ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Luxor Kron: Minha produção poética teve como impulso inicial um diagnóstico tardio de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, já na idade adulta. A insônia provocada pela medicação, juntamente com as reflexões trazidas pelo tratamento psicológico com a terapia comportamental cognitiva foram elementos que me proporcionaram tempo e motivação para retratar, em versos, as ideias que estavam em ebulição em minha mente. Romper com crenças limitantes, ressignificar conceitos com relação a mim mesmo, às demais pessoas e ao mundo que me cerca, bem como compreender limitações congênitas e estimular potenciais latentes esquecidos passaram a ser aspectos prioritários do meu desenvolvimento pessoal.
Nesse sentido, acredito que tanto a criatividade quanto à hipersensibilidade, comuns ao quadro de neuro atipicidade com o qual me defrontei, tiveram um papel fundamental para encontrar as rimas certas, as métricas adequadas e os temas pertinentes para retratar meu estado de espírito e transformar todo esse movimento de sentimentos e pensamentos interiores em poesias. Passei a registrar minha produção poética no perfil virtual Jardins de Luxor (Youtube e Instagram), bem como participar de antologias e coletâneas de editoras e de revistas especializadas em poesia e literatura. Me surpreendi com os resultados – desde março de 2023, foram mais de trinta poemas selecionados para publicação. Além disso, o perfil Jardins de Luxor atualmente conta com mais de 2.700 seguidores.
Conexão Literatura: Você é autor do livro “Aurora Tardia: onde o tempo não tem espaço”. Poderia comentar?
Luxor Kron: Ter assinado contrato para lançamento do meu primeiro livro, Aurora Tardia, foi uma grata surpresa que veio coroar esse primeiro ano de produção poética. Em parceria com a Editora Hexa e com a comunidade Efêmera Sintonia, os trabalhos estão bem adiantados para lançamento da obra literária entre fevereiro e março próximos. O livro apresenta 46 composições repletas de reflexões poéticas de caráter introspectivo, existencial e espiritualista, bem como questionamentos filosóficos e insights motivacionais, cujo teor remete ao propósito de incentivar experiências pessoais mais plenas, longe da superficialidade e mais próximas de nossa real essência humana, além dos limites do tempo e do espaço. Como autor, desejo que as poesias possam contribuir para dar mais sentido a nossas vidas! Mais que isso, espero que elas possam, na sutileza das entrelinhas, nos proporcionar uma exuberante experiência que mereça, sobretudo, ressoar em nossas almas!
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Luxor Kron: Busco inspiração primordialmente no poder de equilíbrio da natureza, sobretudo nos reinos vegetal e mineral, com suas profundas e significativas manifestações, as quais possuem elementos capazes de nos trazer de volta a nossa consciência integral. Meus processos criativos guardam relação com os movimentos de percepção, expressão e interação do indivíduo com a realidade em sua volta, de forma que a compreensão dos conceitos de tempo e de espaço levem a descobertas existenciais relevantes e ao crescimento contínuo, numa perspectiva de expansão de nossos potenciais em busca da plenitude humana, seja a nível físico, emocional, intelectual ou mesmo espiritual. Aprecio composições que explorem a metalinguística e a meta poesia, que busquem dialogar de forma mais íntima com o público leitor! Entre os autores e artistas que me servem como fonte de inspiração, posso citar Clarice Lispector, Augusto dos Anjos, Renato Russo e Belchior.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Luxor Kron: Nesse tocante, posso mencionar uma estrofe de um dos meus poemas autoriais prediletos “Liberdade Cativa”:
“Por hora, recito esse livro infinito afora,
Refúgio sagrado onde a foice não ceifa…
Senão, me permito ser de dentro para fora
Páginas onde o ‘eterno presente’ não tarda…”
Conexão Literatura: Por que poesias, e não contos, crônicas ou romances?
Luxor Kron: Em minha opinião, a linguagem poética nos permite um nível de abstração e alcance únicos! Como admiro muito aqueles escritores que conseguem condensar pensamentos grandiosos em breves linhas e reticentes entrelinhas, busco, humildemente, trazer aos leitores a vastidão de minhas concepções em singelos versos. As poesias, por serem curtas aos olhos, podem se consumar imensas para nossa mente e para nossa alma.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Luxor Kron: Sugiro, aliás, transmito imensa gratidão aos leitores que, interessados em conhecer melhor meu trabalho, possam acessar e seguir o perfil Jardins de Luxor, onde minha proposta artística pode ser comtemplada sob uma perspectiva mais ampla. O livro “Aurora Tardia: onde o tempo não tem espaço” estará, nos próximos meses, sendo comercializado pelo site da Editora Hexa (www.hexaeditora.com.br) e, também, pelo Perfil ‘@jardinsdeluxor’ no Instagram.
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Luxor Kron: Indico que participem das antologias e coletâneas promovidas pelas editoras e revistas especializadas em literatura. O lançamento de um livro autoral solo, seja de poesias, contos ou romance, pode parecer inviável em um primeiro momento, tanto por conta dos custos envolvidos quanto em função do volume de material próprio necessário para compor uma obra literária completa. Entretanto, nas coletâneas e antologias, participam desde autores iniciantes até aqueles que já contam com alguma experiência, ou mesmo alguns outros escritores consagrados, eventualmente. Portanto, trata-se de uma ótima oportunidade de dar visibilidade para nossas produções artísticas autorais em nível nacional com grande alcance, pois algumas dessas obras são lançadas tanto física quanto virtualmente, com ampla divulgação nas redes sociais. Ainda assim, a principal dica aos escritores iniciantes seria: acreditem em seus sonhos, pois há bem mais pessoas do que imaginam interessadas em ler suas histórias e ávidas em desfrutar de suas composições poéticas!
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Luxor Kron: Pretendo começar a escrever um livro de romance em 2024, porém a ideia ainda é embrionária e precisa ser amadurecia. Será necessário bastante estudo para aprimorar as técnicas de escrita.
Perguntas rápidas:
Um livro: O Caçador de Pipas
Um ator: Morgan Freeman
Um filme: Um Sonho de Liberdade
Um hobby: Triathlon.
Um dia especial: O nascimento de meus filhos.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Luxor Kron: Minha breve jornada poética me ensinou que a todo momento é hora de seguir em frente e de dar o próximo passo, movidos pelo genuíno desejo de criar, sob o impulso do real espírito humano, que anseia por manifestar forças autênticas a partir da imaginação e dos sentimentos… Pois, quando a mente alcança o coração, temos arte, temos poesia, temos o reencontro com nossa verdadeira essência! Façamos de nossas vidas um belo e inesquecível jardim!
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com