Raul Henrique Ortellado é doutor em História da literatura, professor e escritor. Leciona nas redes municipais de Rio Grande e Pelotas, onde desenvolve oficinas de leitura e produção textual para estimular a reflexão literária na escola pública. É autor de “A arte do incompleto” (2022) e “A paixão de Hefesto” (2024).

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Raul H. Ortellado: Escrevia desde criança, mas a partir de 2012 comecei arquivar meus rascunhos de romances, contos e poemas. Em 2022, resolvi publicar meu primeiro livro “A arte do incompleto: expiações de ficção”, um livro de experimentações ficcionais entre o romance e o conto.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “A Paixão de Hefesto”, poderia comentar?

Raul H. Ortellado: “A Paixão de Hefesto” é uma narrativa que mergulha no universo simbólico das divindades gregas para explorar temas profundos da condição humana. O livro utiliza a figura de Hefesto, o deus grego da metalurgia, e sua esposa Afrodite, a deusa do amor e da beleza, como personagens centrais que se materializam no Brasil para estudar a arte teatral.

A narrativa se desenrola em um cenário tropical, onde Hefesto e Afrodite se envolvem em experiências amorosas casuais com humanos, desviando-se de seus objetivos iniciais. Essa interação entre deuses e mortais serve como pano de fundo para reflexões sobre a incompletude e a imperfeição humana, temas recorrentes na obra.

Com uma linguagem simples e envolvente um universo fantástico e o real se entrelaçam. A obra é uma mistura de teatro, fantasia e realismo fantástico, proporcionando uma leitura que é ao mesmo tempo instigante e introspectiva. Através de seus personagens, a obra nos convida a refletir sobre nossas próprias imperfeições e a busca incessante por completude.

Com 146 páginas, “A Paixão de Hefesto” é uma leitura recomendada para aqueles que apreciam literatura que vai além do entretenimento, oferecendo uma análise de reflexiva e irônica da natureza humana através de uma lente mitológica.

Se você gosta de histórias que combinam mitologia, drama e reflexão filosófica, este livro certamente será uma adição valiosa à sua coleção.

Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

Raul H. Ortellado: Geralmente escrevo quando algo me deixa comovido ou instigado, seja no nível emocional ou intelectual. Um acontecimento real, algum filme ou livro que li no momento. Enfim, quando tenho a necessidade de registro, quase que uma sensação catártica se une a uma teoria.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Raul H. Ortellado: “No entanto começou a beijar “meu corpo” se conectando comigo até a minha chuva umedecer toda a sua inocência e trazê-lo ao meu mundo, o mundo dos amantes. A minha nuvem de suores tomou conta do seu corpo, e ele foi untado pelo óleo sagrado da deusa.
Eu amei esse homem
Esse homem me amou.
Não suportou a intensidade de uma paixão divina e fugiu de Montpellier em oração. Mea Culpa.”

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Raul H. Ortellado:
Pelo Instagram:
https://www.instagram.com/raulh._o

Pelo Facebook:

https://www.facebook.com/share/14s7xSTX1a

Links para adquirir exemplares:

https://simplissimo.com.br/produto/a-paixao-de-hefesto

https://clubedeautores.com.br/livro/a-paixao-de-hefesto-2

https://www.estantevirtual.com.br/livro/a-paixao-de-hefesto-FU8-4336-000-BK

Entrevistas e informações sobre meus livros:

https://www.instagram.com/reel/DC4yJg8Sgfm/?igsh=Zmo4eG9sYWp5NTE5

Conexão Literatura: Como você analisa a questão da leitura no Brasil?

Raul H. Ortellado: Vejo que a leitura de ficção ainda está dentro de um nicho muito restrito, tirando toda a literatura infantil, religiosa, autoajuda e empreendedora que tem garantido leitores e vendas. Ainda assim, vira e mexe, as bolhas intelectuais dos grandes centros difundem suas histórias e seus valores, como no caso dos últimos prêmios Jabuti de literatura. A literatura independente continua forte e acolhe cada vez mais leitores.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Raul H. Ortellado: Sim, tenho um esboço de um livro teórico sobre letramento literário na escola pública.

Perguntas rápidas:

Um livro: Decameron, Boccaccio.
Um ator ou atriz: Ana de Armas
Um filme: Tróia
Um hobby: Caminhar
Um dia especial: Sexta- feira.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Raul H. Ortellado: Busquem livros fora da bolha dos Best-sellers e encontrem histórias surpreendentes!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *