Fale-nos sobre você.
Nasci em São Bernardo do Campo – SP no ano de 1999 (25 anos atualmente). Cresci fascinada por filmes de animação e jogos dos anos 2000, alguns deles: Spirit: O Corcel Indomável, O Príncipe do Egito, Tarzan, Tomb Raider Shadow of the Colossus, entre outros.
Meu interesse por literatura se deu de forma mais tardia, na adolescência, quando comecei a escrever poesias e histórias de fantasia para mim mesma e amigos próximos. Estudei Qualidade no Senai (2016), Computação Gráfica no Senac (2018) e Publicidade e Propaganda na Universidade Metodista de São Paulo (2022), tendo me dedicado à carreira profissional na indústria de desenhos animados, em projetos de curtas-metragens, séries infantis e anúncios para estúdios e agências de dentro e fora do país.
Em 2021, publiquei o artigo Como criar animações de personagem? no LinkedIn. Entre o final de 2023 e início de 2024, publiquei os contos de terror Inferno e Frajolinha nos sites Wattpad e Recanto das Letras. A Floresta Mais Fria é o meu livro de estreia, publicado pela Editora Crypta em parceria com a Editora Folheando, também em 2024, projeto em que atuei como autora, capista e ilustradora.
Fale-nos sobre o livro. O que motivou a escrevê-lo?
A Floresta Mais Fria é uma fábula de terror sobre abuso familiar e infância corrompida. Conta a história de uma família que foge da cidade grande para uma floresta mágica, com animais poderosos, capazes de se comunicarem com a voz e linguagem humanas. Essas criaturas conduzem o destino de cada membro da família para uma sentença particular, revelando ao leitor os pecados cometidos por eles ao longo de suas vidas. E tudo isso é contado justamente por uma dessas criaturas: o Faminto – comedor de filhotes.
Destaco como principais inspirações as obras: Inventário de Predadores Domésticos (Verena Cavalcante), O Labirinto do Fauno (Guillermo Del Toro e Cornelia Funke) e Lolita (Vladimir Nabokov). Indiretamente, os filmes do estúdio Ghibli também trazem influência sobre esse romance, devido aos personagens antropomorfos e assustadores, e também pelos protagonistas jovens.
Minha motivação inicial para esse romance foi a própria floresta. O mistério, o silêncio, o vazio e ao mesmo tempo a infinidade de vida, sons e caminhos. Não é o meu habitat, mas certamente eu gostaria que fosse, e gosto de imaginar os seres mágicos desse lugar. Seus reis, seus ditadores, suas bruxas, fadas, animais, flores, arbustos.
Os temas da vida real surgiram de propósito, para que a leitura fosse uma experiência desconfortável aos leitores. Entendo que consumidores do terror já não se impressionem muito com fantasmas ou demônios. Pessoas são muito mais assustadoras. Comigo, pelo menos, funciona assim.
Como analisa a questão da leitura no país?
Não faço a menor ideia. Sou uma escritora que poderia ler muito mais do que de fato o faz. O celular me distrai da vida como a qualquer outra pessoa.
Estou conhecendo melhor o público brasileiro que consome literatura há cerca de um ou dois anos, desde que escrevi A Floresta Mais Fria. Sei que o mercado literário sofre para se sustentar e para dar oportunidades aos escritores iniciantes. Sei que a Inteligência Artificial certamente será uma ameaça, ou ao menos uma competição, para os humanos que trabalham com arte.
E, enfim, acredito que as literaturas nacional e internacional merecem mais espaço para preencherem as nossas vidas. Incluo os quadrinhos nisso, é um universo incrível que só conheci agora, na vida adulta, e é sensacional.
Como o leitor pode saber mais sobre você e seu trabalho literário?
Tenho um perfil no Wattpad e outro no Recanto das Letras com alguns contos publicados. Também divulgo meu trabalho pelo Instagram.
Links:
Wattpad: https://www.wattpad.com/user/Vitoria_S_Batista
Recanto das Letras: https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=238330
Instagram: https://www.instagram.com/vitoria_batista_2d?igsh=aDRqNmY5YXlid3F4
Uma pergunta que não fizemos e que gostaria de responder.
Por onde é possível adquirir o livro A Floresta Mais Fria?
A Floresta Mais Fria está à venda pela loja da Editora Folheando (https://www.editorafolheando.com.br/pd-96e0ec-a-floresta-mais-fria.html?ct=&p=1&s=1)
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021), Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e os mais novos livros de sua autoria se denominam Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024).
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com