Paula Pimenta – Crédito: Marcio Rodrigues – Lumini Fotografia |
Paula Pimenta nasceu em Belo Horizonte (MG), se formou em Publicidade pela PUC Minas, estudou música na UEMG e Escrita Criativa em Londres. Além de escritora, é compositora e já deu aulas de violão e técnica vocal. Paula ficou conhecida pelo público em 2008, ao lançar o primeiro livro da série Fazendo meu filme. Seus livros já foram publicados na Espanha, em Portugal, na Itália e em toda a América Latina. Paula foi escolhida pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes em 2012 e, em 2014, foi a autora que mais vendeu livros no Brasil, segundo o ranking da PublishNews. O número de vendas de suas obras ultrapassou a marca de dois milhões de exemplares.
ENTREVISTA COM PAULA PIMENTA, POR ADEMIR PASCALE, ESCRITOR E EDITOR DA REVISTA CONEXÃO LITERATURA:
Revista Conexão Literatura: Para iniciarmos, poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Eu passei a levar a escrita como um hobby, até que em 2004 comecei a escrever “Fazendo meu filme”. Nessa época eu já tinha um livro de poemas publicado e também era colunista de um site de crônicas, mas nunca tinha conseguido escrever um romance, largava o livro antes de terminar. E com “Fazendo meu filme” não foi diferente, depois de uns 10 capítulos deixei a escrita de lado.
Então, em 2005, fui estudar Escrita Criativa em Londres e senti necessidade de aplicar o conhecimento que eu vinha obtendo no curso em alguma coisa… Por isso resolvi resgatar o “Fazendo meu filme” e lá tive concentração suficiente para ir até o final. Depois disso aprendi o caminho… Atualmente já tenho mais de 20 livros publicados e muitas ideias para novas histórias.
Revista Conexão Literatura: Em nossa primeira entrevista em abril de 2016, você disse a seguinte frase: “Resolvi reescrever a minha própria história como eu gostaria que ela tivesse acontecido! E acabou surgindo o Fazendo meu filme!”. Poderia comentar?
Paula Pimenta: Eu me inspirei muito na minha vida para criar a história da Fani. Eu fazia diários na época da adolescência e, ao ler, tinha vontade de fazer algumas coisas de modo diferente… E então encontrei uma forma de fazer isso reescrevendo a minha história do jeito que ela devia ter acontecido!
Paula Pimenta: Sim! Fazendo meu filme 1 e Princesa Adormecida já foram filmados e devem estrear em breve. E Princesa das Águas já está em pré-produção!
Revista Conexão Literatura: Em 2021, você participou do livro “As Meninas Maluquinhas” (contos), trabalho inspirado na obra do grande Ziraldo. Poderia comentar?
Paula Pimenta: Essa participação veio de um convite do querido escritor Fabio Yabu, que organizou essa coletânea. Escrevi o conto A Menina Sonhadora, que é uma menina bem maluquinha, que tem a cabeça nas nuvens…
Revista Conexão Literatura: O número de vendas das suas obras até dezembro de 2022 ultrapassou a marca de dois milhões de exemplares. Para quantos países as suas obras já foram traduzidas?
Paula Pimenta: Além do Brasil, meus livros já foram publicados na Espanha, Portugal, Itália e toda a América Latina! Umas vezes umas leitoras estavam em um Ushuaia, que é considerada a cidade do fim do mundo, e me mandaram uma foto dos meus livros em uma livraria de lá!
Revista Conexão Literatura: Com inúmeros livros publicados, o que mais podemos aguardar de Paula Pimenta para esse final de 2023 e início de 2024?
Paula Pimenta: Estou finalizando a 5ª temporada de Minha vida fora de série, que será lançada esse ano ainda! E até o início do ano que vem o filme de Fazendo meu filme deve chegar às telas!
Revista Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Paula Pimenta: Só gostaria de agradecer a todos os leitores que estão comigo desde o começo e a tantos outros que vieram no caminho! ❤
SIGA A AUTORA NO INSTAGRAM:
https://www.instagram.com/paulapimenta
https://www.instagram.com/paulapimentahistorias
SITE: www.paulapimenta.com.br