Evento traz programação com criações femininas em literatura, cinema e circo, além de atrações para a infância.
A quarta edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino acontece no Brasil nos dias 06, 07, 08 e 10 de outubro de 2023, com programação no O Mundo do Circo, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e no Teatro Sérgio Cardoso, equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. O acesso a toda a programação é gratuito.
A programação no MIS começa no dia 07/10, sábado, às 13h30, com uma Mesa Redonda sobre o Empoderamento da Mulher da Periferia pela Literatura. Com mediação de Raquel Oliveira, o bate-papo recebe as escritoras Auritha Tabajara, Esmeralda Ribeiro e Jô Freitas.
Na sequência, as autoras participam de sessão de autógrafos. A cordelista Auritha Tabajara apresenta seu primeiro livro, o romance Coração na Aldeia, Pés no Mundo. A baiana Jô Freitas traz Goela Seca, livro de contos sobre a vida de uma jovem negra, da infância à adolescência. E a jornalista e escritora Esmeralda Ribeiro apresenta 12 títulos, incluindo o lançamento recente, Flores de Baobá – Das Raízes à Colheita (do coletivo do qual que faz parte), escrito por sete mulheres negra, em vários gêneros (crônica, poesia, conto e romance), e exemplares da série anual de contos e poemas Cadernos Negros.
O dia 8/10, domingo, será dedicado ao primeiro Festival das Mariazinhas com programação para as crianças. Das 10h às 13h, várias ações, intervenções e atividades voltadas para o público infantil com a Cia Caju Azul que comanda o Clubinho do Livro, um projeto que tem o livro como protagonista. Comandado por Juliana Roberta, o Clubinho cria um espaço lúdico e propõe diversas atividades como leituras, vivências, brincadeiras, oficinas coletivas e trocas de livros.
Outras atividades compõem o Festival das Mariazinhas: Painé Santamaria (10h às 13h) com o seu Figaza Show, sessão de cinema (14h) – Tarsilinha, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo – e Oficina Cine Kids (15h30) com o Núcleo Educativo MIS, atividade lúdica pautada pelo universo de Tarsila do Amaral.
O Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino, passando a ocorrer no Brasil em 2020, com direção geral de Adriana Belic (Belic Arte.Cultura) e curadorias convidadas a cada edição. Com foco na valorização da criação artística feminina, sua programação multidisciplinar gira em torno de criações e de temas que abordam o feminino. Concebido sob os pilares das ODSs 5 e 16 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Igualdade de Gênero e Cultura de Paz), a edição brasileira é encerrada em 10 de outubro por ser esse o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 2023, o Festival das Marias no Brasil é idealizado e organizado pelas portuguesas CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pela brasileira Belic Arte.Cultura; e realizado pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
FICHA TÉCNICA – Direção geral: Adriana Belic. Direção artística: Bel Toledo. Consultoria internacional: Antônio Revez. Curadoria / Cinema: Equipe MIS. Curadoria / Literatura: Raquel Oliveira. Coordenação de produção: Gisele Tressi. Produção: Mili Slikta e William Ramos. Filmagem / Fotografias: Leticia Aoki. Supervisão de vídeos: Ledok. Gastronomia: Armazém Café Doceria. Site: Agência Maria. Concepção gráfica e artes digitais: Workhouse Design. Assessoria mídias: Platea Comunicação e Arte. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Idealização e organização: CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar, Belic Arte.Cultura. Realização: APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo do Estado de São Paulo.
Programação completa
Evento: Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino e Festival das Mariazinhas 2023
Data: 06 a 10 de Outubro de 2023 – São Paulo/SP, Brasil
Acesso gratuito em toda a programação.
Programação e informações: www.festivaldasmarias.com.br e @marias.festival.
Local: O Mundo do Circo
Parque da Juventude. Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru. SP/SP.
Nas redes:@omundodocircosp.
06 de outubro – sexta-feira
11h – Espetáculo: Na Casa da Rosa
Com: Companhia das Rosas – Duração: 30 min. Classificação: Livre.
15h30 – Espetáculo: Nós Podemos!
Com: Coletivo Amazonas – Duração: 60 min. Classificação: Livre.
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som – SP
End.: Avenida Europa, 157 – Jardim Europa. SP/SP.
Tel: (11) 2117-4777. Nas redes: FB – @museudaimagemedosom | IG – @mis_sp
07 de outubro – Sábado
13h30 – Mesa Redonda
Tema: Empoderamento da Mulher da Periferia pela Literatura
Autoras: Auritha Tabajara, Esmeralda Ribeiro e Jô Freitas. Coordenação: Raquel Oliveira
Local: Auditório do MIS (172 lugares). Duração: 2h.
15h – Tarde de Autógrafos
Autoras: Auritha Tabajara, Esmeralda Ribeiro e Jô Freitas
Local:Área Externa. Duração: 3h.
08 de outubro – Domingo
Festival das Mariazinhas
10h às 13h – Ações, intervenções e atividades lúdicas para acrianças
Atividades: Clubinho do Livro – com Cia Caju Azul
Espetáculo: Figaza Show – com Painé Santamaria
Local:Foyer do Auditório do MIS. Livre.
14h – Cinema: Cine Kids
Filme: Tarsilinha (animação)
Local: Auditório do MIS (172 lugares)
Ingressos por ordem de chegada. As crianças devem estar acompanhadas de adulto.
15h30 – Oficina: Cine Kids
Coordenação: Núcleo Educativo MIS
Local: Foyer do Auditório do MIS. 20 vagas. Livre. Duração: 30 min.
Ingresso por ordem de chegada. As crianças devem estar acompanhadas de adulto.
10 de outubro – Terça
Cinema: Sessão Feminina – Exibição de filmes dirigidos por mulheres
17h – Papicha
19h – Dançando no Silêncio
Local: Auditório do MIS (172 lugares). Ingressos 1h antes das sessões .
Local: Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo/SP.
Tel: (11) 3288-0136. Nas redes: @teatrosergiocardoso.
Local: Saguão / Entrada. Duração: 60 min. Livre.
10 de outubro – Terça
18h – Atrações circenses
Atrações: Pernaltas – com Cia Caju Azul, Bambolês – com Bárbara Francesquine e Desvitruviana – com Beatriz Everard.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com