Luciana Simon de Paula Leite trabalha como juíza de direito estadual em São Paulo, Capital, há 32 anos. Tem três romances publicados – Para Nossas Meninas, editora Autografia, 2021; Posso te Pedir uma Coisa?, editora Lumen Juris, 2024; Jenipapo, editora Appris, 2024; tem artigos jurídicos publicados em livros (Mulheres, um grito de Socorro, Editora Leader, 2022; Direito & Arte, editora Navida, 2022; Magis de Direito, Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, 2023) e é colunista na revista digital Magis, escrevendo sobre direito das mulheres. Atualmente , cursa mestrado em direito civil na Puc/SP.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Luciana Simon de Paula Leite: o início foi com o romance Para Nossas Meninas, em 2021, uma ficção sobre violência doméstica e familiar que traz informações de natureza jurídica para orientação e conscientização de mulheres sob linguagem de fácil compreensão e com base em informes de natureza idônea.
Conexão Literatura: Você é autora do novo livro “Jenipapo”. Poderia comentar?
Luciana Simon de Paula Leite: Sim. Jenipapo é um trabalho bastante diferente por consistir no primeiro romance que publico sem orientações jurídicas em notas de rodapé. É baseado em fatos reais e na obra de Giovanni Gallo, padre jesuíta já falecido que na década de 1970 foi para o interior do Marajó, em Santa Cruz do Arari e fundou o Museu do Marajó.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas para produzir esta belíssima obra baseada em fatos sobre o Marajó, com episódios que envolveram diretamente o padre jesuíta Giovanni Gallo?
Luciana Simon de Paula Leite: Em primeiro plano, conheci a história do padre Giovanni através de documentários inseridos na internet e plataformas digitais. Recomendo a respeito o documentário Giovanni Gallo: o italiano marajoara (Globoplay). Li os livros de autoria do padre Giovanni e diversos trabalhos universitários (teses de mestrado e doutorado). Depois, fui ao Marajó e conversei com vários moradores do local.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Luciana Simon de Paula Leite: “O som de cantos desiguais dessas aves acrescido do ruído das águas marulhando levemente com a passagem das embarcações, quando estas já estavam afastadas, conduziam-lhe ao estado íntimo de paz por se encontrar na segurança de seu lar – que era não singelamente o chalé sem nobreza em Jenipapo mas a imensidão de céu, água, ar, vegetação, raios de sol, seres vivos, em uma concentração impressionante de forças que vibravam e exalavam beleza. Talvez Genésio não fosse realmente um homem pobre” (pg 38).
Conexão Literatura: Como analisa a questão da leitura no Brasil?
Luciana Simon de Paula Leite: Complexa pois as pessoas pautam suas escolhas literárias em função da propaganda de massa.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Luciana Simon de Paula Leite: site da editora Appris (editoraappris.com.br), site da amazon, publico regularmente contos na revista Conexão e Literatura. Minha rede social é @l.sleite.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Luciana Simon de Paula Leite: preciso me concentrar no mestrado, que resultará em livro jurídico mas não deixarei de publicar contos regularmente. Como minha dedicação à literatura se dá aos fins de semana em virtude do trabalho, o ritmo é mais lento e precisa ser organizado.
Perguntas rápidas:
Um livro: O Avesso da Pele, Jefferson Tenório.
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro.
Um filme: Amor além da vida.
Um hobby: Escrever, escrever, escrever….
Um dia especial: Hoje.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Luciana Simon de Paula Leite: Jenipapo contém a história de muitos. E pretende divulgar o museu do marajó e o desenvolvimento sustentável da região. Não é pouca coisa!
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com