A divulgação e o compartilhamento eletrônico de “fake news” ou notícias falsas que parecem verdadeiras a respeito de assuntos importantes para o nosso dia a dia, está aumentando cada dia que passa e pode ter consequências graves.
Estima-se que esse ‘mal’ se espalha 70% mais rápido que as notícias verdadeiras, pois elas são produzidas com o objetivo de fazer a maioria das pessoas acreditar nelas sem discutir.
Pedro Dias é formado pela Universidade São Judas Tadeu, especialista em Jornalismo Literário pela Faculdade Vicentina de Curitiba. Editor e revisor na Editora Pumpkin, autor de “Exílios”, e-book independente que concorreu ao Prêmio Kindle de Literatura em 2017.
Confira a programação:
Parte I – fake news = notícias falsas
– O que é uma notícia?
– Como se escreve uma notícia?
Parte II – Produção de fake news
– Quem produz notícias falsas e por quê?
– Onde essas notícias são veiculadas?
– Produzir/divulgar notícias falsas é crime?
Parte III – Recepção de fake news
– Por que acreditamos em notícias falsas?
– Como verificar se a notícia é verdadeira?
– O que fazer ao descobrir que uma notícia é falsa?
Parte IV – Propagação de fake news
– O que devemos compartilhar?
– Quais as consequências da disseminação de notícias falsas?
– Como melhorar nossa educação digital?
SERVIÇO:
Data: Dia 27 de outubro de 2018, às 10h
Local: Biblioteca Nair Lacerda| Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André/SP
Entrada gratuita
*Com Redação da Secretaria de Cultura / Prefeitura de Santo André
*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.