideram a audiência. A maioria dos ouvintes está na faixa etária dos 35 aos 45 anos. Ao todo, são seis mil ouvintes assíduos (pelo menos, por enquanto) que acompanham os episódios narrados pela própria Monique Machado (com aquele sotaque carioca carregadíssimo que eu amo demais) e publicados diariamente de domingo a domingo, com regularidade de dois a três episódios por dia.
Um detalhe curioso é que não há a participação dos autores nos episódios narrados. Aos escritores compete o preenchimento de um simples questionário, cujo o objetivo é coletar todas as informações necessárias para a construção da narrativa, que fica a cargo de Monique. Contudo, o próprio autor é quem seleciona o trecho de sua preferência para vinculação da obra escolhida. Preferencialmente, aquele que funcione melhor para despertar o interesse do público (não sou um especialista em marketing, mas isso é obviamente muito importante e exige atenção e sensibilidade). Dica: não tenha pressa em escolher uma parte atrativa. Detalhe técnico: de no máximo seis linhas. Os episódios são curtos (de 5 a 10 minutos), então, seja assertivo.
No meu caso, optei por divulgar o meu romance de estreia “Larissa Start”, finalista da quarta edição do Prêmio Kindle de Literatura. Preenchi o questionário e enviei via aplicativo de mensagens (Whatsapp). Tudo muito fácil e sem burocracia, feito com bastante antecedência. Com essas informações, Monique montou uma prévia e me enviou para aprovação. Acertamos a data e voilà, o episódio entrou no ar e logo de cara já vendi um exemplar. O e-mail abaixo não me deixa mentir:
Logicamente que todo esse trabalho tem um custo, mas posso garantir que é super justo e extremamente acessível. Quase “simbólico”, eu diria (sem querer ofender!).
Monique Machado, escritora e podcaster
Claro que além de podcaster, Monique Machado também é escritora. Autora dos livros: “O homem do quarto andar”, “Bandeira branca”, “A mulher da foto” e “O caso de Sara Castro”.
Escritora e podcaster Monique Machado – Podcast “Do Livro Não Me Livro” |
Por ser escritora, Monique conhece bem as “dores” de seus colegas literários e junto com o podcast DO LIVRO NÃO ME LIVRO, ela ainda toca um projeto de lives no Instagram intitulado LIVE LITERÁRIA – BATENDO PAPO COM O ESCRITOR. Mais de duzentos autores já foram entrevistados por essa carioca que esbanja simpatia e profissionalismo. Em breve, serei um deles. Estou ansioso, confesso! Após esse encontro, volto aqui para contar como foi a experiência. Fiquem ligados!
Para maiores informações:
Instagram:
Youtube:
Soptify:
Anchor:
Showw bonita reportagem 👏👏