
EVANDRO NUNES, nasceu em Caruaru – PE. Suas conquistas literárias são poesias e contos publicados em várias antologias, blogs e revistas literárias. Seu livro O FUNERAL DA PROSTITUTA (2020), foi vencedor do II Prêmio Book Brasil 2021, na categoria romance contemporâneo. Seu mais recente livro é o romance intitulado “OS CASTIGADOS” (2023). Foi 1º colocado na antologia PRÊMIO POESIA AGORA – PRIMAVERA/2018, da Editora Trevo, com o poema “A FLORESTA MORTA”. O poema “Pele negra”, de sua autoria, foi considerado pela revista LITERALIVRE, um dos melhores do ano 2022.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Evandro Nunes: O começo de tudo aconteceu quando li pela primeira vez um folheto de cordel. Daí em diante não parei mais. Depois comecei a tomar emprestado livros na biblioteca pública de minha cidade. Mas os primeiros passos foram dados na literatura de cordel. Eram folhetos que não vendiam e terminavam sempre sendo distribuídos aos parentes e amigos. Até agora já consegui escrever 15 folhetos, com vários temas. Estudamos no momento a possibilidade de lançá-los comercialmente juntos numa antologia, que por sinal já tem até um título: “FUGINDO DO INFERNO PARA SER CORNO NO CÉU”. E foi assim que tudo começou.
Conexão Literatura: Você é autor do livro “Os Castigados”. Poderia comentar?
Evandro Nunes: O romance “OS CASTIGADOS” retrata o drama de Frederico que, entre traumas e obstáculos, convive com a necessidade de sustentar uma família conturbada. Casa-se com a prostituta Esmeralda, que acaba se envolvendo com o genro, dando início a um perigoso triângulo amoroso.
Essa relação amorosa gera ainda outros incidentes, culminando na dissolução familiar e na morte misteriosa da filha de Frederico.
Este é um romance contemporâneo ambientado no nordeste brasileiro, que vai de uma história de amor sensível e tocante à adrenalina de um desfecho violento.

Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Evandro Nunes: O meu processo de criação não trás nada de extravagante. É tudo muito simples e nasce através de pesquisas e muita leitura de livros análogos e parecidos com o trabalho que começo a desenvolver.
Quanto as inspirações, elas sempre nascem de minhas experiências no cotidiano da vida nordestina. São observações e anotações de causos que é comum a todos os dias.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Evandro Nunes: Claro. Destacamos aqui um trecho do capítulo onde se vê a agonia de Frederico ao encontrar o corpo de sua filha.
“Quase uma hora passada em orações, Frederico se levanta, dá uma última olhada para o corpo inerte sobre a cama, e vagarosamente sai daquele quarto decidido a ir à procura dos assassinos de sua filha.
Era noite lá fora.
Lentamente ele foi descendo a rua, fumando calmamente e deixando a fumaça de seu cigarro flutuar atrás de si, e nem bem terminou, acendeu o segundo cigarro na ponta do primeiro, e continuou caminhando. Não encontrando ninguém no seu caminho, foi aproximando-se de uma luz que saía de um bar na praça.
A poucos metros da porta daquele bar, parou, acendeu mais um cigarro, pois estava fumando com muita ansiedade, e colocou-se de corpo inteiro diante da porta. A música que tocava no interior do bar, sumiu de repente, e o bodegueiro abaixou-se por trás do balcão, ficando apenas, numa das mesas, um casal assustado com a aparição repentina daquele vulto parado à porta com um olhar mortal e carregado de ódio.”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Evandro Nunes: Para adquirir os meus livros, orientamos:
OS CASTIGADOS: no site da Editora Folheando – lançamentos – com frete grátis;
O FUNERAL DA PROSTITUTA: nas lojas virtuais de AMAZON, SUBMARINO, AMERICANAS e SHOPTIME.
Para conhecer um pouco mais do nosso trabalho, disponibilizamos várias publicações no instagram (@evandronunes.escritor).
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Evandro Nunes: Simples assim: leiam muito e escrevam bastante. Se possível, todos os dias.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Evandro Nunes: Estamos com um romance pronto, intitulado: SOBRE SECA, TRAIÇÃO E SANGUE”, e em fase de conclusão, o livro “QUANDO A FÉ MORRE NOS HOMENS”. Temos também, concluído, um livro infantil que o batizamos de “FÁBULA DE UMA FLORESTA MORTA”.
Perguntas rápidas:
Um livro: Vidas Secas (Graciliano Ramos)
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos)
Um hobby: Ler e escrever
Um dia especial: Todos os dias de minha vida são especiais
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Evandro Nunes: Apenas agradecer esta maravilhosa revista pela oportunidade a mim concedida para apresentar o meu trabalho ao público, e fazer um apelo a quem com muita paciência chegou até aqui nesta entrevista, que comprem o livro “OS CASTIGADOS”, e uma boa leitura!
Abraços, queridas leitoras e prezados leitores!
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com
Parabéns para esse grande escritor que sempre surpreende com seus livros com clássicos da nossa rica literatura.
Parabéns Professor!
Parabéns Evandro vc merece Deus continue te abençoando e sua família grandemente
Parabéns