
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Valter Correa: Pois não, sempre admirei escritores, mas não me achava capaz de escrever. Até que apareceu a pandemia e mais disponibilidade de tempo, foi quando resolvi encarar esse desafio.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “O Glauco Azul”. Poderia comentar?
Valter Correa: Na verdade, comecei um outro livro. Entretanto, tive que parar de escrever em face da doença de um dos personagens, aquilo mexeu muito comigo. E então, no inicio do ano passado, comecei a pensar no “O Glauco Azul”, devido aos acontecimentos prosaicos dos balões espiões chineses.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Valter Correa: No caso de “O Glauco Azul” as minhas inspirações foram as manchetes da imprensa acerca dos episódios relatados acima. O processo de criação é bastante simples: primeiro organizo uma estrutura narrativa, com começo, meio e fim. Depois vou colocando
“alguns recheios” aqui e ali, mas ressalto que uma vez construída a estrutura, a arquitetura está pronta!
Ana Rita de Calazans Perine: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Valter Correa: Pois não: “Era mais um dia de treino de patrulha do grupamento da Royal Air Force – RAF, baseado, naquele momento, na longínqua ilha Santa Helena. Ainda faltavam umas duas horas para o amanhecer, mas os nove tripulantes do Boeing P-8A Poseidon se preparavam para as longas horas de exercícios do dia sobre as águas do
Atlântico.
Conexão Literatura: Como analisa a questão da leitura no Brasil?
Valter Correa: Vejo com otimismo em face do interesse público na 27ª Bienal do Livro em São Paulo.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Valter Correa: A obra “O Glauco Azul” está no catálogo das maiores livrarias do Brasil ou em Portugal. Tanto no modo físico ou ebook.
Para falar comigo, será sempre um prazer, através do e-mail: correavalter22@gmail.com
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Valter Correa: Sim, o processo da escrita é escrever. Portanto, estou terminando o segundo (que seria o primeiro) e projetando um terceiro.

Perguntas rápidas:
Um livro: “Capitães da Areia” – Jorge Amado.
Um ator ou atriz: Lilian Cabral
Um filme: “Alien o 8º Passageiro”
Um hobby: Navegar
Um dia especial: Todos os dias são especiais!
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Valter Correa: Ler é o melhor remédio!
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com