“A semente lançada na terra” conta histórias de pessoas em situação de rua, muitas acolhidas pela Fraternidade Padre Pio, em que são acolhidas, amparadas e acompanhadas pela Instituição
Escritora nata, Maurinéa A. dos Santos, coleciona grandes obras em sua vida, contando biografias, histórias e um pouco de sua percepção. No próximo sábado, dia 09 de setembro, ela lançará seu novo livro “A semente lançada na terra”, na Editora Paulus, em Santo André, das 10h às 12h.
“Meu principal objetivo com este livro é ativar a consciência das pessoas sobre a triste realidade das pessoas em situação de rua. Ao conversar com estes irmãos, me comovi imensamente, então resolvi consolidar as entrevistas nesta obra e deixar transparecer que cada rosto esconde uma dor e guarda uma desilusão. Algo deu errado. Não cabe julgar. Cada caso é um caso. Cabe, sim, ajudar, aliviar o sofrimento, amar”, explica a autora, Maurinéa A. dos Santos.
O livro aborda diversas entrevistas, experiências e depoimentos dados por algumas pessoas em situação de rua, muitas delas acolhidas pela Fraternidade Padre Pio, que abriga, acolhe e acompanha diversas pessoas, visando restaurar, ressocializar, transformar e dar nova oportunidade de vida digna a quem necessita.
“Ao longo da leitura deste livro, seremos despertados a expressar concretamente nossos sentimentos diante de realidades desumanas tão angustiantes e necessitadas de soluções urgentes”, comenta, Maurinéa.
A autora, que dedica-se há 31 anos à Igreja Católica, sentiu o chamado de Deus para tornar-se freira desde criança. Seu processo de conversão durou longos anos. “Sou de uma família tradicionalmente católica. O processo de conversão acontece todos os dias. Tento concretizar meu olhar de compaixão, de acordo com o Evangelho, para com as pessoas menos favorecidas, como é o caso das pessoas em situação de rua”, explica.
Aos 16 anos entrou para o convento das irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, em São José dos Campos. “Após 22 anos de caminhada na Congregação, optei por seguir minha vida na Igreja por outro viés: permaneci empenhada no serviço eclesial como secretária do bispo emérito, Dom Nelson Westrupp, scj, em Santo André (SP) e ligada às questões sociais”.
“Escrever livros para mim é como uma contribuição pessoal aos leitores de hoje e de amanhã. Uma tentativa de deixar um legado positivo para as pessoas. Além do mais, é um hobby, uma satisfação poder escrever, expressar em páginas aquilo que vai dentro do coração e da imaginação. Adoro ler e escrever. Minha mãe amada é a minha grande e principal incentivadora literária”, finaliza, Maurinéa.
Como gesto concreto, durante o lançamento, pede-se produtos de higiene pessoal, lençol ou toalha para doação à Fraternidade Padre Pio.
Obras publicadas
A autora, que está em sua quinta obra publicada, já escreveu os seguintes livros: Biografia do Bispo Dom Nelson Westrupp, scj, “Miudezas da Vida”, publicado em 2019, pela Editora Vozes; “Dois Livros: muitas histórias – a história das Famílias Amaro e Martins”, publicado em 2020, pela Editora COOPACESSO; “Cuidado – Manual do Cuidado”, publicado em 2021, – durante a pandemia do Coronavirus, pela Editora COOPACESSO; “Minha Vida! Do jeitinho que ela é”…, publicado em 2022, pela Editora COOPACESSO; e o livro que acaba de ser lançado “A Semente Lançada na Terra”, publicado em setembro de 2023, pela Editora InVerso.
Serviço:
Lançamento livro “A semente lançada na terra”
Dia: 09 de setembro (sábado)
Autora: Maurinéa A dos Santos
Editora: InVerso
Páginas: 83
ISBN: 978-85-5540-333-0
Preço Sugerido: R$ 45
Endereço: R. Campos Sales, 255 – Centro, Santo André – SP, 09015-200
Horário: 10h às 12h