Sou formada há 14 anos e há sete atuo como psicóloga clínica. Escritora. Coordenadora Editorial. Palestrante. Supervisora Clínica.
Sou especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (CPAF) e possuo diversos cursos entre formação e extensão na área.
Dentre minha trajetória profissional está minha participação durante nove meses no programa da rádio Bandeirantes Sábado é Show (1.360 AM); fui voluntária durante dois anos da ONG Rede Emancipa em Padre Miguel/RJ, desenvolvendo um trabalho de orientação profissional no cursinho de pré-vestibular. Atuei durante seis meses como colunista do Jornal Atual de Itaguaí/ RJ assim como na revista Utilitá on-line.
Caixinha Ansiedade, amiga ou inimiga?
Com meus 16 anos tive minha primeira crise de ansiedade (na época eu não sabia o que era ansiedade, esse entendimento veio muitos anos depois).
Desde que tive conhecimento do que era de fato, comecei a estudar sobre o tema e desde então meu foco de trabalho e estudos são voltados prioritariamente para os transtornos de ansiedade.
A caixinha surgiu a partir de uma necessidade de ajudar meus clientes (dentro e fora do setting terapêutico) a entender e aprender a lidar com essa emoção que pode ser incapacitante caso não tratada. Reuni diversos materiais que me ajudam diariamente com meus clientes e também com estratégias que utilizamos para regulação da ansiedade. O conhecimento é libertador.
Outros livros
Todos os meus livros são sobre saúde mental, dois deles eu fui convidada: um para falar sobre luto e o outro sobre a relação terapêutica. Após esses livros surgiu a ideia de lançar o livro Ressignificar, como coordenadora editorial, juntamente com a psicóloga Natália Gonçalves, no qual falamos sobre a ressignificação nas diversas situações que passamos na vida; esse livro é sucesso por onde passo. E por último o livro O Novo Normal, que traz reflexões sobre a pandemia de uma forma leve; tive a oportunidade de fazer uma noite de autógrafos na Bienal do Livro em 2023.
TCC
Dentro da Psicologia existem diversas abordagens psicoterapeutas, dentre elas a Terapia Cognitivo-Comportamental, mais conhecida como TCC.
Foi desenvolvida por Aaron Beck nos anos 60, e entende que não são os acontecimentos que nos afetam mas a interpretação dos acontecimentos. Ou seja: é a forma como cada indivíduo vê, sente e pensa com relação a uma situação que causa desconforto. Nesta abordagem entendemos que existe uma inter-relação entre pensamento, emoção e comportamento; desta forma, trabalhamos com modificação dos pensamentos e crenças (ideias enraizadas sobre si, o outro e o mundo), chamada de reestruturação cognitiva, para então obter os resultados que desejamos. Ela é voltada para o presente e seguimos sempre com metas estabelecidas pelo cliente para a consecução do processo terapêutico.
Link para a caixinha sobre ansiedade:
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021), Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e os mais novos livros de sua autoria se denominam Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024).
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com