
Linguistas discutem o poder das palavras, as maravilhas da linguagem
e os desafios da inteligência artificial
“O milagre que tanto impressionou Galileu e Arnauld – e que ainda me impressiona, pois eu não consigo compreendê-lo – é: como podemos, com alguns símbolos, transmitir aos outros o funcionamento interno de nossa mente? Isso é algo que deveria surpreender e sobre o qual se deve questionar. Temos, sim, alguma compreensão do problema; mas não muita.” A partir desta instigante premissa, Noam Chomsky desenvolve um rico diálogo com o também linguista Andrea Moro em Os segredos das palavras, lançamento da Editora Unesp.
“A súbita percepção de algo que clama por uma explicação, uma vez dissipada a névoa do hábito, parece ser a matéria de que são constituídas as centelhas das revoluções: desde a lendária maçã de Newton até o elevador de Einstein, desde o problema do corpo negro de Planck até as ervilhas de Mendel, o verdadeiro insight surge quando se questiona o que de repente deixa de parecer óbvio”, afirma Andrea Moro.
Neste livro, por meio de diálogos envolventes, são abordados tópicos como linguagem, linguística, história da ciência e a relação entre linguagem e cérebro. Moro questiona Chomsky sobre a crescente empolgação com a inteligência artificial – a qual este percebe como amplamente exagerada pelo Vale do Silício –, os recentes avanços na neurociência e o porquê das descobertas dos anos 1950 não terem sido integradas à psicologia da época, bem como sobre a aquisição de linguagem pelas crianças. Em contrapartida, Chomsky pede a Moro para elucidar seus experimentos, os quais revelam a existência de línguas antes pensadas como impossíveis para o cérebro humano, desvendando assim segredos profundos da mente.
“O que restará da linguística contemporânea daqui a quinhentos anos?”, pergunta-se Moro. “Podemos não ter uma resposta clara, mas, se estamos em posição de formular novas questões para o futuro, para a essência da ciência, certamente devemos isso à visão revolucionária de Noam Chomsky sobre a linguagem.” Visão à qual, agora, os leitores lusófonos podem ter acesso sob uma perspectiva atual e intensa.
Sobre os autores – Noam Chomsky é professor emérito do MIT e uma das principais referências nas ciências humanas atualmente. Sua vasta produção na linguística e filosofia, juntamente com sua postura crítica em questões políticas, o consolidam como uma voz influente em diversos campos. Dele, a Editora Unesp publicou Novos horizontes no estudo da linguagem da mente (2005), Linguagem e mente (2009), A ciência da linguagem (2014), Por que apenas nós: linguagem e evolução (2017) e O Programa Minimalista (2021).
Andrea Moro é professor titular de Linguística Geral na Scuola Universitaria Superiore IUSS – Pavia, onde fundou o Centro de Pesquisa em Neurocognição, Epistemologia e Sintaxe Teórica (NEtS) e estabeleceu o programa conjunto de doutorado em Neurociência Cognitiva em parceria com a UniSR, de Milão. Além de sua liderança acadêmica, é autor de diversos livros e artigos nas áreas de linguística e ciências cognitivas.
Título: Os segredos das palavras
Autores: Noam Chomsky, Andrea Moro
Tradução: Gabriel de Ávila Othero, Sergio de Moura Menuzzi
Número de páginas: 118
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 49
ISBN: 978-65-5711-209-0
Mais informações sobre a Editora Unesp estão disponíveis no site oficial
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com