ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Simone Maryam: Na infância meus coleguinhas tinham diários. Cadernos com chave onde eles detalhavam os acontecimentos ocorridos nos dias que se foram. Eu tinha um caderno para poetizar momentos especiais. Com apenas 9 anos a minha poesia foi contemplada no concurso de poesia do jornal A Tarde da Bahia com a poesia “Sepulta-me”.
Conexão Literatura: Você é autora do livro “Mãe Liberté”. Poderia comentar?
Simone Maryam: Mãe Liberté é um dos livros que consagram o estilo literário Puzzle onde sou pioneira. Digamos que é um quebra-cabeça psicológico onde o leitor aprende a juntar os cacos para encaixar dor em cura, dilemas em soluções. É um mix de ficção, autoajuda e história.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Simone Maryam: Minha maior fonte de inspiração é o silêncio com Deus na natureza. O silêncio sem Deus assusta, o silêncio com Deus é cura e inspiração.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Simone Maryam: Cada capítulo começa com perguntas chaves:
Como ser feliz se negando a deixar ir tudo o que está escravizando a sua paz?
É possível se curar do vazio da dor tratando como prioridade quem te trata como opção?
Como desconstruir a tristeza que se tornou prioridade, apagando a alegria do seu sorriso?
O leitor completa o quebra-cabeça descobrindo as respostas no texto:
“Emílio sorria com os olhos, pois os lábios já não mais suportavam a fadiga alegre. O retorno do seu filho alegrava a alma. Com o livro nas mãos, Simão ofereceu.
— Pai, trouxe isto para você.
— Obrigado, filho. (Père Liberté) Pai Liberdade.
(A desigualdade entre os homens).
— Interessante, e está em francês.
Ele folheou o livro e parou na página 11 e leu:
A fortuna do homem rico é a ignorância do homem simples. Quem não sabe pensar, morre como animal. O homem pobre não possui escravos, ele é escravizado. A fortuna do mundo se chama escravidão. A dependência física e moral são os maiores modelos de riqueza. É ser destruído por tudo aquilo que você não quer abrir mão. Quem depende de você ajuda a edificar a sua fortuna. Como ser feliz se negando libertar tudo que escraviza a sua paz? É preciso transformar o que é prioridade em possibilidade. Quem limita a sua paz, escraviza a sua vida.”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Simone Maryam: Basta acessar o website www.simonemaryam.com.br ou clicar link https://clubedeautores.com.br/livro/mae-liberte-5 10% de desconto. Os livros também estão à venda nas lojas do Amazon.
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Simone Maryam: Disciplina e persistência.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Simone Maryam: Sim, surpresa!
Perguntas rápidas:
Um livro:) O Mestre Espelho
Um ator ou atriz:
Um filme: PK um filme indiano cheio de sábias reflexões.
Um hobby: altruísmo e astronomia.
Um dia especial:
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Simone Maryam: É preciso mudar o seu mundo antes de mudar o mundo.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com