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Sou leitora por paixão, professora por formação e mediadora de leitura de texto literário por decisão. Graduei-me em Letras, Mestrado em Literatura Espanhola e Hispano-americana e Doutorado em Teoria Literária, na FFLCH-USP. Estudei as novelas de cavalaria (mestrado) e a lírica marioandradina (doutorado). A relação Gênese e recepção foram postos de observação do fenômeno literário privilegiados em minha trajetória como pesquisadora. Concluída minha carreira docente no Curso de Letras – Espanhol e suas literaturas na UFSM-RS, dediquei-me à mediação de leitura para públicos não escolares. Do interesse centrado no fenômeno da recepção resultou o livro Mediadores de leitura. Espécie em ascensão. SP: Labrador, 2023.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Sonia Fernandez: Foi uma experiência inusitada, pois o livro Mediadores de leitura. Espécie em ascensão ficou entre os 5 finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024.
Lançamos o livro na Livraria Mandarina que, infelizmente fechou. Participei da FLIP 2023, da Bienal do Rio 2023, da Bienal de São Paulo 2024, algumas palestras aqui e ali, entrevista no rádio, conversas com colegas e algumas mediações com públicos variados. Estou fora do mundo acadêmico há alguns anos e a divulgação do livro está sendo difícil. Pois, minha experiência como escritora esteve voltada para as publicações acadêmicas e, do meio literário, só posso falar dos contatos em cursos e palestras, pois não deixei de estar atenta a ele, mas sem uma visibilidade contundente. Assim, podem imaginar a gratíssima surpresa de chegar a finalista do Jabuti!
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Conexão Literatura: Você é autora do livro “Mediadores de leitura”, poderia comentar?
Sonia Fernandez: Mediadores de leitura. Espécie em ascensão constitui-se de oito ensaios. Não é um livro de ficção, nem de auto ficção, embora meu processo de aproximação, desenvolvimento e síntese teórico-prática do processamento do texto literário esteja explicitado na construção dos textos que são decididamente ensaísticos. O segundo e não menos importante aspecto do livro repousa no propósito de narrar e descrever as experiências selecionadas sem perder de vista a relação dialética estabelecida com os leitores mediados e o texto e entre eles e o eu-mediador. De modo que os leitores do meu livro pudessem ter uma ideia, a mais concreta possível, dessa estratégia pedagógica para inspirar suas próprias mediações.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Sonia Fernandez: Trata-se de um livro que resultou da observação, estudos e reflexão em face da atividade de mediação de leitura inspirada na Estética da Recepção. Porém, o livro jamais existiria, não fora a determinação em função do exercício da escrita. Coisas completamente distintas, a mediação com ênfase no processamento do texto e a prática da escrita autoral. Esta obrigou-me a buscar uma voz que traduzisse o processo dialógico da mediação, oferecendo ao leitor acompanhar os movimentos sensíveis e decisivos da mediação ao incorporar também as vozes dos leitores mediados. Essa voz também foi responsável pela comunicação nem tão acadêmica nem tão didática que caracteriza o livro. Para tanto, foi preciso lançar mão de uma boa dosagem de prática e teoria para que o leitor pudesse se sentir acolhido, ao mesmo tempo que solicitado a ser ativo frente ao processamento do texto literário.
Por ouro lado, as inúmeras etapas de escrita e revisões me trouxeram uma ampliação da noção do trabalho intelectual, cognitivo e afetivo, incluído o aprofundamento do conhecimento da língua portuguesa, da retórica e da persuasão. E uma dose de coragem de romper com os protocolos do texto acadêmico. Minha inspiração é modernista, confesso.
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Os mestres que mais me inspiraram, no sentido de alcançar sínteses explicativas, pois dotados de um olhar conciliador e engajado ao mesmo tempo foram justamente os capazes de grandes sínteses como Antonio Candido, José Miguel Wisnik, os capazes de leituras técnicas e profundas como David Arrigucci, os eruditos com o pé no chão como Alfredo Bosi, os que sem serem os ícones de um ou outro movimento são capazes de aportar noções que fazem diferença no seu modo de ler o texto literário como Juan José Saer e Ria Lemaire. A lista é interminável.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Sonia Fernandez: “A recepção das obras é historicamente variável; entretanto, apenas a ênfase na materialidade do texto permite que a experiência literária alcance outro patamar, possibilitando ao leitor vislumbrar paradigmas além dos seus, pois as obras inevitavelmente constroem ou projetam a partir do sistema linguístico universos novos a serem explorados.”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Sonia Fernandez: O livro pode ser encontrado no site da editora:
loja.editoralabrador.com.br,
www.martinsfontespaulista.com,
www.livrarialoyola.com.br,
Drummond Livraria do Conjunto Nacional, SP-capital,
www.amazon.com.br.
Para saber sobre minha produção acadêmica, podem acessar o Curriculum Lattes, buscar por Sonia Inez Gonçalves Fernandez. No Instagram: soniafernandez406.
Conexão Literatura: Como você analisa a questão da leitura no Brasil?
Sonia Fernandez: Com entusiasmo, se penso nos clubes de leitura que se proliferam pelo país, de forma virtual e/ou presencial e com pena, se penso na escola. Falhamos como geração que se dedicou a tentar melhorar a qualidade da leitura neste país. O movimento de leitura e escrita e de publicações que estamos assistindo se passa à margem das instituições de ensino. Apesar dessa constatação, é exatamente para elas que meu livro foi pensado.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Sonia Fernandez: Sim. Meu projeto atual consta de dezoito ensaios inéditos que colocam em diálogo questões pontuais da atualidade com a materialidade de textos literários que li em vários momentos da vida e outros que descobri, justamente, por conta da escritura dos ensaios. Um livro ou obra que leva a outro/a, com o objetivo de gerar uma expectativa de fruição no leitor. Desta vez, sem pretensão didática. Porém, com pretensão crítica, no sentido de uma vez expostos a comparações, divagações informadas sobre textos canônicos e textos pouco conhecidos que merecem atenção do público brasileiro, meus leitores possam encantar-se com as possibilidades que a leitura proporciona para suas vidas. Transpor esse lugar acomodado de falar apenas de celebridades e de outras trivialidades, também quando diante de obras que demandaram conhecimento, criatividade, sofrimento e alegrias. A literatura pode ser uma festa para a mente.
Eu sempre aceito convites para mediar leituras, além de continuar escrevendo ensaios.
Perguntas rápidas:
Um livro:) Cien anos de soledad, (Gabriel García Marquez), A Sibila (Augustina Bessa Luis)
Um ator ou atriz: Rita Rayworth, Rodrigo Santoro
Um filme: Casablanca, A hora da estrela
Um hobby: ler, conversar
Um dia especial: O dia da premiação do Jabuti 2024 (Mediações de Leitura espécie em ascensão estava entre os cinco finalistas)
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Sonia Fernandez: Entendo a atividade de mediação de leitura como uma importante, significativa e, hoje, imprescindível (devido ao nosso precário letramento, ao analfabetismo funcional e ao projeto de ignorância como forma de dominação (sempre recorrente) ferramenta de autonomia para o cidadão. Daí a necessidade de que os mediadores de leitura se preparem para enfrentar essa ação que é multifacetada e, que por isso, é libertadora também. Ao preparar-se o mediador se constrói como indivíduo e, tendo a arte como ferramenta, ajuda o coletivo a erigir um edifício mais sublime ou, no limite, menos grotesco, para estar no mundo e compreender seus desafios.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com