
O escritor guineense Amilton Martins Conté foi distinguido com o Prémio Literário Internacional Suisse Excellence Network 2025, atribuído pela Europa Literatura Network no âmbito do Suisse Award Littérature Network 2025. A premiação ocorreu no sábado, 22 de março de 2025, em Genebra, Suíça, reconhecendo sua significativa contribuição à literatura e ao diálogo intercultural.
A obra “As Mágoas Magoam”, que lhe valeu a distinção, mergulha nas emoções humanas, explorando dores, memórias e aprendizados que moldam a identidade individual e coletiva.
Natural de Bissau, Conté vive há 14 anos no Luxemburgo e tem se destacado no cenário literário lusófono. Autor de “As Mágoas Magoam” (poesia) e “50 Vidas – Silêncio das Almas Perdidas” (crónicas), publicou também em coletâneas e jornais. Apesar de escrever desde os 18 anos, enfrentou desafios para publicar seus livros, conseguindo lançar sua primeira obra apenas em 2021, iniciando uma trajetória de publicações anuais.
O Suisse Award Littérature Network celebra escritores de diversas origens que contribuem para o enriquecimento da literatura global, com destaque para a produção lusófona e a promoção do diálogo entre culturas.
Conheça o livro “Amor Sublimado dum Poeta”, de Amilton Conté:
https://www.atlanticbookshop.pt/poesia/amor-sublimado-dum-poeta
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com