
ENTREVISTA:
SIDNEY B. SILVA – Sou historiador e escritor com formação em História e Direito. Tenho me dedicado a buscar um tipo de espiritualidade fora das religiões tradicionais, mas com respeito e consideração as crenças de cada pessoa e as religiões que escolheram seguir. Também me dedico ao estudo da filosofia e do comportamento humano. Minha experiência profissional é na área da segurança pública e segurança aeroportuária onde trabalho a mais de 40 anos.
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Sidney B. Silva: Eu sempre gostei de estudar a história dos povos e das religiões e sua relação com a espiritualidade. Também sou um estudioso do Direito Internacional Público e sua relação entre as Nações. Durante os cursos de graduação, escrevi alguns trabalhos sobre História e Direito e ministrava palestras sobre espiritualidade e sua relação com a existência humana. Foi durante o período de isolamento provocado pela pandemia do Covid-19 que resolvi me dedicar a organizar meus estudos e textos na forma de livros para uma futura publicação, pois seria uma forma de registrar e compartilhar meus estudos.
Conexão Literatura: Você é autor dos livros Expugnação, Egregorien, MGF e O Cinzelar de um eterno aprendiz, poderia comentar?
Sidney B. Silva: Com exceção do livro MGF – Decolagem Autorizada, que tem uma proposta mais técnica e voltada para a segurança aeroportuária com foco no Direito Internacional Público e uma abordagem história de um dos aeroportos mais importantes do Paraná, os livros EXPUGNAÇÃO, EGREGORIEN e O CINZELAR DE UM ETERNO APRENDIZ tem uma proposta mais voltada para os estudo da espiritualidade, com foco na filosofia e na história dos povos e das religiões, cujo objetivo é levar o leitor a refletir sobre suas crenças, superstições e medos, respeitando-se as crenças e religiões que cada um professa em seu coração.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Sidney B. Silva: Meu processo de criação é baseado em estudos e pesquisas de fontes confiáveis, cujas referências bibliográficas são citadas ao final de cada livro, com exceção do livro Expugnação, que retrata quatro décadas de vida profissional dedicada a combater o crime. As lições de superação, frustração, medo e a busca da espiritualidade, onde muitas vezes nos encontramos entre a espada e a cruz.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho de um dos seus livros especialmente para os nossos leitores?
Sidney B. Silva: Nenhum de nós é tão bom que não cometa erros, nem tão ruim, que não possa melhorar. Viver é enfrentar desafios, pois o arquiteto de nossas aflições e inimigo de nossas oportunidades, se apresenta todos os dias quando olhamos no espelho e precisamos lutar, para não deixar ele vencer. (Expugnação – página. 217).
Carlos Eduardo Amaral: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir os seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Sidney B. Silva: Sou um escritor empreendedor, e aprendi a criar todas as partes dos meus livros, desde capa, diagramação, revisão e publicação. Assim, optei pela publicação na plataforma do CLUBE DE AUTORES e na plataforma UICLAP, onde os livros são vendidos e fabricados sob demanda, o que diminui o custo de publicação, tanto para o autor, quanto para o leitor. Os livros também são disponibilizados no site da Amazon.com.br e Estante Virtual, por enquanto, apenas no formato físico, pois ainda estou aprendendo a publicar no formato EPub. Os leitores também podem conhecer meu site https://www.sidneybsilva.com.br e me seguir no Instagram e facebook, cujos links se encontram no site.
Conexão Literatura: Como você analisa a questão da leitura no Brasil?
Sidney B. Silva: Acredito que os brasileiros dedicam muito pouco tempo à leitura, o que prejudica muito o mercado editorial. Temos ótimos autores brasileiros, muitos são desconhecidos e se tornam conhecidos, somente quando suas obras são reconhecidas no exterior. Esperamos que no futuro, com o aumento da projeção do trabalho de divulgação pela forma digital, nossos escritores consigam mudar essa perspectiva.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Sidney B. Silva: Sim, já estou trabalhando em outro livro que pretendo publicar em 2026.
Perguntas rápidas:
Um livro:) A BÍBLIA – ANTIGO TESTAMENTO
Um ator ou atriz: Denzel Washington
Um filme: O Livro de Eli
Um hobby: Motociclismo
Um dia especial: Hoje
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Sidney B. Silva: “Onde quer que tenhamos que ir, que nossa mente já tenha estado lá antes.”
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com