Uma homenagem imersiva ao gênio da cultura brasileira
No coração de João Pessoa, o museu LUZZCO lançou, em abril, uma jornada imersiva que promete mergulhar os espectadores nas origens e na obra de um dos maiores ícones da cultura brasileira: Ariano Suassuna. Sob o título “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, este espetáculo inovador não apenas celebrará a vida e o legado do escritor, dramaturgo e poeta, mas também oferecerá uma experiência sensorial e física única para o público.
A jornada imersiva promete transportar os espectadores através das diferentes facetas da vida e da obra de Suassuna, oferecendo vislumbres de momentos íntimos e raros, como o traje que ele usava e a cadeira em que costumava sentar-se para contar suas histórias. João Suassuna, neto do escritor e uma das mentes criativas por trás da exposição, compartilhou insights sobre o processo de elaboração e montagem: “Costumo dizer que essa é a empreitada mais trabalhosa que entrei, mas também, na mesma medida, a mais prazerosa”, relatou ao Portal de Notícias e Serviços de Turismo.
A itinerância do espetáculo, que começou na Paraíba e seguirá para Pernambuco, reflete não apenas as raízes do artista, mas também sua influência em todo o Brasil. João compartilhou a intenção de levar o espetáculo para além das fronteiras nacionais, revelando convites para apresentações até fora do país.
O Grupo Officina, destaca-se como um importante difusor da cultura nordestina. Além disso, apoia o museu LUZZCO e não poderia deixar de fazer parte dessa homenagem. Adeilton Pereira, cofundador do Grupo, ressalta: “Participar de um projeto tão grandioso é motivo de grande honra para nós. Ariano representa de forma única a riqueza e a alegria do nordeste”.
A exposição imersiva não se limita apenas à contemplação passiva, mas também inclui atividades especiais, como a aula-espetáculo ‘Na Trilha do Mestre’, ministrada pelo neto do autor. Espera-se que essa experiência não só preserve o legado de Ariano Suassuna, mas também inspire uma nova geração de admiradores da cultura brasileira. “Somos loucos, loucos em querer realizar, loucos de querer regar na nossa aldeia e levar para frente o Nordeste que dá certo, o Nordeste que inspira. Eu tinha o sonho de fazer algo relacionado a Ariano. Conversando com João, vi que ele também desejava algo diferente de tudo o que já tinha visto, já que vive Ariano diariamente. Unimos nossos desejos e o resultado foi essa maravilhosa exposição”, declara Jader França, CEO do LUZZCO.
Com essa homenagem à vida e à obra de Ariano Suassuna, o LUZZCO não apenas celebra um dos maiores talentos do Brasil, mas também reafirma o valor da cultura e da arte em nossa sociedade. Como ressalta João Suassuna, “Ariano é um dos grandes da nossa história e está tendo uma homenagem na mesma medida de sua dimensão”.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com