Evento em comemoração ao Dia do Museólogo e aos 150 anos do inventor brasileiro terá debate com o autor do livro e sessão de autógrafos
O Museu do Ipiranga realizará no próximo sábado, 16 de dezembro, às 10h, o lançamento do livro “O Peso da Leveza: A Invenção de Alberto Santos Dumont”, escrito pelo museólogo e historiador Bruno Brulon. O lançamento será na sala de descanso da exposição “Para Entender o Museu”, em comemoração ao Dia do Museólogo e aos 150 anos do inventor brasileiro Alberto Santos Dumont.
A obra oferece uma imersão profunda na vida do visionário inventor, destacando sua participação nos debates intelectuais tanto no Brasil quanto na França, abordando suas pesquisas revolucionárias e aspectos de sua vida pessoal.
O lançamento contará com um bate-papo entre o autor Bruno Brulon e o historiador Adilson José de Almeida, ex-servidor do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, reconhecido por seu conhecimento sobre a coleção Santos Dumont. Além do debate, haverá sessão de autógrafos e venda exclusiva da obra.
Participantes do Debate:
Bruno Brulon Soares, autor da obra, é museólogo, historiador, antropólogo, professor na University of St Andrews (Escócia) e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Entre 2019 e 2022, foi Presidente do Comitê Internacional para a Museologia (ICOFOM) e do Comitê Permanente para a Definição de Museu do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Possui diversas publicações com enfoque na história dos museus e da museologia, na descolonização dos museus e nos usos políticos dos museus e do patrimônio. Na história, desenvolve pesquisas sobre as narrativas de gênero e sexualidade com base em arquivos e museus LGBTQI+.
Adilson José de Almeida possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1986), mestrado (1999) e doutorado (2014) em História Social pela mesma instituição. Foi Especialista de apoio à pesquisa do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (1986-2022), ocupando o cargo de Supervisor do Serviço de Objetos.
Serviço:
Lançamento do livro “O peso da leveza: a invenção de Alberto Santos Dumont”
16/12, 10h
Museu do Ipiranga, sala de descanso da exposição “Para Entender o Museu” (é necessário possuir ingresso de visitação ao Museu)
Público-alvo: Interessados na história de Santos Dumont, história em geral, museologia e ciência; visitantes do museu.
Museu do Ipiranga – USP
O Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu foram financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
Rua dos Patriotas, 100
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com