Mônica Cristina – Foto divulgação

Fale-nos sobre você.

Sou uma contadora de histórias que ama os diálogos ágeis e personagens cheios de personalidade, gosto de deixar minhas personagens livres para se desenvolverem, sendo suas histórias reflexos de suas emoções. Escrever é uma paixão que me acompanha desde a infância onde tomei familiaridade com os livros por reflexo e incentivo dos meus pais, leitores ávidos. São mais de 80 e-books lançados pela Amazon, nove livros físicos já publicados e em pré-venda A casa da colina, meu décimo livro.

Preencher a vida com horas leves de amor e esperança é o que me motiva a dividir meu trabalho com meus leitores, sempre com o máximo de respeito e amor pela escrita. 

ENTREVISTA: 

Fale-nos sobre o livro. O que motivou a escrevê-lo? 

A casa da colina veio de um desejo de homenagear minhas leitoras, sempre presentes e muito fiéis ao meu trabalho, quis criar uma história onde elas se sentissem representadas, foi desse modo que criei o enredo onde uma jovem apaixonada por livros vive sua grande história de amor, ao longo do livro, enquanto brincava com meu próprio trabalho como escritora, reproduzi diálogos e frases que ouvi muitas e muitas vezes das minhas leitoras, deixando que se sentissem parte da história. Uma forma de agradecer tanto respeito dando a elas a sensação de viverem um grande amor clichê do tipo que sempre as encantou. 

Como analisa a questão da leitura no país?

Sinto que o Brasil tem grandes possibilidades de desenvolvimento, o que falta é incentivo, bons preços para que os livros deixem de ser artigo de luxo e possam fazer realmente parte da vida cotidiana de todos, gostamos de ler, só não temos acesso à leitura como merecemos, como escritora pude sentir que existem leitores de todas as idades e estilos, de todas as classes sociais, e acredito que seríamos muito mais com políticas públicas de acesso à literatura. 

O que tem lido ultimamente? 

Estou relendo Torto arado, tão lírico e impressionante que tive que reler, mas gosto muito de fantasia e romances de época. 

Uma pergunta que não fizemos e que gostaria de responder. 

Gostaria de agradecer a oportunidade e falar um pouco de como esse tipo de apoio e oportunidade para autores brasileiros é importante para nosso crescimento, há muitos e grandes autores nacionais esperando uma oportunidade de serem lidos, então, cada passo que damos nessa direção é infinitamente valioso.

Link para o livro:

http://www.lereditorial.com/product-page/a-casa-da-colina 

CIDA SIMKA

É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021) e O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021). Colunista da revista Conexão Literatura e apresentadora do programa “Nóis sabe português” na TV Cidade de Santo André: https://www.tvcsa.tv.br/nsp/.

SÉRGIO SIMKA

É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e seu mais novo livro juvenil se denomina O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021). Apresentador do programa “Nóis sabe português” na TV Cidade de Santo André: https://www.tvcsa.tv.br/nsp/.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *