Luciana Simon de Paula Leite trabalha como juíza de direito estadual em São Paulo, Capital, há 32 anos. Tem três romances publicados – Para Nossas Meninas, editora Autografia, 2021; Posso te Pedir uma Coisa?, editora Lumen Juris, 2024; Jenipapo, editora Appris, 2024; tem artigos jurídicos publicados em livros (Mulheres, um grito de Socorro, Editora Leader, 2022; Direito & Arte, editora Navida, 2022; Magis de Direito, Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, 2023) e é colunista na revista digital Magis, escrevendo sobre direito das mulheres. Atualmente , cursa mestrado em direito civil na Puc/SP.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Luciana Simon de Paula Leite: o início foi com o romance Para Nossas Meninas, em 2021, uma ficção sobre violência doméstica e familiar que traz informações de natureza jurídica para orientação e conscientização de mulheres sob linguagem de fácil compreensão e com base em informes de natureza idônea.
Conexão Literatura: Você é autora do novo livro “Jenipapo”. Poderia comentar?
Luciana Simon de Paula Leite: Sim. Jenipapo é um trabalho bastante diferente por consistir no primeiro romance que publico sem orientações jurídicas em notas de rodapé. É baseado em fatos reais e na obra de Giovanni Gallo, padre jesuíta já falecido que na década de 1970 foi para o interior do Marajó, em Santa Cruz do Arari e fundou o Museu do Marajó.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas para produzir esta belíssima obra baseada em fatos sobre o Marajó, com episódios que envolveram diretamente o padre jesuíta Giovanni Gallo?
Luciana Simon de Paula Leite: Em primeiro plano, conheci a história do padre Giovanni através de documentários inseridos na internet e plataformas digitais. Recomendo a respeito o documentário Giovanni Gallo: o italiano marajoara (Globoplay). Li os livros de autoria do padre Giovanni e diversos trabalhos universitários (teses de mestrado e doutorado). Depois, fui ao Marajó e conversei com vários moradores do local.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Luciana Simon de Paula Leite: “O som de cantos desiguais dessas aves acrescido do ruído das águas marulhando levemente com a passagem das embarcações, quando estas já estavam afastadas, conduziam-lhe ao estado íntimo de paz por se encontrar na segurança de seu lar – que era não singelamente o chalé sem nobreza em Jenipapo mas a imensidão de céu, água, ar, vegetação, raios de sol, seres vivos, em uma concentração impressionante de forças que vibravam e exalavam beleza. Talvez Genésio não fosse realmente um homem pobre” (pg 38).
Conexão Literatura: Como analisa a questão da leitura no Brasil?
Luciana Simon de Paula Leite: Complexa pois as pessoas pautam suas escolhas literárias em função da propaganda de massa.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Luciana Simon de Paula Leite: site da editora Appris (editoraappris.com.br), site da amazon, publico regularmente contos na revista Conexão e Literatura. Minha rede social é @l.sleite.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Luciana Simon de Paula Leite: preciso me concentrar no mestrado, que resultará em livro jurídico mas não deixarei de publicar contos regularmente. Como minha dedicação à literatura se dá aos fins de semana em virtude do trabalho, o ritmo é mais lento e precisa ser organizado.
Perguntas rápidas:
Um livro: O Avesso da Pele, Jefferson Tenório.
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro.
Um filme: Amor além da vida.
Um hobby: Escrever, escrever, escrever….
Um dia especial: Hoje.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Luciana Simon de Paula Leite: Jenipapo contém a história de muitos. E pretende divulgar o museu do marajó e o desenvolvimento sustentável da região. Não é pouca coisa!
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com