Paulo Roberto Tavares Pereira
nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 26 de março de 1944. Casou-se com Maria José, nascendo da união os filhos Paulo Filho, Dalila Esther e Antônio Luís.

Formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas do Sul de Minas Gerais (FACESM) e bacharel em direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Possui curso de especialização lato sensu em Docência do 3º Grau pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI).

Já atuou como Diretor Comercial, Diretor Superintendente, agropecuarista, comerciante e professor de Economia e Mercado. Mas desde 1991, quando concluiu sua graduação em Direito, exerce a profissão de advogado, tendo sido Conselheiro da 23ª Seção da OAB/MG.

Durante o período de 1994 a 2003, foi voluntário na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itajubá, aonde exerceu o cargo de Presidente do Conselho Deliberativo. Pertenceu também ao Conselho Municipal de Assistência Social de Itajubá. Foi também sócio representativo do Rotary Club de Itajubá de 2004 a 2019, ocupando os cargos de Secretário e Presidente. Atualmente, é membro efetivo da Academia Itajubense de História e Academia Itajubense de Letras e ocupa o cargo de Vice-Presidente. É autor dos livros “A ÓPERA VOCÊ E EU”, “O QUARTETO DE NOVELAS” e “O QUARTETO DE NOVELAS II”, todos os livros publicados pela Editora Viseu. Atualmente está escrevendo “O QUARTETO DE NOVELAS III”.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Você é autor do livro “O Quarteto de Novelas” (Editora Viseu). Fale-nos sobre o seu livro. O que o motivou a escrevê-lo?

Paulo Tavares: Foi logo no início da Pandemia quando sofri o isolamento social. Para preencher o tempo resolvi escrevi algumas crônicas sobre a minha vida. Fiquei sem assunto. Subitamente comecei a escrever a primeira novela A ROSA ESCARLATE. Gostei da experiência e partir para outras.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do livro especialmente para os nossos leitores?  

Paulo Tavares: Seria mais interessante dizer que cada uma das novelas, eu abordei um tema específico. Em “A Rosa Escarlate”, o preço da vaidade. Em, “Nem Caim nem Abel” os encontros e desencontros da vida e até mesmo o seu determinismo. Em “O Gato Preto Gatuno”, a ambição e em “A Saga das Bruxas”, a intolerância religiosa. 

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro? 

Paulo Tavares: O livro é encontrado na Amazon.com.br, Cultura, Saraiva, eBook.

Conexão Literatura: Você já está escrevendo o terceiro volume de “O Quarteto de Novelas”. Já tem previsão para a publicação/lançamento?

Paulo Tavares: Estou na metade do terceiro volume. Deve ficar pronto em breve. Não gosto de marcar data porque a inspiração tem ser espontânea.

Conexão Literatura: O que tem lido atualmente?

Paulo Tavares: Descobri o “O Homem que Calculava” de Malba Tahan. Achei esse livro muito interessante.

Conexão Literatura: Como analisa a questão da leitura no país?

Paulo Tavares: Realmente a cultura do nosso país está em decadência cada dia que se passa. É muito mais fácil governar um povo ignorante do que um povo culto. Assim o governo procura implementar e incrementar a falta de cultura.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Paulo Tavares: No momento somente o “O Quarteto de Novela III”, mas com certeza eu terminando esse livro, já tenho projetos para “O Quarteto de Novelas IV”.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Paulo Tavares: Eu procuro escrever de uma maneira simples para que todos possam ter acesso, independente do grau de instrução. Somente assim conseguiremos divulgar a cultura pelo ao menos aquele que estão próximos a nós.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *