Sônia Falcão nasceu em Vitória da Conquista (BA) em 19 de junho de 1974, baiana de nascimento, alagoana de coração. Radicada em São Miguel dos Campos (Alagoas). Possui Graduação em Letras: Português / Inglês / Literatura (2001) pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e Pós-graduação  Lato Sensu em Inglês (2023)  Faculdade CNI-MG , Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica (2016) Faculdade Marechal Cândido Rondon(PR) e Psicopedagogia Institucional( 2007)  Universidade Castelo Branco (RJ). É professora concursada do município de São Miguel dos Campos (AL), com experiência há mais de duas décadas na Educação e de Letras. É membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB) .

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Sônia Falcão: Sim. Foi durante a pandemia com o falecimento de meu pai. Encontrei na escrita uma forma de diminuir a minha dor. Iniciei em E-books da Revista Conexão Literatura com os poemas “Saudade tem o nome de um pássaro”, “A inimiga invisível,” “Se meu pai estivesse vivo “e “Entre o bem e o mal”. Depois disso, fui convidada a contribuir com o E-book “Escola para todos: Promovendo uma Educação Antirracista-Planos de Aula Comentados”, patrocinado pela Fundação Telefônica Vivo. Desde então, participei em vários livros como coautora “Eles não vão nos calar” , “Fronhas Coloridas” e “Amor Nímio”, editora Persona ,”Antologia Luís Vaz de Camões e Convidados”, Editora Mágico de Oz,” Coletânea Mulheres “, editora Apena, “Delícias de Uma Paixão “, Quando o Amor acontece”, “Mãe, precioso amor “, “A coragem de pensar diferente “, Brasil Nação Indígena “, “ Natal em versos “, grupo editorial Antologias Brasil, “Cartas para o futuro”, selo Off Flip,” Dicionário de Sentimentos”, grupo editorial Bandeirante, “ Antologia Scortecci 40 anos” e “Frações de Tudo” editora Scortecci. “Antologia Carmopolitana 100 anos de nosso torrão”, Academia Carmopolitana de Letras, Arte e Ciências. 

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Através de um espetáculo nossa saga começou: por trás da cortina nem tudo é magia”. Poderia comentar?

Sônia Falcão: Sim. É uma obra de ficção inspirada em alguns eventos reais. O livro retrata a vida de uma família de migrantes, obrigados a se deslocar de tempos em tempos ora pela seca nordestina, ora pelas fortes chuvas nas Gerais, somados a uma política de descaso do governo com os investimentos sociais. “A família vaga entre idas e vindas sem chegar a lugar nenhum. “O livro consegue, desde o título, mostrar a desigualdade, a exclusão, a desumanização, a miséria imposta pela influência social, pela ausência de políticas públicas que atendam, de fato, as necessidades básicas dos personagens retratados, sendo obrigados a viver feito nômades. É uma história com forte cunho social, mas o enredo de um amor que se inicia em um espetáculo circense. Ao ler esse livro você vai se emocionar, sorrir e ao mesmo tempo chorar.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Sônia Falcão: Para garantir a precisão dos detalhes e uma representação fiel da realidade, realizei pesquisas sobre o período histórico ou o contexto social em que a história se passa para construção de uma obra autêntica e relevante. Sem desconsiderar a liberdade criativa. Foram aproximadamente seis meses para conclusão.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?

Sônia Falcão: Ah! Aquele olhar… Quando me lembro daquele olhar, tão triste. Difícil não sentir vontade de chorar. Aquele olhar de melancolia, de desespero me pedindo socorro, me pedindo para ficar. E eu sem ao menos poder te abraçar. Aquele olhar já se despedindo sem querer. Deixando-a sem nada dizer. Ah! Aquele olhar, me dizendo não me deixe papai, ainda tenho tanto o que aprender.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Sônia Falcão: Comercialização nos principais canais de e-commerce Livraria Asabeça, Livraria do Mercado, Estante Virtual, Amazon e Magalu. Meu Instagram falcao_sonia

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Sônia Falcão: Sim, eu tenho alguns projetos em mente. Estou com novas ideias e explorando diferentes gêneros e temas. No momento, em processo de escrita de um livro de poema, e pretendo publicar um livro infantil, mas é muito cedo para compartilhar mais detalhes. Encontro-me animada com esse projeto e espero que meus leitores também fiquem!

Perguntas rápidas:

Um livro: A Revolução dos Bichos

Um (a) autor (a): Graciliano Ramos

Um filme: O Auto da Compadecida

Um dia especial: Todo dia é especial para mim, pois tenho uma nova oportunidade de me reinventar. Cada amanhecer traz consigo novos desafios, e é importante que estejamos abertos a eles para crescermos e desenvolvermos nossas habilidades. Ao encarar cada dia como uma oportunidade de se reinventar, podemos nos tornar mais resilientes, criativos e confiantes em nossas capacidades.

Precisamos apreciar e valorizar cada dia que temos, pois a vida é uma jornada curta e imprevisível. Portanto, devemos aproveitar cada momento, aprender com nossas experiências e buscar constantemente formas de nos desenvolvermos como seres humanos.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Sônia Falcão: Sim, quero agradecer a oportunidade de divulgar meu livro e ressaltar que foi uma honra participar desta entrevista. Se alguém tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar sua opinião, estou disponível para conversar. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *