Samara Nunes Nazareth
é carioca com formação em Rádio, Comunicações e Artes. Sobrinha-bis-neta de Ernesto Nazareth e prima de Bené Nunes — a arte corre no DNA da família. Atuou como Locutora, Apresentadora de TV, Atriz e Diretora de Musicais. Possui vários títulos publicados tais como: “A Mulher que não Existia”, “O Último Segredo”, “A Visita de Jaime”, “O Prato do Gato, “O Pio da Coruja”, “O Velho e o Cão” e seu recente trabalho: “O Insólito Caso dos Desaparecidos”. Todos disponíveis no site do Clube de Autores. 

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Samara Nunes: Encontrei a paixão pela ficção em 2014, após concluir o curso de roteirista da NetLab, onde ganhei o apelido de: “A Terrível” Samara Nunes. Isso devido ao elemento fantástico que sempre incluí em minha escrita. Considero-me uma escritora de Mistério e suspense, com uma pitada de realismo fantástico. As únicas histórias fantasmagóricas que escrevi encontram-se engavetadas (sorriu), com exceção de “O Invertido” que é narrado no YouTube e publicado no Wattpad. Mas, o medo e a maldade, estão sempre presentes em minhas obras.

Conexão Literatura: Você é autora do livro “O insólito Caso dos Desaparecidos”. Poderia comentar? 

Samara Nunes: É uma ficção e tudo acontece no Engenho do Alto; um bairro movimentado, com muito comercio e coisa e tal, onde pessoas desaparecem do nada. O suspense torna-se maior quando surge o drama social de crianças que moram nas ruas. Acredito que muitos leitores se identificarão com os diversos temas abordados nas entrelinhas e, é lógico… com o fantasma dos desaparecimentos.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro? 

Samara Nunes: Comecei esse romance em 2019 e só terminei agora, em 22. Trata-se de uma história inventada, sem nenhuma relação com a realidade. Porém, não posso deixar de mencionar as ruínas da antiga Capela de São Pedro Apóstolo, do Encantado, de onde veio toda a inspiração que resultou na obra. No livro também presto uma homenagem à população de Engenho de Dentro. 

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?  

Samara Nunes: É um romance policial e o amor está no ar… o leitor vai encontrar muita emoção, mistério e paixão. Uma curiosidade — Devido à eficiente atuação do atual pároco, o Padre Jorge Lutz — que segue à frente dos trabalhos de restauro da Capela de São Pedro Apóstolo — tive de mudar o final do livro, pois na versão anterior as ruínas jamais seriam restauradas… Mas em 2021, com recursos próprios e atendendo a todas as exigências, foram iniciadas as obras da primeira fase de restauração do templo, então, nada mais justo que mudar o final.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Samara Nunes: Meu insta é: @samaranunes.escritora. No Clube de autores: www.clubedeautores.com.br digite o nome do livro. Adoraria que ouvissem e comentassem a narração, no YouTube, de: “O Pio da Coruja, O Prato do Gato, O Invertido”, disponíveis em playlists no “Canal Contos que Encantam” e “Uma Carta Para Noel” no “Canal Conto um Conto”, de meu amigo Marcelo Fávaro. Sempre procuro por ávidos leitores, mas recomendo que não leiam, ou não ouçam as histórias de Samara Nunes, antes de dormir.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Samara Nunes: No momento estou empenhada no EVENTO de LANÇAMENTO, que será no dia 09/11 às 16h, no Galpão Cultural do Engenhão, que fica ao lado da Estação Olímpica do Engenho de Dentro. Teremos uma série de atrações e nosso Palestrante é o Padre Jorge Lutz. Exibiremos imagens aéreas das ruínas, gentilmente cedidas pela Inspira Drone, e ainda teremos um Coletivo de Autores em um bate-papo informal, agregando culturas e conectando-nos ao público. A entrada é franca e todos serão bem-vindos ao apoiar o bairro, a literatura e o autor nacional; a Conexão Literatura está convidada para cobrir o evento (risos).

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Samara Nunes: Apenas agradecer a Deus; a toda minha família: amadas primas e primos queridos; ao Padre Jorge Lutz, por tanta generosidade; à Lucia Armenio Leal, minha magnífica incentivadora; ao Poeta Orpheu Luz Leal que escreveu uma crítica emocionante sobre esse trabalho; a todos os acadêmicos da APALA – Academia Pan-Americana de Letras e Artes e aos meus queridos leitores, que me prestigiam e me impulsionam a escrever cada vez melhor… Gratidão eterna a todos!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *