Sinopse da obra:
Carta ao Celebrante por Dorian Gray narra as memórias de um jovem de 30 anos, desde a infância até o momento atual de sua vida. Ao descobrir o motivo da separação de seus pais, o protagonista, Abençoado, rompe os laços com seu progenitor, um escritor fracassado. Este conflito o leva a mudar-se para Paris aos 15 anos, onde, sem recursos financeiros, começa a trabalhar em uma perfumaria. Lá conhece Camille Mensageira, uma mulher rica que, ao observar seus dotes físicos, sugere-lhe outra profissão. Assim, inicia-se a saga de um jovem ambicioso que desconsidera os valores sociais em busca de seus próprios interesses.
Em uma noite, Abençoado reencontra seu amor impossível, a Viúva Negra de Íris Jabuticaba, que o inspira a abandonar o trabalho oferecido por Camille. No entanto, ele não consegue se livrar completamente dos maus hábitos adquiridos em sua vida pregressa. Em busca de uma nova fonte de sustento, Abençoado executa um plano nefasto, após descobrir que seu pai está no terceiro estágio do Alzheimer. Sob o pseudônimo de Dorian Gray, apropriando-se das obras literárias de seu pai, ele as reescreve usando uma técnica aprendida na faculdade de jornalismo. Por meio de chantagem, consegue lançar os livros no mercado editorial da França, como se fossem de sua autoria, alcançando assim o ápice de um escritor: o Nobel de Literatura. Contudo, ele sofrerá as consequências de sua farsa.
Em um diálogo direto com o leitor, o narrador convida-o a refletir sobre importantes aspectos da identidade, autenticidade, ética e amor verdadeiro.
Link da obra na Amazon:
Carta ao Celebrante por Dorian Gray https://a.co/d/2FAoSIV
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
R.T. Coutinho: Desde 1986, ao saber da história de Quando os jovens viram deuses, tive vontade de escrever um livro contando tudo que se passou. Em 1998 lancei este primeiro livro, e foi um sucesso absurdo. Ele foi adotado em diversas escolas pelo Brasil, chegando a terceira edição no primeiro ano. Viajei o Brasil dando palestras nas escolas, porque o tema interessava aos professores e alunos. Depois disso lancei mais 5 livros e agora lanço Carta ao Celebrante, um romance de memórias.
Conexão Literatura: Você é autor do livro “Carta ao Celebrante por Dorian Gray”. Poderia comentar?
R.T. Coutinho: Carta ao Celebrante narra as lembranças de um jovem até a fase adulta. Este livro nasceu de forma espontânea, quando Rainha Terceira me disse que eu teria que escrever uma carta para o celebrante do nosso casamento. Na mesma hora eu pensei que isso daria um bom livro. Nove anos depois de trabalhar a história em meus pensamentos, encontrei com Viúva Negra de Íris Amarela e trinta dias depois o livro estava pronto.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
R.T. Coutinho: Eu não tenho métodos. Simplesmente sento e escrevo quando tenho vontade. Por ser um escritor amador, que não vive da escrita, não preciso escrever nada por obrigação. Isso faz com que eu escreva apenas quando estou afim. O amadorismo é minha principal característica. Ainda que estude muito sobre técnicas literárias. Em Carta ao Celebrante, por exemplo, apliquei a técnica de roteiro de Syd Field para contar a história. Por isso, as cenas principais estão no lugar certo, na hora certa. Acho que esse é um dos motivos para as pessoas se prenderem tanto à obra.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
R.T. Coutinho: “Viúva Negra de Íris Amarela veio até nós. Ouvi meu pai dizer que, quando voltou da Suíça, ligou para Prima Esfinge, que lhe informou onde ela estava. Chegando lá, antes de abrir o portão do asilo, o porteiro perguntou se ele ia se juntar aos velhos. Ele riu e disse que não, que ia retirar uma delas. Andou pelos jardins do lugar e a encontrou em um banco, solitária. Ela olhou para ele e disse: “Filho da Puta! Por que demorou tanto?”. Ele a colocou no carro e, meia hora depois, abriu as portas da casa onde moravam juntos agora.”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
R.T. Coutinho: Pode acessar pelo site da editora. https://www.insigniaeditorial.com.br/
Conexão Literatura: Como analisa a questão da leitura no Brasil?
R.T. Coutinho: Sou otimista. Penso que as redes sociais ajudam muito novos escritores a se tornarem conhecidos. Bookstans são influenciadores poderosos. Se você fizer a coisa certa, em pouco tempo você alcança seu público. Antes da internet, era uma tarefa complicada ser lido. Por isso visitei milhares de escolas para divulgar meu primeiro romance. Hoje a vida do escritor melhorou muito. Se você tiver um bom material, rapidamente chega a quem interessa. O sucesso da Bienal de São Paulo deste ano mostra isso.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
R.T. Coutinho: Sim. Meu próximo romance vai contar uma história centenária de um lugarejo de Minas Gerais chamado Noiva do Cordeiro. Uma história forte, linda, de mulheres guerreiras e emponderadas, que não se curvaram às tradições religiosas para serem o que são. Uma história digna de filme. Sensível e envolvente.
Perguntas rápidas:
Um livro: A filha do diretor do circo
Um ator ou atriz: Rômulo Braga
Um filme: Brilho eterno de uma mente sem lembrança
Um hobby: azul
Um dia especial: 26 de setembro
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
R.T. Coutinho: Só desejar que a literatura nacional seja mais lida. Desejar que novos autores transformem nossa arte para quem sabe um dia, possamos ganhar um Nobel de literatura e fortalecer as histórias brasileiras.
* Principais redes do autor:
Instagram: https://www.instagram.com/escritorrtc
Amazon: https://www.amazon.com.br/stores/author/B09X8PM1HF
* Para entrevista, eventos, agenda, divulgações e outros assuntos, entre em contato com a assessora: Karini Couto – E-mail: karinicoutolima@gmail.com – https://www.instagram.com/alempaginas
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com