ENTREVISTA:

SIDNEY B. SILVA – Sou historiador e escritor com formação em História e Direito. Tenho me dedicado a buscar um tipo de espiritualidade fora das religiões tradicionais, mas com respeito e consideração as crenças de cada pessoa e as religiões que escolheram seguir. Também me dedico ao estudo da filosofia e do comportamento humano. Minha experiência profissional é na área da segurança pública e segurança aeroportuária onde trabalho a mais de 40 anos.   

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Sidney B. Silva: Eu sempre gostei de estudar a história dos povos e das religiões e sua relação com a espiritualidade. Também sou um estudioso do Direito Internacional Público e sua relação entre as Nações. Durante os cursos de graduação, escrevi alguns trabalhos sobre História e Direito e ministrava palestras sobre espiritualidade e sua relação com a existência humana. Foi durante o período de isolamento provocado pela pandemia do Covid-19 que resolvi me dedicar a organizar meus estudos e textos na forma de livros para uma futura publicação, pois seria uma forma de registrar e compartilhar meus estudos.      

Conexão Literatura: Você é autor dos livros Expugnação, Egregorien, MGF e O Cinzelar de um eterno aprendiz, poderia comentar? 

Sidney B. Silva: Com exceção do livro MGF – Decolagem Autorizada, que tem uma proposta mais técnica e voltada para a segurança aeroportuária com foco no Direito Internacional Público e uma abordagem história de um dos aeroportos mais importantes do Paraná, os livros EXPUGNAÇÃO, EGREGORIEN e O CINZELAR DE UM ETERNO APRENDIZ tem uma proposta mais voltada para os estudo da espiritualidade, com foco na filosofia e na história dos povos e das religiões, cujo objetivo é levar o leitor a refletir sobre suas crenças, superstições e medos, respeitando-se as crenças e religiões que cada um professa em seu coração.     

Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

Sidney B. Silva: Meu processo de criação é baseado em estudos e pesquisas de fontes confiáveis, cujas referências bibliográficas são citadas ao final de cada livro, com exceção do livro Expugnação, que retrata quatro décadas de vida profissional dedicada a combater o crime. As lições de superação, frustração, medo e a busca da espiritualidade, onde muitas vezes nos encontramos entre a espada e a cruz. 

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho de um dos seus livros especialmente para os nossos leitores?   

Sidney B. Silva: Nenhum de nós é tão bom que não cometa erros, nem tão ruim, que não possa melhorar. Viver é enfrentar desafios, pois o arquiteto de nossas aflições e inimigo de nossas oportunidades, se apresenta todos os dias quando olhamos no espelho e precisamos lutar, para não deixar ele vencer. (Expugnação – página. 217).   

Carlos Eduardo Amaral: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir os seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Sidney B. Silva: Sou um escritor empreendedor, e aprendi a criar todas as partes dos meus livros, desde capa, diagramação, revisão e publicação. Assim, optei pela publicação na plataforma do CLUBE DE AUTORES e na plataforma UICLAP, onde os livros são vendidos e fabricados sob demanda, o que diminui o custo de publicação, tanto para o autor, quanto para o leitor. Os livros também são disponibilizados no site da Amazon.com.br e Estante Virtual, por enquanto, apenas no formato físico, pois ainda estou aprendendo a publicar no formato EPub. Os leitores também podem conhecer meu site https://www.sidneybsilva.com.br e me seguir no Instagram e facebook, cujos links se encontram no site.    

Conexão Literatura: Como você analisa a questão da leitura no Brasil?

Sidney B. Silva: Acredito que os brasileiros dedicam muito pouco tempo à leitura, o que prejudica muito o mercado editorial. Temos ótimos autores brasileiros, muitos são  desconhecidos e se tornam conhecidos, somente quando suas obras são reconhecidas no exterior. Esperamos que no futuro, com o aumento da projeção do trabalho de divulgação pela forma digital, nossos escritores consigam mudar essa perspectiva.    

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Sidney B. Silva: Sim, já estou trabalhando em outro livro que pretendo publicar em 2026.

Perguntas rápidas:

Um livro:) A BÍBLIA – ANTIGO TESTAMENTO
Um ator ou atriz: Denzel Washington
Um filme: O Livro de Eli
Um hobby: Motociclismo
Um dia especial: Hoje

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Sidney B. Silva: “Onde quer que tenhamos que ir, que nossa mente já tenha estado lá antes.”

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *