Amante da natureza e da vida. A autora, Bióloga e Biotecnóloga, doutora em Bioquímica e PhD em Farmacologia e Toxicologia, atuou como pesquisadora durante 20 anos. Docente na Universidade Federal de Lavras, onde ministra aulas para os cursos de Nutrição, Educação Física, Biologia e Engenharia de Alimentos, desde 2009. Como eterna aprendiz, busca constante atualização científica em temas que contemplam a Qualidade de Vida, tais como medicina do estilo de vida/integrativa/preventiva, alimentos funcionais, ortomolecular, sono, exercícios para o corpo e o cérebro, meditação, neurociência, microbioma intestinal e ciclo circadiano.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Silvana Marcussi: As obras surgiram nas diversas fases de minha vida.
Um livro científico sobre escorpiões (Escorpiões: biologia, envenenamento e mecanismos de ação de suas toxinas), inspirado pelas pesquisas científicas que eu desenvolvi durante o mestrado e doutorado.
Uma obra infantojuvenil (Animais e plantas: reconhecendo e evitando os perigos), focada nos trabalhos toxicológicos que eu desenvolvia no laboratório, que resultou da ideia de transmitir, ao público mais jovem, informações sobre as plantas e animais de nosso cotidiano que podem causar danos à saúde humana.
Ao atuar na pós-graduação, orientando pesquisas com peçonhas de animais, senti um desejo filantrópico de divulgar os protocolos experimentais, padronizados ao longo de anos pelo meu grupo de pesquisa, dando acessibilidade científica a outros pesquisadores, e dessa intenção surgiu o livro “Toxinologia: fundamentos e métodos”.
Quando me tornei mãe, percebi a urgente necessidade de orientação ou mentoria apresentada pelos alunos de graduação, e imaginei que os conselhos que eu daria para minha filha, para que vivesse com qualidade, também poderiam ser úteis para os alunos, então, escrevi o livro “Conselhos de uma mãe bioquímica”.
Com o vivenciar do crescimento de minha filha, desenvolvi paixão pelos livros infantis, e pelas atividades lúdicas tais como desenhar e colorir, e esse envolvimento nas atividades diárias dela me levou a mais uma obra, desta vez, infantil, com escrita e ilustrações próprias “O ouriço espetinho e o bom senso”.
Contudo, o livro publicado em 2021, “Qualidade de vida: pequenas mudanças geram grandes resultados”, não resultou de uma coletânea de momentos felizes e motivadores, mas sim, de um grande infortúnio. Vivenciei minha quase morte, em uma situação de apêndice supurado, não diagnosticado e menos ainda tratado de forma adequada – dada sua devida importância. A situação resultou em cirurgia de emergência, semanas acamada, meses em recuperação, e anos trabalhando na busca por mais conhecimentos e construção de novos hábitos. Então, quando enfim, me senti segura dos alicerces que construí em anos de desenvolvimento pessoal, aplicando os conhecimentos teóricos em minha vida prática (2010 à 2020), resolvi começar a compartilhar esses conhecimentos com meus alunos, nas aulas na Universidade, e com qualquer pessoa interessada em viver mais e melhor, por meio do livro.
Conexão Literatura: Você é autora do livro “Qualidade de vida – Pequenas mudanças geram grandes resultados”. Poderia comentar?
Silvana Marcussi: A formação que escolhi por amor, remete ao respeito à vida, respeito à todas as formas de vida e ao ambiente que mantém essas vidas saudáveis e em equilíbrio. Assim, minha maior alegria sempre foi aprender sobre como nosso corpo funciona e como o meio em nosso redor influencia nossos hábitos, comportamentos e, portanto, nossa saúde. Embora os níveis moleculares e celulares me pareçam encantadores e estimulantes, eu percebi, lecionando vários anos na graduação, que os conhecimentos não eram motivadores e tão pouco acessíveis para a maioria dos jovens estudantes, ou mesmo para seus amigos e familiares, cujas profissões se distanciavam bastante das disciplinas básicas (bioquímica, citologia, fisiologia, microbiologia, imunologia, etc..). Nesse sentido, resolvi simplificar a linguagem e resumir a ampla bagagem de conhecimentos que acumulei em décadas de estudo e trabalho, visando facilitar o acesso à um público variado e, possivelmente, proporcionar uma maior adesão, quanto à aplicação dos conhecimentos nas vidas das pessoas. A inserção de pequenos hábitos na rotina diária é uma prática fácil e de grande importância para a construção de um estilo de vida saudável, com qualidade nos aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. Dividir estes conhecimentos com o maior número de pessoas, é gratificante para mim, e transformador não apenas para as pessoas que aplicarem os hábitos do livro em sua rotina, mas, também para as diversas comunidades em que elas estão inseridas. Pessoas que vivem com qualidade, transformam o ambiente ao seu redor e com isso contribuem para que outras pessoas também desfrutem dos benefícios.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Silvana Marcussi: Para cada obra que escrevi, o momento que eu estava vivenciando era a inspiração e a necessidade de mudar algo para melhor, de evoluir, sempre foi minha motivação.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Silvana Marcussi: Cada página do livro apresenta um conselho ou um pequeno hábito a ser adotado, contemplando, por exemplo, hábitos alimentares, de conscientização e preservação em relação ao ambiente, de autocuidado e espiritualidade.
Mas, uma página que muito me encanta pela simplicidade do conteúdo é um breve checklist:
- Tomar água
- Se exercitar
- Se alongar
- Comer frutas
- Ficar offline
- Praticar self-natureza
- Ouvir seu corpo
- Ler e/ou escrever
- Viver o momento
- Dizer não
- Rir e sorrir
SE CUIDE !
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Silvana Marcussi: O livro físico pode ser obtido no site da Editora Dialética. Já na forma de Kindle ele pode ser obtido na Amazon e outros sites, realizando uma busca no google com o título do livro.
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Silvana Marcussi: Escolha um tema que seja do seu interesse, que você ame muito, que lhe dê prazer e motivação conhecer mais sobre o ele. Estude, aprofunde-se, conheça as obras semelhantes, de autores que já publicaram dentro do tema. Lembre-se que escrever um livro é gratificante para o autor, mas os livros devem, sobretudo, cumprir seu papel, o de contribuir com a vida dos leitores, seja promovendo alegria, transmitindo conhecimentos ou simplesmente originando relaxamento e lazer.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Silvana Marcussi: Sim… Estou finalizando a escrita e me encontro absolutamente apaixonada pela minha autobiografia. Pretendo oferecer aos leitores uma riqueza de detalhes, discorridos em histórias pessoais cheias de emoções, aprendizados e imensa gratidão pela vida.
Perguntas rápidas:
Um livro:) “Você é o placebo. O poder de curar a si mesmo.”
Um ator ou atriz: Morgan Porterfield Freeman Jr.
Um filme: In Time – O preço do amanhã
Um hobby: Ler e escrever
Um dia especial: Todos os dias são especiais, sou eu quem escolho desfrutá-los.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Silvana Marcussi: Gratidão.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com