ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Valter Correa: Pois não, sempre admirei escritores, mas não me achava capaz de escrever. Até que apareceu a pandemia e mais disponibilidade de tempo, foi quando resolvi encarar esse desafio.
Conexão Literatura: Você é autor do livro “O Glauco Azul”. Poderia comentar?
Valter Correa: Na verdade, comecei um outro livro. Entretanto, tive que parar de escrever em face da doença de um dos personagens, aquilo mexeu muito comigo. E então, no inicio do ano passado, comecei a pensar no “O Glauco Azul”, devido aos acontecimentos prosaicos dos balões espiões chineses.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Valter Correa: No caso de “O Glauco Azul” as minhas inspirações foram as manchetes da imprensa acerca dos episódios relatados acima. O processo de criação é bastante simples: primeiro organizo uma estrutura narrativa, com começo, meio e fim. Depois vou colocando
“alguns recheios” aqui e ali, mas ressalto que uma vez construída a estrutura, a arquitetura está pronta!
Ana Rita de Calazans Perine: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Valter Correa: Pois não: “Era mais um dia de treino de patrulha do grupamento da Royal Air Force – RAF, baseado, naquele momento, na longínqua ilha Santa Helena. Ainda faltavam umas duas horas para o amanhecer, mas os nove tripulantes do Boeing P-8A Poseidon se preparavam para as longas horas de exercícios do dia sobre as águas do
Atlântico.
Conexão Literatura: Como analisa a questão da leitura no Brasil?
Valter Correa: Vejo com otimismo em face do interesse público na 27ª Bienal do Livro em São Paulo.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Valter Correa: A obra “O Glauco Azul” está no catálogo das maiores livrarias do Brasil ou em Portugal. Tanto no modo físico ou ebook.
Para falar comigo, será sempre um prazer, através do e-mail: correavalter22@gmail.com
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Valter Correa: Sim, o processo da escrita é escrever. Portanto, estou terminando o segundo (que seria o primeiro) e projetando um terceiro.
Perguntas rápidas:
Um livro: “Capitães da Areia” – Jorge Amado.
Um ator ou atriz: Lilian Cabral
Um filme: “Alien o 8º Passageiro”
Um hobby: Navegar
Um dia especial: Todos os dias são especiais!
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Valter Correa: Ler é o melhor remédio!
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com