Israel Dantas, graduado na área de tecnologia, é mais do que apenas um entusiasta do código. É um autor amador com uma paixão multifacetada que se estende desde a cosmologia e física até a robótica. Fascinado pelo vasto universo do espaço, tem uma mente inquieta e criativa. Busca unir todos esses mundos, convidando o leitor a se aventurar na intersecção entre ciência, tecnologia e imaginação. Venha explorar o universo através de sua perspectiva única!
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Israel Dantas: Iniciei no mundo literário escrevendo poesias por volta de 2006 e colaborando em algumas antologias. A poesia se tornou para mim uma maneira de externalizar sentimentos e reflexões. Via a escrita principalmente como um passatempo, mas, à medida que novas responsabilidades surgiam em minha vida, a literatura acabou sendo relegada a um plano secundário. Agora, estou retomando com esta obra de ficção que havia sido arquivada há anos.
Conexão Literatura: Você é autor do livro “Ecos de dois mundos – As crônicas de Valéria – Livro 1”. Poderia comentar?
Israel Dantas: Sim, sou o autor de “Ecos de dois mundos – As crônicas de Valéria – Livro 1”. Esse livro representou uma oportunidade para abordar temas pelos quais sou apaixonado, como tecnologia, cosmos, diferentes realidades e androides. Além disso, tive a alegria de incorporar minha filha como a protagonista da história.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Israel Dantas: Bem, cresci nos anos 80, uma época repleta de filmes, séries e livros de ficção que tinham mais neon do que uma vitrine de loja na Black Friday. Com essa avalanche de inspirações, comecei a me fazer perguntas que, acredite ou não, nem mesmo a ficção daquela época conseguia responder. Ou, quando respondia, era de um jeito que me fazia pensar: ‘Sério? É essa a resposta?’. Então, decidi que era hora de escrever meu próprio livro e abordar esses temas e perguntas à minha maneira. E quem sabe, com um pouco menos de neon!
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do livro especialmente para os nossos leitores?
Israel Dantas: “Claro! Há várias passagens que considero fascinantes em meu livro, mas uma que acredito que possa instigar a curiosidade dos leitores é uma interação entre um personagem humano e Rosilion, um ser de outra realidade. Aqui vai:
Pergunta: ‘Onde entraria o conceito de Deus que os humanos têm na criação do universo?’
Resposta de Rosilion: ‘O conceito de “Deus” é um dos temas mais abrangentes e profundos presentes nas diversas culturas e religiões de sua realidade. Cada civilização, cada cultura, e cada indivíduo tem uma interpretação única e pessoal sobre o que ou quem é Deus. No entanto, há algumas semelhanças universais nesses conceitos.
Deus, em muitas tradições, é visto como a fonte primordial, o criador, o sustentador e o dissolvente. No contexto das múltiplas dimensões e realidades que discutimos, Deus pode ser entendido como a consciência suprema ou a potencialidade infinita de onde tudo emerge e para onde tudo retorna. Esse “Tudo” que mencionamos anteriormente é uma manifestação desse conceito divino.
No entanto, é importante destacar que o entendimento e a relação com Deus é profundamente pessoal e variável. Para alguns, Deus é uma entidade pessoal e amorosa; para outros, é uma força impessoal e onipresente. Ainda para outros, Deus é uma ideia, uma metáfora para a ordem e a beleza do universo.
O conceito de Deus e a busca pelo divino é uma jornada interior, e cada ser, em cada dimensão, tem seu próprio caminho e compreensão. O que é universal é o anseio por conexão, por entendimento e por unidade com essa fonte primordial.'”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Israel Dantas: Para os leitores interessados, o livro está atualmente em pré-lançamento e pode ser adquirido diretamente no site da editora através do seguinte link: https://www.editoraarcadia.com.br/ecos-de-dois-mundos . Uma novidade é que os primeiros 50 compradores receberão brindes especiais! Aproveitem essa oportunidade para mergulhar nessa aventura literária e conhecer mais sobre meu trabalho.
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Israel Dantas: Para os autores que estão começando, minha principal dica é que continuem a acreditar firmemente em seus sonhos. Encontrem inspiração no dia a dia, nos pequenos detalhes, ou até mesmo na bagagem pessoal e nas experiências que cada um já carrega consigo. Confesso que, durante a criação deste meu livro, me sabotei por anos, pensando que talvez não fosse suficientemente criativo. Mas a verdade é que todos nós temos uma história única para contar. Portanto, não duvidem de si mesmos e sigam em frente com paixão e determinação.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Israel Dantas: Definitivamente! Pretendo dar continuidade à crônica de Valéria, pois o universo que construí é extenso e sinto que há muito mais a ser explorado. Além disso, planejo retornar às minhas raízes literárias e estou trabalhando em um novo livro de poesias com reflexões mais recentes. Há sempre algo novo surgindo no horizonte!
Perguntas rápidas:
Um livro: Eram os Deuses Astronautas? Do Erich von Däniken
Um ator ou atriz: Matthew McConaughey
Um filme: Contato
Um hobby: Escrever
Um dia especial: O dia que a minha filha nasceu, 08/03/2022
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Israel Dantas: Quero agradecer imensamente pela oportunidade de compartilhar um pouco sobre meu trabalho e minha jornada. Convido a todos a se aprofundarem na história desse livro, pois tenho convicção de que, após a leitura, sua perspectiva sobre o universo será transformada. Para quem deseja me acompanhar de perto e ficar por dentro das novidades, siga-me no Instagram: @autor.israeldantas. Obrigado e boa leitura!
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com