
Raul Henrique Ortellado é doutor em História da literatura, professor e escritor. Leciona nas redes municipais de Rio Grande e Pelotas, onde desenvolve oficinas de leitura e produção textual para estimular a reflexão literária na escola pública. É autor de “A arte do incompleto” (2022) e “A paixão de Hefesto” (2024).
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Raul H. Ortellado: Escrevia desde criança, mas a partir de 2012 comecei arquivar meus rascunhos de romances, contos e poemas. Em 2022, resolvi publicar meu primeiro livro “A arte do incompleto: expiações de ficção”, um livro de experimentações ficcionais entre o romance e o conto.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “A Paixão de Hefesto”, poderia comentar?
Raul H. Ortellado: “A Paixão de Hefesto” é uma narrativa que mergulha no universo simbólico das divindades gregas para explorar temas profundos da condição humana. O livro utiliza a figura de Hefesto, o deus grego da metalurgia, e sua esposa Afrodite, a deusa do amor e da beleza, como personagens centrais que se materializam no Brasil para estudar a arte teatral.
A narrativa se desenrola em um cenário tropical, onde Hefesto e Afrodite se envolvem em experiências amorosas casuais com humanos, desviando-se de seus objetivos iniciais. Essa interação entre deuses e mortais serve como pano de fundo para reflexões sobre a incompletude e a imperfeição humana, temas recorrentes na obra.
Com uma linguagem simples e envolvente um universo fantástico e o real se entrelaçam. A obra é uma mistura de teatro, fantasia e realismo fantástico, proporcionando uma leitura que é ao mesmo tempo instigante e introspectiva. Através de seus personagens, a obra nos convida a refletir sobre nossas próprias imperfeições e a busca incessante por completude.
Com 146 páginas, “A Paixão de Hefesto” é uma leitura recomendada para aqueles que apreciam literatura que vai além do entretenimento, oferecendo uma análise de reflexiva e irônica da natureza humana através de uma lente mitológica.
Se você gosta de histórias que combinam mitologia, drama e reflexão filosófica, este livro certamente será uma adição valiosa à sua coleção.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Raul H. Ortellado: Geralmente escrevo quando algo me deixa comovido ou instigado, seja no nível emocional ou intelectual. Um acontecimento real, algum filme ou livro que li no momento. Enfim, quando tenho a necessidade de registro, quase que uma sensação catártica se une a uma teoria.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Raul H. Ortellado: “No entanto começou a beijar “meu corpo” se conectando comigo até a minha chuva umedecer toda a sua inocência e trazê-lo ao meu mundo, o mundo dos amantes. A minha nuvem de suores tomou conta do seu corpo, e ele foi untado pelo óleo sagrado da deusa.
Eu amei esse homem
Esse homem me amou.
Não suportou a intensidade de uma paixão divina e fugiu de Montpellier em oração. Mea Culpa.”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Raul H. Ortellado:
Pelo Instagram:
https://www.instagram.com/raulh._o
Pelo Facebook:
https://www.facebook.com/share/14s7xSTX1a
Links para adquirir exemplares:
https://simplissimo.com.br/produto/a-paixao-de-hefesto
https://clubedeautores.com.br/livro/a-paixao-de-hefesto-2
https://www.estantevirtual.com.br/livro/a-paixao-de-hefesto-FU8-4336-000-BK
Entrevistas e informações sobre meus livros:
https://www.instagram.com/reel/DC4yJg8Sgfm/?igsh=Zmo4eG9sYWp5NTE5
Conexão Literatura: Como você analisa a questão da leitura no Brasil?
Raul H. Ortellado: Vejo que a leitura de ficção ainda está dentro de um nicho muito restrito, tirando toda a literatura infantil, religiosa, autoajuda e empreendedora que tem garantido leitores e vendas. Ainda assim, vira e mexe, as bolhas intelectuais dos grandes centros difundem suas histórias e seus valores, como no caso dos últimos prêmios Jabuti de literatura. A literatura independente continua forte e acolhe cada vez mais leitores.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Raul H. Ortellado: Sim, tenho um esboço de um livro teórico sobre letramento literário na escola pública.
Perguntas rápidas:
Um livro: Decameron, Boccaccio.
Um ator ou atriz: Ana de Armas
Um filme: Tróia
Um hobby: Caminhar
Um dia especial: Sexta- feira.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Raul H. Ortellado: Busquem livros fora da bolha dos Best-sellers e encontrem histórias surpreendentes!
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com