Ione de Medeiros ©Jonnatha Horta Fortes |
Ione de Medeiros, diretora há 40 anos do Grupo Oficcina Multimédia, assina a publicação, de distribuição gratuita, a ser lançada no dia 23/03 na capital mineira
Quinze anos após o lançamento do primeiro livro, o Grupo Oficcina Multimédia (GOM) lança sua segunda publicação impressa. Trata-se de Grupo Oficcina Multimédia 45 anos, de autoria de Ione de Medeiros, diretora teatral que completa quatro décadas à frente do GOM. O lançamento em Belo Horizonte acontece no dia 23/03, quinta-feira, às 19h, na Fundação de Educação Artística (Rua Gonçalves Dias, 320 – Funcionários), onde, em 1977, o grupo foi criado, permanecendo por mais de 20 anos vinculado à instituição. Em São Paulo, o lançamento acontece no dia 30 de março.
Criado como espaço de experimentação de linguagens, o GOM mantém os pés firmes na pesquisa multimeios e “investiga a multiplicidade das informações na encenação, a diversidade das referências para as montagens, a ênfase na criatividade e o compromisso com o risco”, como explica a diretora teatral, autora da publicação, e responsável por 23 montagens do grupo. Nesse sentido, o livro traz, além do histórico dos últimos 15 anos, passagens pessoais vividas pela diretora, seu percurso artístico e criativo e divagações sobre um dos grupos precursores da pesquisa e da produção do teatro em diálogo com outras linguagens.
Além dos textos de Ione de Medeiros, o livro traz registros e impressões de pensadores e profissionais da área da cultura de Belo Horizonte. Os cinco espetáculos que compõem o livro são comentados por Mônica Medeiros Ribeiro, Papoula Bicalho, Leda Maria Martins, Telma Fernandes e Júlia Guimarães. Nilcéa Moraleida assina a orelha e Glória Reis, o prefácio do livro. O posfácio foi escrito por Marcos Alexandre. A publicação conta, também, com imagens de arquivo e ilustrações da autora, além de oferecer uma visão ampla daquilo que permanece como referência para o grupo, e daquilo que se altera, por sua natural evolução.
Para a diretora, o livro “confirma a importância da permanência no fazer artístico e destaca o quanto a continuidade de pesquisas nesse campo podem contribuir para a formação de aspirantes a artistas, para estudos sobre as artes cênicas mineiras e brasileiras e para a própria profissionalização do elenco integrante do grupo”. Além disso, a obra confirma a diversidade da atuação cultural do GOM e sua importância na cena cultural, com reconhecimento que extrapola o estado de Minas Gerais e alcança Brasil e exterior, por meio de premiações e da participação do grupo em diversos festivais internacionais de teatro, com espetáculos, palestras e debates com o público.
Por fim, a publicação serve como referência para interessados nas múltiplas linguagens pesquisadas e encenadas, que atualmente conta com núcleo composto por Ione de Medeiros e dois atores, Jonnatha Horta Fortes e Henrique Torres Mourão, permitindo que novos artistas sejam incorporados a cada montagem.
O livro Grupo Oficcina Multimédia 45 anos foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. A publicação de 140 páginas será distribuída gratuitamente no dia do lançamento, tendo exemplares destinados a escolas de formação em artes e instituições culturais, além de representantes da área artística em todo o Brasil.
No dia do lançamento, além da presença da autora e do núcleo do grupo, haverá exibição de vídeo inédito, com depoimentos de participantes das montagens entre 2010 e 2022. O livro conta, também, com versões em áudio.
Ione de Medeiros
Nasceu em Juiz de Fora, em 1942, e se mudou para Belo Horizonte em 1967. Em 1977, participou da criação do Grupo Oficcina Multimédia, que dirige há 40 anos. Além de diretora, é pianista, atriz, figurinista, cenógrafa, curadora, produtora cultural e educadora artística. Seu trabalho tem como foco a continuidade da pesquisa multimeios, que envolve o trabalho de corpo, voz, rítmica corporal e material cênico na encenação teatral. Recebeu cinco prêmios, dentre eles o Bonsucesso de Melhor Direção com o espetáculo Zaac e Zenoel. Foi homenageada pelo SESC/SATED MG, pela iniciativa de criação e realização do Verão Arte Contemporânea (VAC), e recebeu a Medalha de Honra da Inconfidência de Minas Gerais pelo conjunto de atividades culturais realizadas como artista e pedagoga. É idealizadora e coordenadora do Verão Arte Contemporânea, Bloomsday e Bienal dos Piores, eventos culturais realizados pelo grupo.
