Sou formada há 14 anos e há sete atuo como psicóloga clínica. Escritora. Coordenadora Editorial. Palestrante. Supervisora Clínica.
Sou especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (CPAF) e possuo diversos cursos entre formação e extensão na área.
Dentre minha trajetória profissional está minha participação durante nove meses no programa da rádio Bandeirantes Sábado é Show (1.360 AM); fui voluntária durante dois anos da ONG Rede Emancipa em Padre Miguel/RJ, desenvolvendo um trabalho de orientação profissional no cursinho de pré-vestibular. Atuei durante seis meses como colunista do Jornal Atual de Itaguaí/ RJ assim como na revista Utilitá on-line.
Caixinha Ansiedade, amiga ou inimiga?
Com meus 16 anos tive minha primeira crise de ansiedade (na época eu não sabia o que era ansiedade, esse entendimento veio muitos anos depois).
Desde que tive conhecimento do que era de fato, comecei a estudar sobre o tema e desde então meu foco de trabalho e estudos são voltados prioritariamente para os transtornos de ansiedade.
A caixinha surgiu a partir de uma necessidade de ajudar meus clientes (dentro e fora do setting terapêutico) a entender e aprender a lidar com essa emoção que pode ser incapacitante caso não tratada. Reuni diversos materiais que me ajudam diariamente com meus clientes e também com estratégias que utilizamos para regulação da ansiedade. O conhecimento é libertador.
Outros livros
Todos os meus livros são sobre saúde mental, dois deles eu fui convidada: um para falar sobre luto e o outro sobre a relação terapêutica. Após esses livros surgiu a ideia de lançar o livro Ressignificar, como coordenadora editorial, juntamente com a psicóloga Natália Gonçalves, no qual falamos sobre a ressignificação nas diversas situações que passamos na vida; esse livro é sucesso por onde passo. E por último o livro O Novo Normal, que traz reflexões sobre a pandemia de uma forma leve; tive a oportunidade de fazer uma noite de autógrafos na Bienal do Livro em 2023.
TCC
Dentro da Psicologia existem diversas abordagens psicoterapeutas, dentre elas a Terapia Cognitivo-Comportamental, mais conhecida como TCC.
Foi desenvolvida por Aaron Beck nos anos 60, e entende que não são os acontecimentos que nos afetam mas a interpretação dos acontecimentos. Ou seja: é a forma como cada indivíduo vê, sente e pensa com relação a uma situação que causa desconforto. Nesta abordagem entendemos que existe uma inter-relação entre pensamento, emoção e comportamento; desta forma, trabalhamos com modificação dos pensamentos e crenças (ideias enraizadas sobre si, o outro e o mundo), chamada de reestruturação cognitiva, para então obter os resultados que desejamos. Ela é voltada para o presente e seguimos sempre com metas estabelecidas pelo cliente para a consecução do processo terapêutico.
Link para a caixinha sobre ansiedade:
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021), Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e os mais novos livros de sua autoria se denominam Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024).
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com