Nascido em Guanambi / Bahia, sou Escritor e Advogado, com dez livros publicados, sendo seis romances: “Chana a Gata”; “Memórias de Nossas Vidas”; “Amigos Amantes”; “Tatu-Bola” , “Vasquinho – o nosso Camarada” e “ Vivências – honra e educação ( um modo de ser e viver)”. E quatro antologias de poesias: “Nova Literatura Brasileira”;” Viver de Amor morrer”; “Que toda palavra dita ou escrita seja amor” e “Sarau Brasil 2020 Seleção Poesia Brasileira”. Participei de Bienais do Livro (RJ e SP), além de lançamentos literários em diversos Espaços Culturais na Bahia ,   e Livrarias do Rio de Janeiro como “Prefacio Livrarias”, Gramma Editora, Triuno Livrarias, etc. 

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Juvenal C. Filho: Desde criança escrevia contos e desenhava gibis. Criava meus próprios personagens.  Na adolescência,  no antigo segundo grau, comecei a ler Clarice Lispector, autora essa que me inspirou a escrever poemas  e também inspiração para redigir as minhas redações. Meu professor de Literatura, o Professor Hugo,  adorava meus escritos, e sempre dizia: esse será nosso futuro escritor.  Me empolguei,  e assim continuei as minhas escritas.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “Vivências – Honra e educação (Um modo de ser e viver)”. Poderia comentar? 

Juvenal C. Filho: Um romance sobre a história de vida de Seu Juvenal Cardoso dos Reis (“Seu Jove”), com as suas lembranças e experiências do cotidiano em extensa e longa vida, de quase cem anos, do Gentio de Ceraíma a Guanambi, onde viveu toda a sua história de vida. Brasileiro baiano, foi um dos mais antigos moradores de Guanambi, cidade da Bahia. Seu Juvenal teve consideração consigo e com o próximo, e fez centenas de amigos. Realizou e concretizou o que achava justo com ele, amigos e família. E entre tantos ensinamentos que obteve com a vida, ética, educação e moral foram os principais observados por ele. Nesse caminho vivido, Juvenal encontrou a alma gêmea. Sim, Dona Santa, uma alma gêmea para completar o caminho longo que teve aqui na Terra. E nesse encontro com Dona Santa, dois destinos se entrelaçaram numa vida que construíram com bastante dificuldade, mas com destreza. E com muito respeito ao próximo. Queriam apenas o suficiente para viver com dignidade. Um modo de ser e viver. Vivências com honra e educação.

Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações? 

Juvenal C. Filho: Meus momentos de criações são quase sempre durante o sono. Um sonho, uma visão,  um pesadelo,  ou as vezes, uma insônia. Insônia é propícia para pensamentos cheios de imperfeições. E daí surgem ideias as mais variadas possíveis. A escrita vem imediatamente depois desses processos. Vem  prontinha!!!

Minhas inspirações são lembranças da vida real. Estou sempre ligado nos acontecimentos do dia a dia.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores? 

Juvenal C. Filho: Considerando a sua herança dos antepassados de negros escravizados,  pai procurou preservar a memória da história de sua origem contada por sua mãe,  seu pai e seu avô. 

De maneira geral, são histórias de vivências que tiveram.  Histórias do período pós- escravidão dos negros no Brasil, especificamente Histórias do Sertão Baiano.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Juvenal C. Filho:

https://www.juvenalcfilho.com.br/

Email: juvenaf@gmail.com 

https://www.facebook.com/juvenal.cardoso.7

O lançamento será no dia 15/10/2022:

Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?

Juvenal C. Filho: Guardar sempre os escritos, mesmo em papel. Salvar frases, trechos soltos da memória que vem de repente.  Copiar e colar seus documentos em um único arquivo.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Juvenal C. Filho: Sim! Um Livro de Poemas chamado “ Desabafo “. Já pronto,  e esperando o momento para publicação. 

Perguntas rápidas:

Um livro: Vivências – honra e educação (um modo de ser e viver)

Um ator ou atriz: Sônia Braga

Um filme: Aquarius

Um hobby: Ler Livros 

Um dia especial: meu aniversário ( 29 abril)

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Juvenal C. Filho: Vivências é um pouco da história da minha família. É um pouco da minha construção,  e da minha identidade. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *