A produção literária de autores baianos está sendo celebrada durante a primeira edição da Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas (Flilauro), que começou ontem (08) e segue até sábado (11). O evento é realizado pela Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas (ALALF), em parceria com o Movimento de Luta das Pessoas com Deficiência e Idosas. A abertura nesta última quinta-feira contou com apresentação do Coral Neojibá e mesa literária em homenagem ao bicentenário do Dois de Julho e ao escritor José Álvares Amaral (antigo morador do município).
A programação gratuita acontece em espaços como a Praça da Matriz, o Cineteatro da cidade, o Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação e o Parque Shopping Bahia, com o lançamento de livros, oficinas e debates acerca de temas como a inclusão das pessoas superdotadas e com altas habilidades nas escolas públicas e privadas, a produção literária das mulheres, combate à LGBTfobia e ao racismo, e o bicentenário da Independência da Bahia – que é o principal tema da edição. O público poderá conferir ainda encontros com autores e apresentações literárias e teatrais.
A Flilauro tem curadoria geral da presidente da ALALF, Josy Luz; do historiador Gildásio de Freitas; da escritora Ana Cecília Ferreira; da curadora da Flilaurinha (versão infantil da Feira) Patrícia Bernardes e produção geral de Silvana Cerqueira. A agenda destinada às crianças propõe a discussão de temas como diversidade racial, o uso da escrita braille como ferramenta de inclusão literária, o luto infantil, a ancestralidade como ferramenta pedagógica e a chegada cada vez mais constante do QR Code nas obras literárias. Autores infantis também protagonizam um lançamento coletivo de livros.
Uma série de oficinas será oferecida todos os dias na Arena Yayá (Praça da Matriz). Artes plásticas ao vivo, lambe-lambe, escrita criativa, poesias, dança do ventre, Libras (Língua Brasileira de Sinais), dança indiana e audiodescrição estão no roteiro. Já as escolas da cidade vão apresentar a mostra estudantil de arte. O evento conta ainda com as apresentações de teatro, música, palhaço e uma visita guiada à Igreja da Matriz. No Centro Comunitário da Arena Yayá, vai funcionar a Casa das Editoras.
Parceiros do evento também estarão com stands de serviços na praça. O SENAC vai oferecer serviços de beleza com “Spa das mãos e Esmaltação” – atendimento dos alunos do curso de Manicure e balcão do Banco de Oportunidades com divulgação dos cursos e vagas de Emprego. Já o campus da UNEB na cidade preparou uma programação especial para a Flilauro com a participação do departamento multidisciplinar de Ciência e Educação, entre os dias 09 e 11.
A Feira Literária de Lauro de Freitas é realizada em parceria com o parque Shopping Bahia, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e do Governo do Estado.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com