Livro essencial para compreender as possibilidades de inclusão em empresas e escolas e como lidar com uma PCD
A cartilha O Caminho a seguir – como agir frente a uma pessoa com deficiência, coordenado por Eliana Aparecida Conquista, e publicado pela editora O Artífice, preenche uma lacuna no campo editorial e nas relações sociais ao explicitar a terminologia mais assertiva ao se referir a uma Pessoa com Deficiência (PCD), os diversos tipos existentes, suas causas, bem como dicas de recursos facilitadores para quem possui algum tipo de deficiência, física, auditiva, intelectual ou visual.
A chamada ‘deficiência’ está mais do que presente e deve ser olhada de frente e não de lado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há mais de um bilhão de pessoas com diferentes deficiências no planeta! No Brasil, são 18,6 milhões de pessoas, o que representa quase 8,9% da população total, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE, 2022).
Por isso, Eliana Aparecida Conquista trata do tema com ciência e consciência. Ciência dos dados e consciência, pois tem uma luxação congênita (desencaixe da cabeça do fêmur com o quadril) e é uma Pessoa com Deficiência (PCD) física, integrando as estatísticas e conhecendo todas as dificuldades que podem existir.
Esta cartilha traz a integração de PCDs na escola e nas empresas, com ênfase em temas como acessibilidade, cotas, estatuto e dicas de interação, inclusive com crianças, uma quebra de paradigmas para rachar o preconceito existente.
Nela, você pode aprender sobre possíveis ‘micos’. Pessoa com Deficiência (PCD) é a mais atualizada terminologia. E há um porquê. Já ouviu a utilização de diversos termos, né? Especiais, mas não somos todos especiais de algum modo? Ou excepcional: a mesma explicação anterior é válida. Pessoa com necessidades especiais: todo indivíduo tem alguma especificidade: precisa de sapatos de determinado tipo ou evita algum alimento devido a reações alérgicas ou intolerância. E deficiente? Nem todos possuem as mesmas habilidades e é deficiente em alguma área; acerta em humanas, mas erra na matemática, por exemplo, e não se pode definir quem tem alguma deficiência como deficiente em sua totalidade.
E pessoa ‘portadora’ de deficiência? Bem, quando portamos algo, podemos deixar de portá-lo, uma carteira que se deixa em casa, um passaporte, mas as PCDs não podem tirar sua deficiência. Por isso, quando se fala ‘Pessoa com Deficiência’, coloca-se a pessoa antes da deficiência e se define que essa é apenas uma das suas características e não toda ela.
Essa clareza de propósitos, conceitos e dicas é o que você encontrará neste livro, essencial para trabalhar a inclusão, dirimir dúvidas, superar preconceitos e construir um mundo diverso e com equidade. Leia e indique!
Sobre o livro – O Caminho a seguir – como agir frente a uma pessoa com deficiência. Eliana Aparecida Conquista. Com o apoio e pesquisa de Ana Paula Aquilino, Maria do Carmo Braga do Amaral Tirado, Flávia Aquilino Marcondes Cezar. Ilustração: Raquel Boari. Gênero: educação inclusiva; desenvolvimento pessoal. Formato: 18×25 cm, colorido, 70 pág., ISBN 978-65-87788-06-7. São Paulo: editora O Artífice, 2023. R$ 50,00. Palavras-chave: pessoa com deficiência; acessibilidade; inclusão social; educação inclusiva.
Sobre a autora – Eliana Aparecida Conquista, coordenadora da Cartilha, é psicóloga clínica, da linha Junguiana, especialista no Teste de Rorschach e Grafologia; graduada em Letras. É autora do livro autobiográfico Escolhi Ser Feliz. Palestrante, integra projetos voltados às Mães de Filhos com Deficiência, O Caminho a Seguir, sobre inclusão de PCDs em empresas, instituições e escolas, e grupos de adolescentes e idosos. O livro conta com a coautoria de Ana Paula Aquilino, Maria do Carmo B. A. Tirado e Flávia Aquilino, da Conquistah Consultoria Psicológica.
SERVIÇO
QUANDO: 21 de abril, domingo, das 15h às 18h
ONDE: Livraria Martins Fontes – Avenida Paulista, 509
Contatos: editora@editoraoartifice.com.br
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com