Breve histórico do Grupo Oficcina Multimédia
Criado em 1977 pelo compositor Rufo Herrera no XI Festival de Inverno da UFMG e sediado na Fundação de Educação Artística por mais de 20 anos. Atualmente composto por três integrantes fixos, tem trajetória consolidada, já tendo participado de festivais nacionais e internacionais, como: 12° Festival Le Manifeste 2015, na França; Festival Internacional de Caracas, na Venezuela; 3º Festival do Teatro Brasileiro – Cena Mineira, em Brasília (DF); Festival Internacional de São José do Rio Preto/SP (2006); 2º Circuito de Festivales Internacionales “El Teatro del Mundo en Argentina” e o Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT-BH). Paralelamente à sua atividade teatral, o GOM realiza, na capital mineira, os eventos culturais Bloomsday, Bienal dos Piores Poemas e Verão Arte Contemporânea.
Colaboradores
Glória Reis: professora e mestre em Ciências Sociais. Redatora do inventário que registrou o Teatro como patrimônio imaterial de Belo Horizonte. Autora dos livros Cidade e palco: experimentação, transformação e permanências; A Arte e a Cidade, entre outras publicações.
Julia Guimarães: professora visitante na UFMG, em Literatura e Teatro. Doutora em Artes Cênicas (USP). Co-organizadora do livro O teatro como experiência pública (Hucitec, 2019), editora das revistas Subtexto (MG), Letras (MG) e da plataforma de crítica teatral Horizonte da Cena (MG).
Leda Maria Martins: poeta, ensaísta, dramaturga e professora. Doutora em Letras / Literatura Comparada e mestre em Artes (Indiana University, EUA), com pós-doutorado em Performances Studies (New York University, Tisch School of the Arts). Autora de vários livros, entre eles, Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela (Editora Cobogó, 2021).
Marcos Antônio Alexandre: professor da Faculdade de Letras da UFMG e bolsista do CNPq. Realizou pesquisas de pós-doutorado sobre Teatro Negro (ISA, Havana, e UFBA) e sobre Alteridades e Performance (Instituto Hemisférico de Performance e Política das Américas – Unirio). É crítico colaborador do site Horizonte da Cena e membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (IACT-AICT).
Mônica Medeiros Ribeiro é atriz e preparadora corporal de grupos como o Grupo Oficcina Multimédia (BH) e o Grupo Taller del Sótano (DF/México), entre outros. É doutora em Artes (UFMG) e professora da graduação da mesma universidade. Foi professora do Curso Técnico de Teatro na Universidad Nacional Autónoma de México (1997). Atualmente, é Pró-Reitora Adjunta de Cultura da UFMG.
Nilcéa Moraleida: Mestre em Sociologia (UNICAMP), Doutora em História (UNICAMP) e professora aposentada do Departamento de Ciência Política da UFMG. Após a aposentadoria, cursou a Pós-Graduação em Artes Plásticas e Contemporaneidade da Escola Guignard/UEMG e participou de exposições coletivas e individuais em Belo Horizonte.
Papoula Bicalho: diretora de cena, preparadora de atores e realizadora audiovisual. Desenvolve pesquisa a partir de Stanislavski e Grotowski, fundamentais para a preparação de atores de cinema, TV, audiovisual e teatro. Seu doutorado (Unicamp) sobre a preparação do ator a partir de Stanislavski resultou em 11 vídeos, atualmente usados por escolas e universidades de teatro no Brasil.
Telma Fernandes é atriz/performer, encenadora, dramaturga e designer de luz premiada. Mestre em Letras, com pesquisa sobre texto e cena na primeira montagem de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, é graduada em Filosofia e Psicologia e pós-graduada em Direção Teatral (Faculdade Paulista de Arte). Em 2022, concluiu o curso de Dramaturgia na SP Escola de Teatro.
Serviço:
Lançamento do livro Grupo Oficcina Multimédia 45 anos (Ione de Medeiros).
BH
Data: 23 de março, quinta-feira às 19h
Local: Fundação de Educação Artística (Rua Gonçalves Dias, 320 – Funcionários)
Ingresso: Entrada franca
SP
Data: 30 de março, quinta-feira às 19h
Local: SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210 – Centro)
Ingresso: Entrada franca
Realização: Grupo Oficcina Multimédia
Apoio: Fundação de Educação Artística, Flama, Selo Lucias, Associação dos Artistas Amigos da Praça, SP Escola de Teatro.
O livro Grupo Oficcina Multimédia 45 anos foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Instagram: @oficcinamultimedia Hashtags: #gom45anos #ionedemedeiros #oficcinamultimedia