Heverson Souza e Costa, é bacharel em Direito e trocou a carreira jurídica pelas suas maiores paixões: os idiomas, as viagens e a literatura. Autor das obras “Antes que o sol se ponha” e agora do romance/fantasia  “Simplesmente o Acaso”, o autor conta também com a participação em antologias e páginas independentes. O  escritor busca nas experiências acumuladas por suas viagens e na vivência do dia a dia, a fonte inesgotável para a criação de suas histórias que expressam a complexidade e as incertezas da vida, o que transforma o ato de viver numa misteriosa e maravilhosa aventura.  

ENTREVISTA:  

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário? 

Heverson Souza e Costa: Desde a infância escrevo histórias imaginárias, pois aprendi a ler muito cedo e os livros sempre foram a minha maior paixão. 

Conexão Literatura: Você é autor do livro “Simplesmente o Acaso”. Poderia comentar?  

Heverson Souza e Costa: Claro! ˜Simplesmente o Acaso” é a minha segunda obra e foi literalmente inspirada num sonho que tive enquanto escrevia minha primeira publicação “Antes que o sol se ponha”. Além disso, o livro trás o conhecimento e a experiência acumulada após passar algum tempo no Egito, o meu país de coração e alma. Enfim, é um trabalho que caminha entre o real e a fantasia.   

Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?  

Heverson Souza e Costa: Liberdade total para a minha imaginação, que recorre aos arquivos de lembranças para encontrar os elementos que compõe as histórias. Este arquivo está repleto de viagens, pessoas e situações inusitadas vivenciadas.  

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do livro especialmente para os nossos leitores? 

Heverson Souza e Costa: São 512 páginas de uma complexa aventura, por isso fica difícil escolher um trecho. Porém, vamos lá! “Ao término da prece, todos ouviram o pio de uma águia que os sobrevoava, ao mesmo tempo em que os primeiros raios de sol anunciavam o nascimento de um novo dia. Zoroastro sentiu-se fraco e, se Ahmed não o amparasse, teria caído sem forças para sustentar o próprio corpo. – Olhem! – um dos homens gritou, apontando para frente. Voltaram-se naquela direção indicada e, para regozijo de todos, os primeiros raios de luz da manhã revelaram nas areias do deserto o que parecia ser a entrada de uma caverna. Finalmente haviam chegado à entrada da tumba de Tutemés III.”

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro? 

Heverson Souza e Costa: Pelo site da Editora Litteris, Amazon ou diretamente comigo.   

Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?  Heverson Souza e Costa: 

Heverson Souza e Costa: Escrevam por amor e como uma forma de realização pessoal. Entrar nesse universo com objetivos meramente econômicos é um grande erro.  

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?  

Heverson Souza e Costa: Vários rsrs. Já está em produção o meu próximo livro que é uma obra infantil chamada “As aventuras de Joana Manca” e estou escrevendo outros três romances aos quais me dedico de acordo com a inspiração do momento. 

Conexão Literatura: Este novo trabalho já recebeu alguma indicação ou está inscrito em alguma premiação literária?  

Heverson Souza e Costa: Sim! Está indicado ao Prêmio Jabuti 2023 na categoria Melhor Romance de Entretenimento e também está concorrendo aos prêmios da Biblioteca Nacional e Literatura do Estado de São Paulo.  Um livro: “A Casa dos espíritos” de Isabel Allende. 

Perguntas rápidas:

Um ator ou atriz: Atualmente Viola Davis.  

Um filme: “O silêncio dos Inocentes”.  

Um hobby: Jogar Videogame 

Um dia especial: Todas as viagens que já realizei.  

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?  

Heverson Souza e Costa: Escrever “Simplesmente o Acaso” me ensinou que a linha que separa o mundo real de um universo desconhecido e ao qual também pertencemos é muito tênue. Por isso, devemos acreditar que por trás de tudo há algo muito maior e complexo do que as nossas limitadas mentes humanas são capazes de conceber. Não podemos nem devemos temer os nossos sonhos, pois eles podem ser a porta de entrada para algo maior em nossas vidas.  

SIGA O AUTOR NO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/heverson_souza

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *