Paola Siviero – Foto divulgação

Livro premiado tem alta adesão entre jovens e adultos desde a sua publicação em 2021 pela Gutenberg

Paola Siviero, escritora e roteirista, celebra no próximo dia 30 de julho o aniversário de três anos do seu livro “O Auto da Maga Josefa”, publicado pela editora Gutenberg. Para comemorar com os leitores, a obra passa a estar disponível pelo sistema de assinaturas de livros Kindle Unlimited, da plataforma Amazon Brasil, e contará com sorteio especial com a creator literária Ana Paula do “Ana está lendo”. 

O livro originalmente publicado pela editora Dame Blanche, já ganhou prêmios como o Prêmio Leblanc, em 2019, (melhor romance nacional de fantasia, ficção científica ou terror) e o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica (melhor romance de fantasia), além de ter sido finalista do Prêmio Argos. Após o sucesso inicial, foi comprado pela editora Gutenberg que levou a obra para todo o país. “O Auto da Maga Josefa” só me trouxe coisas maravilhosas e principalmente muito carinho dos leitores. Com frequência, recebo mensagens nas redes sociais de pessoas dizendo que se tornou um de seus livros favoritos e essa é a maior recompensa para mim, como escritora. Me sinto muito feliz de ver que depois de 3 anos ele continua relevante, continua nas escolas, continua sendo descoberto nas livrarias”, conta Paola.

Além disso, o livro tem recebido boa adesão em escolas: O “Auto da Maga Josefa” está adotado em algumas escolas do país, entre elas o colégio Santa Maria, que já trabalha o livro com seus alunos há três anos. Em 2024, o título, por exemplo, já foi base para ações em comemoração do São João pelos estudantes do oitavo ano do fundamental.

“Os alunos acabam consumindo muita literatura estrangeira, também por influência das séries e filmes e acredito que é muito importante que eles consigam se ver nos livros. Essa é uma carência que vejo no trabalho de leitura dentro das escolas. Os livros da Paola contemplam justamente o que busco: ela trás conhecimento através da literatura com representatividade regional, uma história de fantasia sem elementos estadunidenses ou eurocêntricos, uma linguagem que é muito adequada à idade, sensibilidade, diante de conflitos. Trabalho ‘O Auto da Maga Josefa’ com meus alunos e sempre recomendo ele e ‘A Lenda da Caixa das Almas’ para outros colegas de profissão.” Diz a professora da instituição Cecília Marcon. 

Em outro trabalho, as crianças tiveram a oportunidade de fazer um comparativo do texto de Paola com os escritos de Edgar Allan Poe, autor clássico e até já fizeram adaptações teatrais inspiradas pelo livro em dinâmicas escolares. 

Os interessados podem saber mais sobre a autora e suas obras pelas redes sociais oficiais da Paola Siviero.

Sobre o livro “O Auto da Maga Josefa”

São muitas as criaturas sobrenaturais que assombram o sertão: demônios, múmias, vampiros e chupa-cabras. E, ultimamente, para Toninho, um reconhecido caçador de demônios, herdeiro de uma linhagem antiga de outros caçadores, trabalho não falta.

Seu ofício, entre tantas outras especialidades, é viajar no lombo de sua mula encantada, Véia, levando sua peixeira mágica e caçando cada um desses seres onde quer que eles estejam trazendo confusão. Em uma dessas aventuras, Toninho conhece uma misteriosa mulher que acaba se tornando sua companheira de caçadas: Josefa é maga e, portanto, filha do sete-pele. Por isso, sua alma está condenada a ir para o inferno. Mas tal origem não a impede de tentar expurgar o mal da Terra.

Em capítulos episódicos e divertidos, vamos acompanhar Toninho e Josefa nas investigações de estranhos acontecimentos que acometem cidades do interior nordestino. Enquanto a dupla enfrenta maldições e criaturas de maneiras um tanto inusitadas, informações sobre o passado dos dois vêm à tona, ora abalando, ora fortalecendo essa amizade.

Com uma escrita criativa e dinâmica, Paola Siviero nos leva para os mais surpreendentes caminhos, na companhia de uma dupla de heróis inesquecível.

Sobre a escritora Paola Siviero:

Foto divulgação

Paola Siviero é escritora e roteirista. Nasceu em Belo Horizonte, cresceu em São José dos Campos e é nômade no plano real e imaginário. Apaixonada por animais, começou a desenvolver e escrever “A Lenda da Caixa das Almas” durante o ano em que morou na Suíça, rodeada por lagos e montanhas.

Seu primeiro livro, “O Auto da Maga Josefa” venceu, em 2019, o Prêmio Leblanc (melhor romance nacional de fantasia, ficção científica ou terror) e o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica (melhor romance de fantasia), além de ter sido finalista do Prêmio Argos. Em 2019 e 2020, participou como co-apresentadora do podcast Curta Ficção, um dos principais programas de áudio brasileiros sobre escrita.

Atualmente mora em São Paulo com a família. 

Mais informações:
Twitter: @paolasivier 

IG: @paolasiviero 

TikTok @paolalsiviero

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *