Evento em comemoração ao Dia do Museólogo e aos 150 anos do inventor brasileiro terá debate com o autor do livro e sessão de autógrafos
O Museu do Ipiranga realizará no próximo sábado, 16 de dezembro, às 10h, o lançamento do livro “O Peso da Leveza: A Invenção de Alberto Santos Dumont”, escrito pelo museólogo e historiador Bruno Brulon. O lançamento será na sala de descanso da exposição “Para Entender o Museu”, em comemoração ao Dia do Museólogo e aos 150 anos do inventor brasileiro Alberto Santos Dumont.
A obra oferece uma imersão profunda na vida do visionário inventor, destacando sua participação nos debates intelectuais tanto no Brasil quanto na França, abordando suas pesquisas revolucionárias e aspectos de sua vida pessoal.
O lançamento contará com um bate-papo entre o autor Bruno Brulon e o historiador Adilson José de Almeida, ex-servidor do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, reconhecido por seu conhecimento sobre a coleção Santos Dumont. Além do debate, haverá sessão de autógrafos e venda exclusiva da obra.
Participantes do Debate:
Bruno Brulon Soares, autor da obra, é museólogo, historiador, antropólogo, professor na University of St Andrews (Escócia) e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Entre 2019 e 2022, foi Presidente do Comitê Internacional para a Museologia (ICOFOM) e do Comitê Permanente para a Definição de Museu do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Possui diversas publicações com enfoque na história dos museus e da museologia, na descolonização dos museus e nos usos políticos dos museus e do patrimônio. Na história, desenvolve pesquisas sobre as narrativas de gênero e sexualidade com base em arquivos e museus LGBTQI+.
Adilson José de Almeida possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1986), mestrado (1999) e doutorado (2014) em História Social pela mesma instituição. Foi Especialista de apoio à pesquisa do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (1986-2022), ocupando o cargo de Supervisor do Serviço de Objetos.
Serviço:
Lançamento do livro “O peso da leveza: a invenção de Alberto Santos Dumont”
16/12, 10h
Museu do Ipiranga, sala de descanso da exposição “Para Entender o Museu” (é necessário possuir ingresso de visitação ao Museu)
Público-alvo: Interessados na história de Santos Dumont, história em geral, museologia e ciência; visitantes do museu.
Museu do Ipiranga – USP
O Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu foram financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
Rua dos Patriotas, 100
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com