ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Luciene Guisoni: Comecei escrevendo textos para uma revista espírita (RIE- Revista Internacional do Espiritismo) na época estava fazendo o curso de Licenciatura em História (2014). Escrevi para esta revista durante três anos, terminando a faculdade (2017) escrevi meu primeiro romance que foi publicado pela Atena editora (www.atenaeditora.com.br) cujo o nome é A Médium e o Cavaleiro no formato e-book.
Conexão Literatura: Você é autora do livro “Jesus Cristo – Segundo os Evangelhos”. Poderia comentar?
Luciene Guisoni: Sim. Este trabalho historiográfico é o resultado da minha monografia para a conclusão do curso de Licenciatura em História feito por mim na Universidade Estadual de Goiás- Campos Anápolis. Escrever sobre o camponês judeu Jesus de Nazaré resultou em conhecimento histórico de um período e de um espaço geográfico específico. Este homem teve sua trajetória social revolucionária e que, infelizmente, foi descartado pelos interesses políticos e econômicos de seu período histórico, mas o mais incrível é que ainda hoje as igrejas sustentam, no imaginário popular, o mito construído na cruz com os mesmos interesses dos séculos II, III e IV a.C.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Luciene Guisoni: Para escrever História eu estudo a própria historiografia com historiadores consagrados (exemplo; John Dominic Crossan). Das aulas que já ministrei na rede estadual de ensino, percebia certas curiosidades dos alunos em torno da minha disciplina e filmes temáticos, isto também enseja temas para escrever. Com os romances me inspiro na vida humana colocando, sempre, uma parcela ficcional. Quanto aos poemas a inspiração surge da minha própria vivencia com os outros, comigo mesma, nas relações de trabalho, enfim da minha vida. Para escrever artigos científicos preciso ler, interpretar, entender autores consagrados do Brasil e do exterior (Ocidentais) que escreveram suas teses sobre temas os mais variados, aja visto que a disciplina de História é o estudo das ações humanas no mundo, ontem, hoje e sempre.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Luciene Guisoni: O livro todo é bom, mas vou destacar aqui o parágrafo primeiro da página 133 onde escrevi que: “A existência de Jesus é um fato histórico, conforme atestam os biblistas, historiadores, filósofos e mitólogos que se dedicam ao estudo aprofundado do cristianismo primitivo. Sustento que a procura pelas reais pegadas deste personagem histórico que viveu na Palestina do século I a.D, será sempre útil para a compreensão da própria fé cristã. Não podemos permanecer com uma postura acrítica e a-histórica como nos tempos medievais”.
Conexão Literatura: Como analisa a questão da leitura no Brasil?
Luciene Guisoni: Infelizmente o brasileiro em sua maior totalidade não aprendeu a ter a cultura da leitura. O ensino literário no Brasil é muito fraco. Me lembro dos meus doze anos de idade aprendendo a ler Machado de Assis, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Manoel Bandeira entre outros gigantes da literatura brasileira. Disciplinas essenciais, como história e filosofia, que fazem o aluno entender qual é o seu papel no mundo foram deixadas em terceiro plano, ou último, em certas escolas. A liberdade sem limites que muitas escolas estaduais e particulares dão aos seus alunos prejudica, em muito, a condução das disciplinas, pelo professor (a) em sala de aula. A não exigência de uma postura responsável dos alunos frente às matérias e aos professores resulta, muitas das vezes, em violência na sala de aula, e nas escolas. Outro ponto a destacar é a ausência do acompanhamento de muitos pais com relação aos seus filhos e filhas na escola. Tudo se torna impedimentos para o saber, para o estudo, para se efetuar um trabalho escolar adequado aos alunos, que estarão socialmente, economicamente e politicamente inseridos, querendo eles, ou não, na roda da vida num amanhã bem próximo. A pergunta que fica é: o que se pode esperar desta geração e das outras que virão se a educação escolar falha em seu papel?
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Luciene Guisoni: Meu livro está sendo vendido pela editora Ragnatela. O site é www.editoraragnatela.com. Para saber mais sobre mim e meus livros basta acessar o meu instagram: @lucieneguisoni
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Luciene Guisoni: Estou escrevendo um romance com um pouco de história (como não poderia deixar de ser) sobre a questão indígena no Brasil. O romance se passa no período das descobertas de minérios. Está interessante e vou inserir ilustrações que deixarão meu trabalho com uma riqueza visual que considero importante, também. Escrevi um poema que foi publicado em setembro / 2024 na Coletânea de Contos e Poemas. Me sinto bem escrevendo e sendo reconhecida no meu trabalho literário. Alcançar o patamar elevado de Manoel Bandeira, de Eric Hobsbawm, ou de Umberto Eco não é o meu propósito, mas sim de participar do mundo da literatura de forma simples, mas com conteúdo qualificado.
Perguntas rápidas:
Livro: “Ferreiros e Alquimistas” de Mircea Elíade.
Ator: Morgan Freeman. Filme: Caminhando nas Nuvens (1995) Diretor Alfonso Arau.
Hobby: Ler.
Um dia especial: Nascimento dos meus dois filhos Matheus e Samuel.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Luciene Guisoni: Gostaria de agradecer à você, Ademir Pascale, editor da revista Conexão Literatura pela oportunidade de propagar meu trabalho e um pouco sobre mim mesma neste espaço reservado à literatura, leitura e difusão de novos escritores. Agradecer à equipe de professores doutores da editora Ragnatela pela aposta em meu livro, agradecer meu esposo e meus filhos pelo apoio que sempre me deram. Desejo que meu livro possa ser vendido e lido por muitas pessoas, porque saber é necessário, entender nos faz pessoas melhores, estudar nos proporciona melhores caminhos e ler livros com qualidade é preciso, sempre!
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com