Fale-nos sobre você.
Marta Machado Rocha é baiana nascida na cidade de Irecê. Cresceu entre as cidades de Uibaí, onde realizou os estudos da educação básica e começou a se interessar pela leitura e a escrita, e Central, cidade em que se localiza a propriedade rural da família.
Cursou pedagogia na Unopar (Universidade do Norte do Paraná) e, em 2019, teve seu primeiro livro publicado em formato de e-book. Depois do primeiro, não demorou muito até acontecerem novas publicações em gêneros literários diversos.
Fale-nos sobre os livros. O que motivou a escrevê-los?
Para mim, escrever é algo de grande valor terapêutico, assim como ouvir músicas, ler e assistir filmes e séries. É algo que me faz bem.
Para quem são minhas obras? Para pessoas que amam pensar, pois sempre trazem alguma crítica ou reflexão.
São quatro livros até agora.
O primeiro a ser publicado foi Vidas Entrelaçadas, que é de fantasia. Lembro-me de que eu queria escrever algo, mas não sabia como nem o quê. Então li “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e encontrei a inspiração. Além de conseguir escrever a história, virei fã de HP.
O segundo foi Memórias e Lenços, que traz uma história mais parecida com a vida real. Conta a história de Geovana, uma adolescente que passa por diversos desafios até chegar à fase adulta.
O livro que veio a seguir, é mais dramático. Seu título é: Mariana – Em Busca de um Sentido. Aborda, entre outros temas, maternidade atípica e transtornos mentais.
O quarto recebeu por título Maldição. Esse é um livro que pensei jamais ser capaz de escrever. A história nasceu da revolta por saber sobre casos de violência sexual em que os agressores ficaram impunes.
É uma leitura impactante. Sei disso porque foi muito difícil escrevê-lo. Senti todo o impacto emocional de cada palavra escrita.
Eu gostaria de viver em um mundo onde a violência contra mulheres não existisse. Mas, já que existe, que não seja ocultada e que os agressores sejam punidos.
Além desses, escrevi outro livro sobre as memórias de infância de uma garota em relação ao seu avô, ao mesmo tempo que mostra um pouco da vida do senhor conhecido por Naldo, suas lembranças, sentimentos em relação à família e o seu modo de ser. O título será: Querido Vovô. Porém esse ainda não foi publicado.
Como analisa a questão da leitura no país?
A situação da leitura no Brasil não é das melhores, visto que muita gente nunca comprou um único livro na vida. Além disso, a era digital que tanto facilitou nossas vidas, também fez com que acostumássemos ao mais rápido, ao mais fácil.
Por isso, é comum vermos estudantes procurando resumos na internet em vez de ler a obra completa. Nas redes sociais, se um texto ultrapassa cinco linhas, é motivo suficiente para continuar rolando a tela. Os vídeos curtos nos deixam cada vez mais ansiosos. Esperar incomoda. Gastar tempo lendo um livro é algo impensável para muitos.
Como o leitor pode saber mais sobre você e seu trabalho literário?
“Memórias e Lenços” está disponível na Amazon.
https://n9.cl/qe4ws
“Maldição” está disponível no site do Litera World, sendo possível acessá-lo pelo link abaixo:
https://www.clubelitera.com/produtos/maldicao/
“Vidas Entrelaçadas” e “Mariana – Em Busca De Um Sentido” estão indisponíveis no momento.
Para mais informações sobre minhas obras, acompanhe minhas redes sociais.
Instagram: https://www.instagram.com/marta.machado.rocha?igsh=MWF6d2FmbjB0bmxwOA==
Facebook:
https://www.facebook.com/marta.machadorocha.5?mibextid=ZbWKwL
Agradeço à Revista Conexão Literatura e aos meus leitores. Um abraço a todos!
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021), Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e os mais novos livros de sua autoria se denominam Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024).
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com